terça-feira, 1 de outubro de 2024

Análise: O Segredo dos Mártires

O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House

O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House
O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano

Foi apenas há algumas semanas - e um pouco de forma algo inesperada, já que a editora nunca tinha avançado uma antevisão desta obra - que a Iguana, uma chancela da Penguin Random House, editou este O Segredo dos Mártires, uma obra que assinala o regresso de Jorge Mateus e de Paulo Caetano ao lançamento de banda desenhada. Ambos os autores já tinham colaborado, recorde-se, em Urso, que foi lançado em 2019 pela editora Bizâncio.

O Segredo dos Mártires é uma obra de grande fulgor, com mais de 150 páginas, que nos leva até à época dourada dos Descobrimentos portugueses, revelando-nos um episódio pouco conhecido desse tempo.

A história é baseada em factos reais, o que lhe atribui uma revestida importância por ter esse cunho didático e investigacional, que permite, além de entreter, informar os leitores. O que é bem-vindo, está claro.

O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House
A Nossa Senhora dos Mártires foi uma nau portuguesa que, em 1606, partia da Índia com destino a Portugal, trazendo na sua carga um tesouro muito valioso: pimenta-preta, essa especiaria que, por esse tempo, era coisa rara na Europa. Mas além dessa carga importante, havia um outro tesouro, trazido em segredo para a embarcação pelo vice-rei D. Aires de Saldanha. Na mesma Nossa Senhora dos Mártires também viajava o padre jesuíta Francisco Rodrigues, acompanhado pelo seu jovem protegido. 

E é esse mesmo padre jesuíta que, de forma algo diabólica, tudo fará para deitar mãos a esse segredo bem guardado pelo vice-rei. A juntar a tudo isto, o mesmo vice-rei também é amante da rainha de Portugal, o que aumenta a crítica subjacente à leitura da obra. 

A partir daqui, a história arranca para um enredo pleno de intrigas, mistério, conspiração, aventura, violência e muita ação. Uma viagem de barco que demorava oito meses no mar e onde havia diversas privações causadas não só pelas tempestades, mas também pela presença de piratas que procuravam deitar mão às cargas transportadas pelas embarcações portuguesas, era o acontecimento de uma vida e, portanto, mesmo nos dia de hoje, engodo suficiente para satisfazer os nossos desejos de aventura de um outro tempo. É, pois, uma obra bastante ambiciosa e que, de um modo geral, cumpre bastante bem os seus intentos. 

O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House
O argumento arranca muito bem, com a história a ser contada de trás para frente, remetendo para uma técnica muitas vezes utilizada no cinema. Logo ali, no início, ficamos a saber o que aconteceu à nau Nossa Senhora dos Mártires, mas fica a faltar que saibamos o "como" e é por isso que a narrativa se apega muito bem ao leitor - ou o leitor a esta - logo de início. 

A juntar a isto, ainda se juntam algumas personagens interessantes e memoráveis, com destaque para o padre jesuíta e para o vice-rei das Índias. Infelizmente, o argumento acaba por se perder um pouco a si mesmo do meio para o fim do livro, com algumas subnarrativas que são adicionadas à trama a não serem convenientemente exploradas e deixando no ar a ideia que talvez "menos pudesse ter sido mais".

Seja como for, apreciei bastante a obra, a frescura do tema e o desenvolvimento das personagens principais.

Quanto às ilustrações que nos são dadas por Jorge Mateus, devo dizer que fiquei bastante agradado na maior parte das vezes. Em alguns casos, até fiquei impressionado! O autor utiliza um traço caricatural e bastante estilizado que oferece uma aura muito própria, plena de identidade, ao conjunto visual. Para essa abordagem refrescante também contribuiu a utilização de cores fortes e bastante contrastadas que tornam moderno e artístico o estilo, o que acaba por beneficiar o impacto gerado no leitor. 

O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House
Quer nas cenas de batalha em que as ilustrações do autor se mostram dinâmicas, quer nas cenas em que o oceano se revolta contra a nau portuguesa, quer nos desenhos de maior dimensão, onde o autor brilha especialmente, estamos perante um belo trabalho. Também na caracterização fortemente caricatural do padre jesuíta, Jorge Mateus é especialmente bem sucedido. Posso dizer que adorei o desenho - exagerado nas expressões - desta personagem que se destaca, claramente, das demais.

Contudo, e apesar das boas indicações, este O Segredo dos Mártires fica alguns furos abaixo de ser perfeito. Em termos de planificação, é uma obra que, infelizmente, apresenta algum ruído visual. São vários os exemplos onde a sensação de claustrofobia perante tantas e tão pequenas vinhetas inseridas numa só prancha - ainda por cima tendo em conta que o formato do livro não é muito grande - retiram muita da fluidez que seria necessária para uma melhor fruição da leitura.

Além de que essa referida fluidez também sai prejudicada pela não utilização de margens entre vinhetas e pelo excesso de balonagem - muitas vez densamente povoada de texto - que tornam o conjunto algo denso e pesado. Fica a ideia que para que a obra pudesse ser mais marcante - e de boas ideias e de bom potencial está ela cheia, relembro - talvez o texto pudesse ser em menor quantidade, as vinhetas menos apertadas entre si e o formato do livro maior.

Em termos de edição, ficando, como já referido, essa ideia de que a obra teria beneficiado com um maior formato, há que dizer que a edição em capa mole com badanas, com bom papel brilhante e com boa impressão e encadernação, se revela bem feita. Nota ainda, positiva, para a ilustração de capa e grafismo da mesma, onde o livro também é bastante bem conseguido.

Em suma, é com bons olhos que vejo a Iguana a apostar em mais autores portugueses de banda desenhada, numa obra que mesmo podendo não ter aproveitado, na íntegra, o enorme potencial que tinha, se reveste de relevância e merece ser (re)conhecida por todos os amantes portugueses de BD.


NOTA FINAL (1/10):
8.4



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-


O Segredo dos Mártires, de Jorge Mateus e Paulo Caetano - Iguana - Penguin Random House

Ficha técnica
O Segredo dos Mártires
Autores: Jorge Mateus e Paulo Caetano
Editora: Iguana (Penguin Random House)
Páginas: 160, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 17 x 24 cm
Lançamento: Setembro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário