quinta-feira, 22 de julho de 2021

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada



Se há uns tempos fiz o, para alguns leitores polémico, TOP sobre os 20 Melhores Filmes baseados em Banda Desenhada, agora é chegada a altura de fazer um TOP semelhante mas adaptado aos videojogos.

Naturalmente, a banda desenhada também está bastante presente no universo dos videojogos. Mas infelizmente, não há assim um número tão grande de videojogos memoráveis. Muitas vezes, aquilo que acontece resulta de um aproveitamento do branding de alguma franquia de banda desenhada, por parte de produtoras de videojogos, que procuram capitalizar essa mesma franquia mas sem que seja feito um verdadeiro esforço na conceção do jogo. Porque o nome na capa já vende por si só. O que é uma pena.  Resultado: há muitos videojogos baseados em banda desenhada que são medíocres. Que nem sequer valem o tempo que gastamos neles, mesmo que até sejamos muito fãs da banda desenhada original.

No entanto, também é verdade que há alguns bons - e outros excelentes - videojogos que marcaram a indústria e que merecem uma oportunidade por terem sido, de alguma forma, memoráveis. Até digo mesmo mais: há jogos tão bons que até podem (e devem) ser jogados por leitores de bd que não são jogadores. Sim, há jogos que, por si só, merecem a compra de uma consola para poderem ser jogados. Mas falarei deles mais abaixo.

Resta-me ainda dizer duas coisas. 

Primeira: como sempre, estes são os meus jogos preferidos. As minhas preferências, baseadas nos MEUS gostos pessoais – logicamente, convido toda a gente a colocar os seus gostos mais abaixo, nos comentários. 

E, segundo, ainda que, nascido em 1984, eu também tenha tido algumas boas experiências em consolas mais antigas como a Super Nintendo, a Master System, a Mega Drive, o Game Boy, a Sega Saturn e o próprio computador, entre outros, todos os jogos do meu TOP são da consola PlayStation da Sony, havendo nesta lista jogos das PlayStation 2, 3 e 4. Quanto à PlayStation 5 ainda não tive a po$$ibilidade de a comprar. Para já.

Então, sem mais demoras, avancemos para o TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada.



TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
10. The Wolf Among Us
Telltale Games | PlayStation 4 | 2013

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
The Wolf Among Us é um videojogo que funciona como uma prequela para a série de bd Fables - publicada pela Vertigo e escrita por Bill Willingham - e tem uma jogabilidade semelhante àquela que podemos encontrar em The Walking Dead ou Batman - The Telltale Series. Ou seja, o o videojogo coloca nas mãos do jogador um vasto conjunto de decisões que influirão na forma como se irá resolver a narrativa. O conceito é genial e cativante, fazendo com que o jogo pareça mais um filme do que, propriamente, um videojogo. Na minha opinião, embora estes ingredientes estejam em linha com os de The Walking Dead, há uma grande diferença entre os dois jogos. É que em The Wold Among Us a história não me conseguiu prender tanto como em The Walking Dead, pois pareceu-me algo confusa e com uma narrativa que, por vezes, não parecia saber bem para onde queria ir. E, depois, talvez pela história em si, ou pelas personagens mais "cartoonescas" e menos verossímeis, o jogo não consegue passar para o jogador aquela sensação de responsabilidade e de tensão que The Walking Dead passa. Seja como for, é um bom videojogo, baseado numa banda desenhada, e merece marcar presença neste TOP.



TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
09. Blacksad – Under the Skin
Pendulo Studios e Microïds | PlayStation 4 | 2019

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Eu sou tão fã da série Blacksad que assim que soube que haveria um videojogo baseado nesta bd, fiquei logo entusiasmado! Mas, na verdade, tenho que admiti-lo, assim que pus as mãos neste Blacksad - Under the Skin fiquei algo desapontado. Porquê? Bem, porque o videojogo deveria ter sido mais bem polido em termos visuais e em termos de gameplay. Mas porque está, então, no meu TOP 10? Bem, porque, ainda assim, consegue captar, na essência, aquela temática noir que tanto aprecio na série. Este é um estilo de jogo tipicamente point and click, embora não seja em 2D, que nos coloca na pele de Blacksad e nos leva a investigar uma série de assassinatos. Posso dizer que, em termos de argumento, está muito interessante. Aquilo que falhou em fazer deste um jogo magnífico e mais memorável foi mesmo o grafismo que merecia mais cuidado por parte da produção e o próprio gameplay. Ainda assim, merece o 10º lugar da minha lista. Há ainda alguns easter eggs relativos à banda desenhada que habitam neste jogo e que o tornam apetecível para fãs da série de bd.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
08. The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Ubisoft | PlayStation 3 | 2011

