sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Pedro Cleto apresenta o seu livro na FNAC do GaiaShopping!



É já neste próximo domingo, dia 22 de Fevereiro, que terá lugar na FNAC do GaiaShopping, por volta das 17h00, a apresentação do livro As Leituras do Pedro - 40 Anos de Boas Leituras, de Pedro Cleto, jornalista e autor do As Leituras do Pedro, um dos meus sites preferidos sobre banda desenhada, que contará com a participação de Júlio Eme.

No passado Amadora BD tive oportunidade de apresentar este livro com o Pedro Cleto e posso dizer-vos que é sempre um prazer falar com o Pedro e, com isso, beneficiar da sua vasta experiência enquanto divulgador e crítico de banda desenhada.

Se puderem, não faltem.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da Organização.




Livro As Leituras do Pedro - 40 anos de boas leituras apresentado dia 22 de Fevereiro na FNAC do GaiaShopping

Dia 22 de Fevereiro, a partir das 17h00, a FNAC do GaiaShopping vai receber Pedro Cleto para uma conversa em torno da sua incessante escrita em torno da BD, a propósito do lançamento do seu livro As Leituras do Pedro - 40 anos de boas leituras.

A conversar com o Pedro Cleto estará Júlio Eme (velho parceiro do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto e autor do prefácio).

Este livro reflecte 40 anos de leitura e escrita de Pedro Cleto, numa vontade de partilhar o muito que a banda desenhada deu ao autor: História, romance, descoberta, conhecimento, reflexão, aventura, ternura, emoções, gargalhadas irresistíveis…

São mais de 200 textos sobre bandas desenhadas, nacionais e estrangeiras que marcaram os últimos 40 anos.

Se cada leitor deste livro - uma vaidade pessoal para alguém de uma geração em que os livros eram importantes e fundamentais - encontrar nele um texto que o leve a descobrir uma narrativa que lhe dê tanto prazer como cada uma delas deu ao escritor, então o seu propósito será cumprido.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025: TODOS OS NOMEADOS!



Agora que todos os nomeados aos prémios de banda desenhada VINHETAS D'OURO 2025 são conhecidos, é tempo de olharmos para os números e para as tendências registadas para este ano de premiações.

Naquela que é a 6ª edição dos VINHETAS D'OURO, e olhando para o todo, apresento-vos, portanto, mais abaixo, algumas estatísticas que me parecem relevantes e que (talvez?) mereçam alguma reflexão.

Antes disso, e para o caso de quem estiver a ler-me neste texto ainda não saiba quais as obras nomeadas aos VINHETAS D'OURO, faço, mais abaixo, uma recapitulação das obras nomeadas, aproveitando para dar os parabéns e desejar boa sorte a todos os autores e editoras envolvidos nas obras contempladas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Álbum de Autor Português!



Apresento-vos, finalmente, a última e mais relevante categoria dos VINHETAS D'OURO 2025: a de Melhor Álbum de Autor Português que, basicamente, consagra o melhor trabalho da produção nacional de banda desenhada de 2025.

Aproveito para endereçar os meus parabéns a todos os autores e editoras envolvidos nas obras nomeadas - não só nesta categoria, como em todas as outras - e relembro todos os nomeados a esta edição - a sexta - dos Prémios de Banda Desenhada da Crítica Portuguesa:

Melhor Argumento Original de Autor Português

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Álbum Estrangeiro!


E aqui está aquela que é sempre uma das categorias mais impactantes, por vezes polémica, que toda a gente quer saber: a categoria dos VINHETAS D'OURO dedicada ao Melhor Álbum Estrangeiro!

Procurando premiar aqueles que foram os melhores álbuns estrangeiros de banda desenhada editados durante o ano 2025, deixo-vos com os nomeados a esta categoria, mais abaixo:

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Obra Revelação!


Hoje termino as apresentações dos nomeados às três categorias dos prémios de banda desenhada VINHETAS D'OURO 2025.

