Está para chegar aquele que, a meu ver, será um dos grandes lançamentos de BD em Portugal, durante o ano de 2021: O Burlão nas Índias, da autoria de Juanjo Guarnido (Blacksad) e de Alain Ayroles (De Cape et de Crocs).
Devo dizer que fui acompanhando a feitura deste trabalho nas redes sociais de Juanjo Guarnido e a arte é qualquer coisa de espantoso. Com uma qualidade de ilustração semelhante àquela que é uma das minhas séries preferidas de sempre: Blacksad. Também estive várias vezes a "namorar" a versão original em francês que saiu em 2019. Felizmente, ainda bem que me contive e agora poderei apreciar esta obra em português.
Como se isto não fosse já uma notícia de ouro para os adeptos de bd, a Ala dos Livros volta a surpreender com o lançamento de uma edição especial! Haverá uma edição limitada a 100 exemplares, numerada, com selo branco, e embalada em moldura com tela.
Abaixo, fiquem com a sinopse da obra e com as imagens promocionais.
O Burlão nas Índias, de Juanjo Guarnido e Alain Ayroles
El Buscón, a novela picaresca escrita por Francisco de Quevedo, é uma das mais importantes obras da literatura espanhola de todos os tempos. No último parágrafo desta obra, Pablos, um burlão, relata que no final da vida viajou até às Índias em busca de fortuna. Prometeu detalhar os pormenores dessa viagem numa segunda parte, a qual Quevedo nunca escreveu.
Pegando na história no ponto em que Quevedo a interrompeu, é essa “segunda parte da História da vida do aventureiro de nome Don Pablo de Segóvia, vagabundo exemplar e espelho dos trapaceiros” que o desenhador espanhol Guarnido (Blacksad) e o argumentista francês Alain Ayroles (Garulfo, De Cape et de Crocs) nos propõem em O Burlão nas Índias, uma banda desenhada magistral de 160 páginas que é, também ela, uma importante obra literária.
O Burlão nas Índias narra-nos as aventuras de Dom Pablos de Segóvia, um bandalho pouco recomendável, mas extremamente simpático e convincente, que na Espanha do Século de Ouro se aventura nessa América a que então chamavam Índias. Sucessivamente miserável e riquíssimo, adorado e escarnecido, as suas peripécias conduziram-no dos meios pobres aos palácios, dos picos da Cordilheira aos meandros do Amazonas, até esse local mítico onde se cristalizam todos os sonhos do Novo Mundo: o Eldorado!
«Prix des Libraires de BD », « Prix Landerneau», «Prix RTL de la BD», «Prix BD Le Parisien», «Prix BDGest du meilleur récit court Europe» e o «Prix Hors les murs».
-/-
Ficha técnica
O Burlão nas Índias
Autores: Juanjo Guarnido e de Alain Ayroles
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 160, a cores
Encadernação: Capa dura
PVP: 33,00€
PVP do Pack Especial - Edição limitada a 100 exemplares, numerada, com selo branco, embalada em moldura com tela: 45€
Sem comentários:
Enviar um comentário