terça-feira, 1 de outubro de 2024

Já são conhecidos os Nomeados para os Prémios de BD da Amadora 2024!


A Câmara Municipal da Amadora acaba de divulgar, em nota oficial, quais são as obras nomeadas para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). Eu, enquanto Presidente do Júri, obviamente já conhecia estes resultados, mas partilho-os convosco, agora que é informação oficializada pela Câmara. O restante júri foi composto por João Ramalho Santos e Paulo Monteiro.

Devo dizer que a eleição destas obras não foi "pêra doce", dado que houve muita e boa banda desenhada publicada durante o ano passado e este ano. Gostos pessoais à parte, parece-me que a qualidade das obras apresentadas legitimam bem as suas nomeações. 

Para que conste, relembro ainda que as obras elegíveis eram aquelas publicadas entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro semestre deste ano. 

Antevendo algum do habitual "drama" que possa haver, refiro que, nas categorias de Melhor Fanzine e Melhor Obra de Autor Português, o jurado Paulo Monteiro se absteu de votar para evitar conflito de interesses (no drama, portanto). Além disso, na categoria Revelação, o júri considerou que Amor, de Filipa Beleza, por ser a primeira obra de BD da autora (pese embora a mesma já tivesse lançado álbuns de cartoons no passado) devia ser considerada na mencionada categoria (no drama, portanto). Quanto a outras questões ou dúvidas que possam existir, remeto os interessados para o regulamento dos prémios.

Mesmo assim, e pelo menos neste espaço, todas as opiniões são bem-vindas. Especialmente se bem fundamentadas.

Os vencedores serão agora revelados durante o Amadora BD, no próximo dia 20 de Outubro, pelas 18h, na Cerimónia de Entrega dos Prémios.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa divulgada esta manhã pelo Município.





NOMEADOS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA

Já são conhecidos os nomeados da edição 2024 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)

A concurso estão 24 obras, distribuídas por 5 categorias: Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal; Prémio Revelação; Melhor Fanzine / Publicação Independente; Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português e Melhor Edição Portuguesa de BD.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 20 de outubro pelas 18h00 durante a habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora que este ano se realiza no Núcleo Central do Amadora BD (Parque da Liberdade – antigo Ski Skate Park)

A Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português é distinguida, mais uma vez, com um prémio pecuniário no valor de € 5.000



NOMEADOS MELHOR OBRA ESTRANGEIRA DE BD EDITADA EM PORTUGAL


Kobane Calling Hoje, de Zerocalcare, editado pela Levoir


Blacksad: Então Tudo Cai - 2ª parte, de Juanjo Guarnido e J. Díaz Canales, editado pela Ala dos Livros


Erva, de Keum Suk Gendry-Kim, editado pela Iguana, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial


Tananarive, de Sylvain Vallee e Mark Eacersall, editado pela ASA BD


A Estrada, de Manu Larcenet, editado pela Ala dos Livros


-/-



NOMEADOS PRÉMIO REVELAÇÃO

Amor, de Filipa Beleza, editado pela Iguana, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial


Peyroteo, de Vasco Parracho, editado pela Prime Books


Last Call 1, de Gonçalo Fernandes, editado pela Gorila Sentado


Paciência é o Meu Nome do Meio, de Inês Fetchónaz, editado pela Escorpião Azul


-/-


NOMEADOS MELHOR FANZINE OU PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE

A Armação, de Daniel Silvestre, editado por Bedeteca de Beja (Município de Beja) / Centro de Língua Portuguesa IP em Bruxelas


A Casa dos Lilases, de Daniela Viçoso, editado por Bedeteca de Beja (Município de Beja)


A António Arroio 4, de Nuno Plati, Ricardo Cabral, Vasco Parracho, Francisco Caldas e vários alunos da Escola Artística António Arroio, coordenação de Vasco Parracho, editado por Escola Artística António Arroio


H-alt nº13, Antologia com vários autores, editado por H-alt/ Associação Tentáculo


Alzine Nº1, de Fil, Phermad, Ivo Gonçalves, Luís de Sousa, Filipe Duarte, Sofia Borba Lopes, Rafael Antunes, Vasco Lopes, Penim Loureiro, Pedro Nascimento, Bruno Rocha, Bruno Maio, Daniel Maia, Rui Alex, Derradé, editado por Associação Tentáculo