E começo já com a categoria dedicada à Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional, uma das minhas categorias preferidos dos prémios, pois é sempre bom verificarmos que há novos e bons autores a emergir com novas obras de BD, fazendo com que possamos encarar o futuro da produção nacional como promissor.

Relembro que as restantes categorias em que já divulguei os nomeados podem ser encontradas aqui:

Melhor Ilustração de Autor Português
Melhor Série de Banda Desenhada
Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil
Melhor Obra de Estilo Mangá
Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada
Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa
Melhor Curta de Autor Português
Melhor Edição de Banda Desenhada
Melhor Reedição de Banda Desenhada

Fiquem, então, com as quatro obras nomeadas ao VINHETA D'OURO 2025 para Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Argumento Adaptado de Autor Português!



Termino por hoje o anúncio dos nomeados para os VINHETAS D'OURO 2025 com uma categoria ainda: a categoria dedicada ao Melhor Argumento Adaptado de Autor Português.

Iniciada no ano passado, esta categoria volta a ter ilustres concorrentes, que merecem os meus parabéns.

Amanhã anuncio as últimas 3 categorias que faltam anunciar - talvez as que são sem mais "badaladas" - que são Melhor Álbum de Autor Português, Melhor Álbum Estrangeiro e Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional.

Até lá, relembro-vos das categorias já conhecidas:

Melhor Argumento Original de Autor Português
Melhor Ilustração de Autor Português
Melhor Série de Banda Desenhada
Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil
Melhor Obra de Estilo Mangá
Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada
Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa
Melhor Curta de Autor Português
Melhor Edição de Banda Desenhada

... e convido-vos a conhecer as obras nomeadas ao VINHETA D'OURO 2025 para Melhor Argumento Adaptado de Autor Português:

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Reedição de Banda Desenhada!



Apresento-vos agora as obras nomeadas para o VINHETA D'OURO 2025 para Melhor Reedição de Banda Desenhada.

Por agora, convém não esquecer, já são conhecidos boa parte dos nomeados a estes prémios de banda desenhada que passaram a ser conhecidos como "Prémios da Crítica Portuguesa".

As categorias já reveladas são estas:

Melhor Argumento Original de Autor Português
Melhor Ilustração de Autor Português
Melhor Série de Banda Desenhada
Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil
Melhor Obra de Estilo Mangá
Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada
Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa
Melhor Curta de Autor Português


Fiquem a conhecer quais são, portanto, as obras nomeadas ao prémio Melhor Reedição de Banda Desenhada.

Campanha de Crowdfunding para Umbra #6 já está ativa!



Ainda que o quinto volume da antologia de banda desenhada Umbra tenha saído há relativamente poucos meses, o projeto não pára e já iniciou uma campanha de crowdfunding para o seu sexto volume.

Como já disse várias vezes, considero a Umbra uma das melhores antologias de banda desenhada em Portugal e, como tal, recomendo-vos que participem nesta iniciativa.

Mais abaixo, deixo-vos a nota de imprensa do projeto.


Umbra #6, de Vários Autores

A UMBRA #6 arranca em 2026 para mais uma campanha de crowdfunding, estando previsto o seu lançamento na próxima Primavera.

Como tem sido hábito nas iniciativas anteriores, iremos anunciando os seus conteúdos ao longo dos próximos meses, com previews sobre o trabalho dos autores intervenientes neste número, nas redes sociais e em eventos dedicados à banda desenhada. 

Continuamos a saga começada no número anterior, da autoria de Fernando Relvas, "KRIZ3 - episódio 2 - O Senhor dos Sussurros", uma série interrompida com o fim da revista Tintin, nos anos de 1980. Este episódio já se encontrava preparado pelo Relvas, mas é inédito e graças ao nosso trabalho de restauro e legendagem está pronto a ser publicado. Além disso, a sua continuidade está assegurada com uma equipa nova a indicar. 

Regressa às publicações da UMBRA o autor João Sequeira (vejam a UMBRA Nº1 - Estrada da Coca-Cola) neste "O Senhor da Música", com argumento do estreante Miguel Garcia.