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Aqui está um exemplo de um videojogo para todas as idades que nos coloca na pele de Tintim e nos oferece uma aventura bastante agradável, que nos permitirá passar algumas boas horas. Não é tão bom como o magnífico filme, de Steven Spielberg, que mereceu lugar cimeiro no TOP 20 de Melhores Filmes Baseados em BD. Mas é um jogo bastante interessante, a meu ver. O estilo de jogo é bastante híbrido, alternando entre secções de plataformas no 2D clássico e outras em que se procura dar uma jogabilidade de ação um 3D. Tenho a dizer que se a equipa que desenvolveu o jogo se tivesse centrado no 2D apenas, este jogo seria ainda melhor. Pois é nessa vertente que The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn mais brilha, com uma ação dinâmica e divertida, que nos remete para os jogos de plataformas mais antigos e que tem puzzles divertidos para desvendar. Depois, há toda outra parte que não é tão boa, a meu ver, pois revela os personagens mais de perto e o grafismo também não está ao nível expectável (mesmo tendo em conta a época em que o jogo foi lançado).


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
07. TMNT
Ubisoft | PlayStation 2 | 2007

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Este é o jogo mais velhinho da minha lista. Saiu em 2007 para PlayStation 2. E é óbvio que olhar para este jogo com este desfasamento temporal vai-nos fazer torcer o nariz em relação ao grafismo, que já parece muito datado nos dias de hoje. E, sejamos francos, até mesmo na altura do lançamento do jogo, o grafismo nem sequer era tão brilhante assim. No entanto, para além das expetáveis lutas entre as variadas Tartatugas Ninja – que neste jogo apresentam golpes próprios e diferentes entre si – uma coisa que muito me marcou nesta altura era a parte de plataformas que o jogo trazia consigo, ao estilo de Prince of Persia, que na altura tinha ganhado nova e rejuvenescida vida nas consolas, com The Sands of Time. Controlar as tartatugas ninja fazendo-as andar nas paredes dos prédios é uma coisa que ainda me vem à memória passados tantos anos. O jogo não era perfeito e apresentava algumas debilidades mas foi certamente um dos videojogos baseados em bd que mais me deu prazer jogar. Além disso, sou um assumido fã das Tartarugas Ninja. Mesmo quando é mau… eu quero comprar. Eheheh! Mas esse não é o caso deste jogo, atenção!


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
06. Injustice 2
NetherRealm Studios e Warner Bros | PlayStation 4 | 2017

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Este é um dos jogos mais recentes da minha lista. Trata-se de um clássico "jogo de porrada”, como sempre gostei de lhe chamar aos jogos deste tipo, que nos permite escolher uma das personagens disponíveis e fazê-la lutar com uma outra em rounds de poucos segundos. Algo ao género de Mortal Kombat, Street Fighter ou Tekken. Sendo que, neste caso de Injustice, a particularidade é que controlamos as personagens do universo DC como Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Joker, Harley Quinn, Flash, Aquaman, entre vários outros. E para cada uma dessas personagens, há uma pequena storyline que nos faz querer acompanhar a história que vamos desenvolvendo. Não é um grande argumento mas, pelo menos, faz-nos respirar entre os combates que vamos fazendo. Já em Injustice – Gods Among Us, o jogo que antecedeu este Injustice 2, as bases do jogo estavam lançadas mas só neste segundo jogo o gameplay e os gráficos foram devidamente tratados, fazendo deste um jogo muito interessante do género “porrada”. Não está ao nível do meu favorito do género, Tekken, mas é um jogo muito interessante. E a edição especial do mesmo ainda conta com algumas personagens extra como Hellboy, as Tartarugas Ninja, Subzero e Raiden (de Mortal Kombat), entre outras personagens da DC Comics.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
05. X-Men Origins – Wolverine
Raven Software e Activision PlayStation 3| 2009