NOMEADOS MELHOR OBRA DE BANDA DESENHADA DE AUTOR PORTUGUÊS


O Corvo VII - O Despertar dos Esquecidos, de Luis Louro, editado pela Ala dos Livros


Neon, de Rita Alfaiate, editado pela Escorpião Azul


Sol, de Diogo Carvalho, editado pela Comic Heart


Vale dos Vencidos, de José Smith Vargas, editado pela Chili com Carne


O Grande Gatsby - A Novela Gráfica Definitiva, de Jorge Coelho e Ted Adams, editado pela Comic Heart



NOMEADOS MELHOR EDIÇÃO PORTUGUESA DE BD


O Inferno de Dante, de Paul e Gaëtan Brizzi, editado pela A Seita/Arte de Autor


David Melgueiro - A Passagem Impossível, de José Ruy, editado pela Ala dos Livros


1629 - O Boticário do Diabo…ou a história apavorante dos náufragos do Jakarta, de Xavier Dorison e Timothee Montaigne, editado pela Arte de Autor


Ana - Trilogia Filipe Seems 1, de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves, editado pela ASA BD


A Fórmula da Felicidade – Edição Integral, de Nuno Duarte e Osvaldo Medina, editado pela Kingpin Books



O júri da edição 2024 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora foi composto por três jurados – Hugo Pinto (Presidente do Júri e representante do Município da Amadora), critico literário e especialista em banda desenhada, Paulo Monteiro, Presidente do Clube Português de Banda Desenhada e João Ramalho Santos, investigador e especialista em banda desenhada.

As 24 obras nomeadas para os PBDA foram aquelas que obtiveram (dos 3 elementos do júri), o maior número de nomeações, exceto:Categoria de Melhor Fanzine / Publicação Independente – o jurado Paulo Monteiro, absteve-se de nomear nesta categoria uma vez que uma das obras a concurso é editada pela Bedeteca de Beja (da qual é diretor)
Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português – o mesmo jurado (Paulo Monteiro) também se absteve de nomeação, devido à ligação familiar que detém com a autora de uma das obras a concurso.

Para assegurar a legitimidade e hombridade que caracteriza os PBDA os pedidos de abstenções do jurado Paulo Monteiro foram aceites pelos restantes elementos e pelo Presidente do Júri.

De realçar ainda que a obra Amor, de Filipa Beleza, publicada pela editora Iguana/Penguin Random House, foi considerada para o Prémio Revelação porque o júri entendeu que a obra marca a estreia da autora no lançamento de banda desenhada.

O Festival anunciará os vencedores da presente edição no próximo dia 20 de outubro, pelas 18h00, numa cerimónia a realizar no Núcleo Central do evento, no Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park).


SOBRE OS PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA DA AMADORA (PBDA)

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.

Em 2024, o Amadora BD reafirma o seu compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada e atribui pelo quarto ano consecutivo um prémio pecuniário no valor de € 5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.

Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.


SOBRE O AMADORA BD

Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu.

A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.


DESTAQUES DA 35ª EDIÇÃO DO AMADORA BD

São 15 as exposições que, de 17 a 27 de outubro, podem ser visitadas durante a 35ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2024. Sob o tema ‘Humanidade’, o evento celebra os 50 anos do 25 de abril apresentando inúmeras exposições que exaltam os valores da democracia, liberdade, justiça e igualdade.

Mafalda, Daredevil e Naruto são alguns dos personagens que vão estar patentes na 35ª edição do Amadora BD. O Festival traz este ano a Portugal mais de uma dezena de autores da banda desenhada internacional que vão lançar as edições portuguesas das suas obras no Amadora BD: a sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim (Grass), a holandesa Aimée de Jongh (adaptação para BD do clássico de Wiliam Goulding, Lord of the Flies), o francês Mathieu Sapin (Edgar), o brasileiro Marcelo D’Salete (Mukanda Tiodora), Christian Lax (A Universidade das Cabras) e Mikäel (continuação da série Giant). Alex Maleev e Joe Rubinstein marcam também presença no Amadora BD’24, acompanhando a exposição dedicada ao herói da Marvel Comics, Daredevil (Demolidor).

Sem comentários:

Enviar um comentário