A outra grande presença é a de dois autores internacionais. Desta feita trazemos do extremo do mundo, Nova-Zelândia, o autor Scott Base, com "O despertar de Kali", um drama espacial, sendo ele um criador de histórias de ficção científica temperada com horror. 

Por último, numa colaboração com a Sendai Editora do Cassiano Soares, apresentamos uma história de um autor japonês, Tokushige Kawakatsu – "História de um gato", mestre mangá e autor de A ilha dos gatos. Assim procuramos expandir os géneros da nossa oferta. A capa deste número será do artista gráfico Pedro Potier.

Já temos planos concretos para o futuro imediato da UMBRA, e 2026 será um ano ambicioso, pois queremos lançar o Nº7 já em Outubro. Desejamos dar algo mais aos leitores que nos acompanham nesta viagem cósmica ao longo de 7 anos. Vamos em frente, o futuro é agora. UMBRA!!!

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Edição de Banda Desenhada!


Hoje falamos de Melhor Edição e Melhor Reedição dos Prémios VINHETAS D'OURO 2025.

Como tal, começo por vos apresentar, agora de manhã, as quatro obras nomeadas para Melhor Edição de Banda Desenhada.

Relembro também que são estas as categorias dos prémios cujos nomeados já são conhecidos até ao momento:

Melhor Argumento Original de Autor Português
Melhor Ilustração de Autor Português
Melhor Série de Banda Desenhada
Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil
Melhor Obra de Estilo Mangá
Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada
Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa

Deixo-vos, então, com as obras nomeadas para o VINHETA D'OURO 20255, referente à Melhor Edição de Banda Desenhada:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Curta de Autor Português!


Se nesta manhã vos apresentei os nomeados à categoria Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa, matenho-me na banda desenhada de cariz mais independente, apresentando-vos agora as obras nomeadas na categoria Melhor Curta de Autor Português.

As categorias dos prémios cujos nomeados já são conhecidos até ao momento, são estas:


Eis então os nomeados para o VINHETA D'OURO 2025 para Melhor Curta de Autor Português:

Já saiu o primeiro volume da nova coleção da Marvel!



Foi no passado sábado que saiu o primeiro número da coleção Marvel Must Have, uma coleção que terá distribuição em banca, durante os próximos dois anos, juntamente com os jornais Correio da Manhã e Record.

Relembro que estes dois jornais há haviam lançado há uns anos a coleção Clássica Marvel, que terminou durante o ano 2024.

O preço de cada um dos livros será de 11,95€, enquanto que o primeiro número apresentou o preço muito simpático de 1,95€.

Tive a oportunidade de adquirir este primeiro volume, denominado Homem-Aranha: Universo Homem-Aranha, e pude constatar que a edição em capa mole, sem badanas, apresenta uma qualidade agradável e em linha com a da anterior coleção Clássica Marvel.


Se para quem tanto se lamenta de serem publicadas em Portugal poucas histórias de super-heróis da Marvel esta pode ser uma excelente notícia, a verdade é que são muito poucos os livros que por cá são inéditos, tendo a grande maioria deles já ter sido editada em Portugal. Ora, tudo isto, perpassa uma sensação de "oportunidade perdida" que, quanto a mim, é lamentável.

Sim, bem sei que também é uma forma de formar uma nova geração de novos leitores em histórias importantes da Marvel, mas não deixa de ser verdade que muitos destes livros ainda se encontram à venda com alguma facilidade. Havia, portanto, espaço para, mesmo reeditando alguns volumes mais relevantes, poder ter uma oferta maior de obras inéditas.

Dos 60 títulos da coleção, que vos convido a conhecer no site Notas Bedéfilas, que tem essa informação muito bem organizada, apenas 11 livros são novos em Portugal, nomeadamente, os seguintes: Homem-Aranha: Universo Homem-Aranha, Thanos - Origem, Death of Wolverine, Venom: Dark Origin, Fantastic Four: Marvel Knights 4, Fantastic Four: Solve Everything, Captain America: The Death of the Dream, Annihilation, New Avengers: Illuminati, Deadpool: The good, the bad and the ugly e Spider-Man: The Parker Luck.