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Os videojogos baseados em filmes normalmente são bastante fracos. Mas não é o caso deste X-Men Origins – Wolverine. Na verdade, aqui o que sucede é contrário já que este é um videojogo que supera – e em muito – o filme que lhe deu origem. Este é um jogo de ação na terceira pessoa, estilo hack and slash, com algumas semelhanças com God of War, em termos de jogabilidade, e que nos dá uma aventura recheada de ação over the top. Já não ponho as mãos neste jogo há muitos anos e se calhar até pode ser um daqueles jogos que “envelhece mal” e que, hoje em dia, pode apresentar demasiadas marcas do tempo. No entanto, não posso esquecer que na altura em que o joguei, este X-Men Origins – Wolverine surpreendeu-me totalmente por ser tão bem equilibrado e por não "espremer" apenas a franquia do super-herói. Focando-se na personagem de Wolverine, este jogo tinha a sua própria personalidade e representou pura diversão do primeiro ao último segundo. Já não o tenho comigo mas, se o vir à venda, acho que voltarei a comprá-lo e a jogá-lo.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
04. The Darkness
Starbreeze Studios e 2K Games | PlayStation 3 | 2007

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Começo desde já por dizer que este jogo não foi muito consensual entre críticos e que muita gente até não gostou dele. Mas eu não fui uma dessas pessoas, certamente. The Darkness tinha coisas muito interessantes e bastante originais à altura do seu lançamento. E, sendo sincero, há certas coisas neste jogo que, incrivelmente, nem sequer foram replicadas por outros videojogos até aos dias de hoje. Sendo ambientado numa New York triste, escura e desencantada, a fazer lembrar as localizações de um dos meus jogos favoritos que é Max Payne, este The Darkness coloca-nos na pele de Jackie Estacado. O estilo do jogo é FPS (First Person Shooter) mas com uma particularidade: quando fica de noite, o nosso corpo é tomado por um demónio – o Darkness - e passamos a controlar esse demónio no cimo dos nossos ombros. Ora, é aqui que está a grande invenção do jogo. É que, normalmente, neste tipo de jogos, somos uma personagem fraca que tem que combater personagens mais fortes. Mas neste The Darkness, quando estamos sob o poder deste demónio, somos verdadeiramente poderosos e podemos, de uma forma visceral e sangrenta, ser uma autêntica killing machine. Claro que, para que o jogo não ficasse fácil demais, foram introduzidas algumas “regras” que fazem com que tenhamos que estar a alimentar a besta para podermos utilizá-la. E, logicamente, só a podemos usar no escuro. Lembro-me que esta característica única e original na jogabilidade, por si só, fez-me adorar o jogo na altura. Admito que, do ponto de vista dos FPS's, não será o melhor e que o jogo tem algumas debilidades. Mas continua a ser um dos jogos que mais prazer me deu jogar. Eventualmente sairia a sequela The Darkness II. Também divertido mas não tão marcante como o primeiro.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
03. The Walking Dead
Telltale Games | PlayStation 3 | 2012

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Fazer um TOP de qualquer que seja o tema é difícil mas, desta vez, posso dizer que, pelo menos a seleção do TOP 3 para os melhores videojogos baseados em banda desenhada foi a coisa mais fácil possível. E porquê? Bem, porque os três melhores jogos desta minha lista – e estou certo, de QUALQUER lista com pés e cabeça sobre este tema – terá sempre estes 3 jogos nos lugares cimeiros. Porque são muito, muito, melhores do que todos os outros videojogos baseados em bandas desenhadas. São os tais jogos que no início eu referia que são bons o suficiente para justificar a compra de uma consola mesmo para aqueles que não jogam videojogos. Ou bons o suficiente para os jogadores que não se interessam por banda desenhada. A sua qualidade suplanta a origem, por assim dizer. Comecemos pelo meu número 3. É o número 3 mas poderia ser número 2 ou 1. Os gráficos deste The Walking Dead – em cell shading – não são nada por aí além mas a jogabilidade é verdadeiramente inovadora e faz com que este jogo pareça mais um filme em que escolhemos como se desenrola do que um videojogo, dito, clássico. Num universo povoado por walkers – ou zombies – este jogo coloca-nos a interagir com numerosas personagens, tomando muitas decisões que terão depois consequências e verdadeiro impacto na história. Por exemplo, que devemos fazer num mundo que tem tão poucas provisões: oferecer uma barra de cereais a uma criança, que precisa de alimento para crescer, ou a um idoso que está doente, e precisa de superar essa maleita? O conjunto de decisões é enorme e o argumento deste jogo está entre as melhores coisas que já vi em The Walking Dead. Melhor do que a banda desenhada e muito melhor do que a série. Magnífico quer se goste da temática dos zombies ou não, e quer se goste das séries de BD ou televisiva ou não. Esta série de jogos da Telltale Games ainda recebeu mais 3 videojogos para além do primeiro. Todos eles são bons embora o primeiro e o último me tenham parecido os melhores.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
02. Spider-Man
Insomniac Games | PlayStation 4 | 2018

