quinta-feira, 15 de julho de 2021

À Conversa Com: 20|20 Editora - Novidades para o 2º Semestre de 2021



A 20|20 Editora, que até não aparece muito associada à banda desenhada, apresenta-nos um ambicioso plano de lançamentos de bd, com um total de 9 livros, a lançar ainda durante o segundo semestre de 2021!!!

Estive à conversa com Joana Freitas, Diretora de Comunicação do Grupo, que me revelou que, desse total de nove livros, três são direcionados para um público adulto, sendo os restantes seis livros para um público mais infanto-juvenil.

As obras para um público-alvo adulto são três adaptações literárias.

E são quatro as chancelas que fazem parte deste grande grupo editorial e que vão publicar banda desenhada neste segundo semestre de 2021: Elsinore, Cavalo de Ferro, Booksmile e Fábula.

Avancemos então para a lista de obras e quais os seus autores, chancela e datas de lançamento:



30 de Agosto:

1984 (George Orwell): Novela Gráfica
de Améziane e Sybille Titeux de la Croix
Chancela: Cavalo de Ferro


Minecraft: A Viagem Até ao Fim!: Novela Gráfica
de Sfé R. Monster, Sarah Graley e John J. Hill
Chancela: Booksmile


Minecraft: O Monumento do Oceano: Novela Gráfica
de Sfé R. Monster, Sarah Graley e John J. Hill
Chancela: Booksmile



13 de Setembro:

Ana dos Cabelos Ruivos: Novela Gráfica
de Mariah Marsden
Chancela: Fábula


Olívia 1: A Grande Migração
de Thom Pico
Chancela: Booksmile


Olívia 2: A Raposa Furiosa
de Thom Pico
Chancela: Booksmile



11 de Outubro:

Sapiens: Os Pilares da Civilização (Novela Gráfica, vol. 2)
de David Vandermeulen e Daniel Casanave 
(a partir da obra original de Yuval Noah Harari) 
Chancela: Elsinore 



25 de Outubro:

Fome (Knut Hamsun): Novela Gráfica
de Martin Ernstsen
Chancela: Cavalo de Ferro



6 de Dezembro: 

Minecraft: Histórias do Overworld!: Novela Gráfica
de Hope Larson, Ian Flynn, Rafer Roberts, Stephen McCranie e Meredith Gran
Chancela: Booksmile



4 comentários:

  1. A colagem das editoras tradicionais a obras literárias como critério para lançamento em "formato" BD continua... Nem todas as obras são passíveis de adaptação, nem todas as adaptações são bem conseguidas - tudo isto nós sabemos. Dos títulos anunciados por esta editora, fora aqueles claramente orientados para públicos mais juvenis, apenas 2 me suscitam curiosidade; o "Fim" de Knut Hamsun (adaptado por Martin Ernstsen) e "Anne of Green Gables", conto adaptado por Mariah Marsden. Irei continuar a série "Sapiens" pelO seu excelente conteúdo didático e, claro, pela arte. Mais uma adaptação de "1984"?.... Gostaria de ver outros títulos fora do registo adaptação. Quem sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto, parece que a aposta em banda desenhada de algumas editoras não tão habituadas a lançamentos de bd, tem passado por adaptações literárias. Eu tenho bastante curiosidade no Sapiens, no Faim e no 1984. Mais que não seja, para ver se este último é uma boa adaptação.

      Eliminar
  2. Viva Hugo, já aqui tínhamos discutido o assunto e, se por um lado parece-me positivo o aparecimento de mais editoras a colocar novos títulos no mercado, por outro verifica-se que há uma certa atrofiação na escolha e, no caso do “1984” uma sobreposição. Não me parece que esta seja a estratégia mais correcta. E, mais uma vez, insuficiente de trabalho de edição….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é possível que fiquemos com muitas obras de 1984 nos próximos tempos. Porque, a juntar a este 1984 da Editora 20|20, teremos também a adaptação para bd da Relógio D'Água e a adaptação que já saiu no ano passado, da Alfaguara.

      Eliminar