Seja como for, desejo a melhor das sortes a esta nova aposta editorial fazendo, ainda assim, votos para que, futuramente, se faça uma aposta mais bem acautelada e diferenciada.

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa!


Neste início de semana, trago-vos os nomeados para mais duas categorias dos prémios de banda desenhada VINHETAS D'OURO 2025.

E começo já com a única categoria que é uma novidade: a que vai procurar premiar a Melhor Antologia de Banda Desenhada Portuguesa.

Para dissipar as habituais dúvidas em relação à seriedade e justiça dos prémios, relembro que a antologia inVISÍVEIS, editada pela CERCIOEIRAS, na qual participei com um belo conjunto de autores, não foi sequer tida em consideração para estes prémios, por uma questão de ética.

Relembro também que são estas as categorias dos prémios cujos nomeados já são conhecidos até ao momento:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Ala dos Livros aposta em nova autora da BD espanhola!



Pouco ou nada sei sobre este Longe, de Alicia Jaraba, a nova aposta da editora Ala dos Livros. 

Mas uma coisa é certa: o aspeto empático das ilustrações da autora espanhola, que parece muito seguir a mesma linha estético-temática de outras obras da editora, como Peças, O Mergulho ou A Adopção, está a deixar-me curioso perante esta nova proposta editorial.

Posso também dizer-vos que a presença da autora espanhola na próxima edição da Comic Con também já está confirmada.

A obra já se encontra em pré-venda no site da editora e deverá chegar às livrarias nas próximas semanas.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.

Longe, de Alicia Jaraba

«É possível viver a dois quando não sabemos viver connosco próprios?»

Ulysse e Aimée, um casal na casa dos trinta, viajam para o sul da Espanha numa carrinha com o objectivo de irem efectuar mergulho a Cabo de Gata.Mas serão estas as férias de Verão perfeitas? Nem por isso... pois o casal atravessa uma fase de relacionamento difícil e entre ambos nem tudo é cor-de-rosa.

Depois de um ano complicado, Ulysse precisa de novas aventuras, mas também de se reencontrar, principalmente através do mergulho, que encara como forma de terapia. Aimée, por seu turno, depois de ter trabalhado durante um ano na sua tese, sente-se perdida e culpabiliza-se por não ter estado suficientemente disponível para o seu parceiro.

Ulysse sonha em ver um peixe-lua no seu habitat natural; Aimée tem fobia da água. No entanto, cede ao parceiro e aceita efectuar esta viagem, decidindo calar os seus medos.

Mas à medida que o casal se aproxima do Cabo de Gata, a tensão e a ansiedade aumentam.

E a pergunta impõe-se: é possível viver a dois quando não sabemos viver connosco próprios?

“Longe”, a obra mais recente de Alicia Jaraba e que a Ala dos Livros edita agora em Portugal, é um “road-movie” intimista, que nos fala sobre o medo de se sair da zona de conforto e da inércia de um relacionamento longo, cujo rumo já não se controla

-/-

Ficha técnica
Longe
Autora: Alicia Jaraba
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 144, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 210 x 285 mm
PVP: 27,50€


Arte de Autor prepara-se para editar Sangoma!



Eis uma banda desenhada que me está a dar muita vontade de a ler!

Falo de Sangoma  - Os Condenados da Cidade do Cabo, dos autores Caryl Férey e Corentin Rouge, que são responsáveis por esta novidade da editora Arte de Autor que deverá chegar às livrarias no próximo dia 26 de Fevereiro e que, por agora, já se encontra em pré-venda no site da editora.

Posso dizer-vos que gostei muito do primeiro volume de Islander, também editado pela Arte de Autor, e que é igualmente fruto da parceria entre este argumentista e este ilustrador. E, já antes disso, tinha apreciado a mini-série Rio, também de Corentin Rouge, mas, dessa feita, com argumento de Louise Garcia.

Aprecio muito o traço deste autor e, em Islander, pelo menos, gostei muito da maneira como a história foi conduzida por Férey.