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
Este também poderia estar em primeiro lugar nesta lista. São tantos, tantos os jogos baseados na personagem do Homem-Aranha que já saíram para as mais diversas consolas de jogos! No entanto, por uma ou outra razão, sempre ficou a faltar algo a esses jogos. Os melhores eram apenas medianos. Nunca houve um jogo verdadeiramente bom de Homem-Aranha. Mas eis que, passados tantos anos de tentativas furadas, esta personagem indispensável do universo Marvel recebeu finalmente, o videojogo que merecia. Gráficos de última geração, uma história interessante e inspirada, vilões marcantes, ação e gameplay espetacular e, talvez o mais importante, a capacidade de fazer o jogador sentir-se como o Homem-Aranha. Deambular pela cidade de Nova-Iorque, pendurado em teias que se vai lançando aos topos dos arranha-céus e depois verificar um crime a ser cometido in loco e reagir ao mesmo, salvando um inocente, é algo que este jogo nos oferece e que é fantástico de testemunhar. Um verdadeiro portento dos videojogos. Finalmente o universo Marvel recebeu um videojogo incrível para uma das suas personagens. Não se tem que gostar de super-heróis ou do próprio Homem-Aranha para passar horas maravilhado com este jogo! NOTA: Sei que, entretanto já saiu o videojogo Spider Man – Miles Morales. Mas não tive oportunidade de o jogar ainda. Portanto, ainda não tenho opinião sobre o mesmo.


TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada

01. Batman – Arkham City
Rocksteady Studios e Warner Bros | PlayStation 3 | 2011

TOP 10 – Os Melhores Videojogos baseados em banda desenhada
E, por fim, Batman. Tal como o anterior jogo deste TOP, este Batman - Arkham City consegue recriar muito bem o universo do protagonista e a envolvência de Gotham City. Este Arkham City, é o segundo jogo da série, mas acho que é justo dar ênfase a toda a série, uma vez que toda ela é brilhante. O primeiro jogo, Arkham Asylum foi espetacular. O terceiro, Arkham Origins (talvez o menos forte) foi, apesar de tudo, bastante bom. E o quarto jogo, Arkham Knight, que saiu já para a PlayStation 4, também teve momentos muito bons. Mesmo assim, parece-me que o melhor ainda foi Arkham City que soube dar-nos uma história envolvente, que nos trouxe vilões memoráveis, bem como um Batman provido de numerosos gadgets que eram um prazer de utilizar nas mais variadas missões. E, em cima de tudo isto, este jogo soube recriar uma cidade que emanava aquela negritude e tensão que Gotham sempre soube passar. Abrir as asas de Batman e planear pela cidade, de edifício em edifício, até chegarmos a um local de crime e termos que investigar o que ali se passou, era uma das várias coisas que ali podíamos fazer. Um jogo brilhante, sem dúvida, que fez subir as expetativas em relação aos jogos de super-heróis de aí para a frente. Acredito que não teríamos um videojogo tão bom como Spider-Man se, alguns anos antes, não tivesse sido criado este Batman – Arkham City. Fantástico nos mais pequenos pormenores e, possivelmente, o melhor jogo de sempre baseado em banda desenhada!




Sem comentários:

Enviar um comentário