A minha expetativa para este Sangoma, uma história autoconclusiva, é, pois, bastante alta.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.


Sangoma  - Os Condenados da Cidade do Cabo, de Caryl Férey e Corentin Rouge
Na África do Sul, cerca de vinte anos após o Apartheid, as cicatrizes deixadas demoram a cicatrizar. O racismo já não está institucionalizado, mas as desigualdades persistem e a população continua dividida entre proprietários brancos e trabalhadores negros. 

Neste contexto, Sam é encontrado morto nas terras da quinta Pienaar, pertencente aos seus patrões. O tenente Shepperd é encarregado da investigação que cedo se complica. 

Enquanto Shane Shepperd luta contra o silêncio e as mentiras daqueles com quem conversa, em segundo plano, o parlamento é palco de divisões que dilaceram a nação sul-africana… A reforma agrária, que visa redistribuir as terras usurpadas durante o apartheid, gera debates acalorados e exacerba as tensões entre os partidos radicais.

Em breve, ambos os lados recorrerão à violência.

-/-

Ficha técnica
Sangoma - Os Condenados da Cidade do Cabo
Autores: Caryl Férey e Corentin Rouge
Editora: Arte de Autor
Páginas: 152, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 232 x 310 mm
PVP: 33,00€


VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada!



Depois de, nesta manhã, vos apresentar os nomeados para a categoria de Melhor Obra de Estilo Mangá, passo agora a apresentar-vos os nomeados para o VINHETA D'OURO 2025 para a categoria Melhor Obra de Humor em Banda Desenhada.


Aqui, podem encontrar os nomeados que já são conhecidos:

Super Estrela da Marvel vem a Portugal amanhã!




É já amanhã, dia 14 de Fevereiro, a partir das 16h, que a loja Kingpin Books, em Lisboa, recebe a visita de Bob Layton, o célebre autor de banda desenhada que tem feito maioritariamente a sua carreira na gigante Marvel, com um trabalho especialmente assinalável no Iron Man.

Aí está uma boa oportunidade para privarem com o autor, comprarem alguns prints e ainda levarem os trabalhos do autor assinados pelo mesmo.

No entanto, deixo a nota que o autor não fará desenhos, apenas assinará os livros e prints.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da Kingpin Books.




BOB LAYTON na Kingpin Books, dia 14 de Fevereiro às 16h!

Dia 14 de Fevereiro, a partir das 16h, o ilustrador e argumentista norte-americano BOB LAYTON estará aqui, na Kingpin Books! Foi uma honra termos sido uma das lojas escolhidas pelo autor para a sua digressão europeia, e é um enorme privilégio recebermos um nome grande dos comics dos anos 80 e 90. Quem não se lembra da fase marcante de Iron Man em que o alcoolismo de Tony Stark é revelado? Ou da Secret Wars original, a primeira grande saga a envolver todas as personagens de uma grande editora?

Informações relevantes: o Bob Layton NÃO fará desenhos nem sketches durante a sessão, mas assinará os livros que forem precisos, dentro do limite por pessoa que a Kingpin Books irá depois comunicar. De resto, poderão conversar e tirar as fotos que quiserem com ele. Nas palavras do próprio: "“I will NOT be doing sketches or remarks during the signing appearance. I find that it takes up way too much time and does not allow me to have one-on-one conversations or photo ops with my fans. I would rather spend quality time with your attendees than just sit there drawing.”

Estarão também disponíveis PRINTS do autor à venda na Kingpin Books, mais uma razão para não desperdiçarem esta rara oportunidade! Contamos com a vossa presença.

Kingpin Books: Av. Almirantes Reis, 82-A, Lisboa.

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Obra de Estilo Mangá!



Hoje começo por vos apresentar as obras nomeadas ao VINHETA D'OURO 2025 para a categoria de Melhor Obra de Estilo Mangá!

Lembro também que já são conhecidos os nomeados para as seguintes categorias:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil!



Anuncio-vos agora as obras nomeadas para o VINHETA D'OURO 2025 na categoria de Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil.

Relembro que, até ao presente momento, já são conhecidos os nomeados para as seguintes categorias destes Prémios de Banda Desenhada:


Os Nomeados para Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil são estes:

Há uma nova BD portuguesa sobre dinossauros!



Henrique Gandum, autor da série Congo - e do seu spinoff Amélia: Uma História do Congo - prepara-se para lançar o seu novo trabalho de banda desenhada!

Desta feita, o novo livro intitula-se Portugal Jurássico e procura informar acerca dos dinossauros que viveram em solo português durante o período Jurássico.

O lançamento da obra deverá ocorrer no próximo dia 21 de Março, durante o Festival de Banda Desenhada da Lourinhã, LouriBD, embora já se encontre disponível para compra na loja online da editora.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.
Portugal Jurássico, de Henrique Gandum

Há 150 milhões de anos, no período Jurássico, Portugal fervilhava de vida. Desde dinossauros herbívoros com mais de 20 metros de comprimento a temíveis carnívoros, como o Torvosaurus gurneyi, o maior terópode europeu. Este livro de banda desenhada explora alguns dos animais mais famosos encontrados na formação da Lourinhã.

A Mudnag Edições apresenta o seu mais recente livro intitulado Portugal Jurássico, de Henrique Gandum. Este é essencialmente um álbum de BD com ilustrações de grandes dimensões de alguns dos animais pré-históricos que viveram no solo português durante o período Jurássico. Todo o conteúdo científico foi verificado pelo paleontólogo André Saleiro, em parceria com o Museu da Lourinhã.

-/-

Ficha técnica
Portugal Jurássico
Autor: Henrique Gandum
Editora: Mudnag Edições
Páginas: 36, a cores
Encadernação: Capa mole
Dimensões: 210 x 297 mm
PVP: 14,00€





Ala dos Livros publica livro inédito de Hugo Pratt!



A Ala dos Livros prepara-se para editar, a partir do próximo dia 24 de Fevereiro, o livro Fanfulla, uma obra de Hugo Pratt algo esquecida e que é agora publicada pela primeira vez em Portugal.

No argumento desta obra editada no formato horizontal (denominado como "formato italiano") participa também Mino Milani, autor italiano.

Por agora, o livro já se encontra em pré-venda no site da editora.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com algumas imagens promocionais.

Fanfulla, de Hugo Pratt e Mino Milani

Fanfulla é uma das histórias de Pratt menos conhecidas do grande público. No entanto, não deixa de ser uma pequena pérola gráfica (tal como “Billy James”, “L’Ombre”, ou “Sandokan”, e não falando nas obras de Robert Louis Stevenson, “A Ilha do Tesouro” e “Raptado!”) que o Mestre realizou ao longo dos cinco anos em que colaborou com o célebre semanário italiano juvenil, Corriere dei Piccoli.

“As aventuras de Fanfulla” (o seu título inicial) foram publicadas em episódio nesta revista, desde o n.° 41, de 8 de Outubro de 1967, até ao n.° 8, de Fevereiro de 1968, 45 pranchas alternando em tricromia e bicromia. 

Desde então, Fanfulla caiu num esquecimento editorial, do qual nem sequer o tiraram várias publicações pontuais com tiragens limitadas. Que pena! Principalmente porque, com um trabalho feito à medida por Mino Milani, Pratt queria dar um novo rumo à banda desenhada nas páginas do semanário.

Esta história apresenta Fanfulla da Lodi (o seu nome verdadeiro é Bartolomeo Tito Alon), um valoroso ‘condottiere’ que combateu nos principais feitos de guerra do século XVI italiano. 

A narrativa começa a 6 de Maio de 1527, com o saque de Roma pelos lansquenetes ao serviço de Carlos V, comandados pelo general Georges Frunsdsberg, com os quais Fanfulla alinhou.

Uma obra inédita em Portugal, a qual a Ala dos Livros apresenta aos leitores portugueses, incluindo na sua Colecção Obras de Pratt mais uma obra que o grande mestre veneziano efectuou com outros autores.



-/-




Ficha técnica
Fanfulla
Autores: Hugo Pratt e Mino Milani
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 120, a cores
Encadernação: Capa dura, em formato italiano com manga vertical
Formato: 295 x 210 mm
PVP: 33,00€

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Série de Banda Desenhada!


Continuando a missão de vos dar a conhecer quais as obras nomeadas para as diferentes categorias dos VINHETAS D'OURO 2025, trago-vos mais dois blocos de nomeados durante o dia de hoje.

Começo por vos apresentar as obras nomeadas para Melhor Série de Banda Desenhada publicada (e finalizada) em Portugal, durante o ano 2025.

Parabéns às editoras portuguesas por estas fantásticas apostas:

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

VINHETAS D'OURO 2025 - Nomeados para Melhor Ilustração Portuguesa!



De manhã já vos dei a conhecer quais os nomeados ao VINHETA D'OURO 2025 para Melhor Argumento Original de Autor Português.

Agora, é tempo de olharmos para a ilustração portuguesa.

Como tal, deixo-vos, mais abaixo, as quatro obras nomeadas na categoria Melhor Ilustração de Autor Português.

Que são as seguintes...

Vem aí "O Deus Selvagem"!



A Ala dos Livros prepara-se para editar uma das suas mais recentes apostas em banda desenhada que dá pelo nome de O Deus Selvagem!

A autoria desta obra pertence a Fabien Vehlmann e Roger e a edição que a Ala nos Livros nos propõe é especial, a preto e branco, contendo um dossier de extras a cores.

Posso dizer-vos que já pude segurar esta edição em mãos, no passado sábado, quando a propósito da segunda sessão do BD à Lupa, na FNAC de Alfragide, foi sorteado pelos presentes este livro, e pareceu-me uma belíssima edição, bem à imagem da Ala dos Livros, diga-se.

O livro deverá chegar às livrarias a partir do próximo dia 24 de Fevereiro e, por agora, já se encontra em pré-venda no site da editora.
Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e algumas imagens promocionais.


O Deus Selvagem (Edição Especial), de Vehlmann e Roger

Viaje até à era longínqua do Dilúvio, aquela insinuada em todos os textos antigos da humanidade... Nesses tempos de fome, um jovem macaco órfão procura provar o seu valor ao seu clã adoptivo, caçando um velho jacaré ferido e cruel. Comer ou ser comido: o ciclo imutável da natureza. Mas ao ousar aventurar-se no coração das terras proibidas, as dos humanos, ele enfrentará o mais cruel dos destinos: ver o seu próprio povo massacrado diante dos seus olhos antes de ser capturado e treinado nas arenas do Império para se tornar um "Deus-Selvagem", um guerreiro sagrado moldado para a violência e a arte do combate.

Mas são sobretudo esses longos anos de sofrimento que alimentarão nele uma obsessão ardente: a vingança contra os seus captores, custe o que custar.

Um conto de som e de fúria, imbuído de poesia feroz, “O Deus Selvagem” traça o retrato de uma civilização subitamente confrontada com a perspectiva da sua própria extinção. Este álbum emocionante revela e transmite a violência da natureza, o calor sufocante, o zumbido dos insectos, os gritos de raiva e as lágrimas de desespero dos protagonistas, captando poderosamente o incessante bailado que entrelaça a vida e a morte, o reino animal e a humanidade. Afinal, quem é o verdadeiro herói desta história? O homem ou... o animal?

Uma obra magistralmente construída, escrita por Fabien Vehlmann e sustentada pelos espetaculares desenhos de Roger.

A edição da Ala dos Livros, apresenta esta obra no esplendor do seu traço a preto e branco, incluindo ainda um caderno de esboços a cores.

-/-

Ficha técnica
O Deus Selvagem (Edição Especial)
Autores: Fabien Vehlmann e Roger
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 128, a preto e branco (incluindo dossier de extras a cores)
Encadernação: Capa dura, com lombada em tecido
Formato: 245 x 330 mm
PVP: 35,00€