sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Novo livro de "Maria do Mar" acaba de ser lançado


A Kingpin Books lançou recentemente um novo livro ilustrado de Sónia Sousa Ell que, desta vez, conta com ilustrações de Osvaldo Medina.

Denomina-se Maria do Mar e o Calendário Que Nunca Mais Chegava a Julho e é já o segundo volume da série Maria do Mar, que é indicada para públicos de todas as idades.

Mais abaixo deixo-vos com a nota de imprensa da editora e com algumas imagens promocionais.

Maria do Mar e o Calendário Que Nunca Mais Chegava a Julho, de Sónia Sousa Ell e Osvaldo Medina

Depois do sucesso do primeiro volume da colecção Maria do Mar, a autora e educadora ambiental Sónia Sousa Ell apresenta o seu segundo livro: “O calendário que nunca mais chegava a Julho”, lançado oficialmente no Amadora BD 2025. 

Maria do Mar adora recortar letras e números das folhas arrancadas do calendário da cozinha, reutilizando-as em seguida para criar as suas próprias histórias. Todos os anos, a sua ansiedade aumenta com o aproximar de Julho, o seu mês favorito. No entanto, este ano, Maria do Mar recusa-se a arrancar a folha de Junho, deixando todos perplexos. Ninguém entende a razão desta birra tão improvável!

Entre mistérios, a ternura das relações familiares e os desafios de quem está a crescer, aos poucos, o verdadeiro motivo da relutância de Maria do Mar será enfim desvendado!

Com ilustrações do conhecido Osvaldo Medina, autor de álbuns de BD como Kong The King ou Fojo, este livro reflecte uma cumplicidade criativa rara. Desta vez, Sónia deu um passo além: pintou com aguarela os desenhos originais do ilustrador, num gesto de confiança, partilha e emoção. Com design e edição de Mário Freitas, o livro reforça o propósito que atravessa toda a coleção Maria do Mar: unir gerações, imaginação e consciência ambiental, mostrando que cada gesto — cada +1 — pode mudar o mundo.

Mais do que um conto infantojuvenil, esta nova obra é uma celebração do tempo, da memória e da herança afectiva; e um lembrete poético de que o passado pode, sim, proteger o futuro e ajudar-nos a crescer. A história, ambientada no universo da curiosa Maria do Mar, convida leitores de todas as idades a revisitar o tempo da infância. O livro transforma o simples acto de marcar os dias numa viagem sensorial, entre o ontem e o amanhã.

“Um calendário pode parecer banal. Mas, sem darmos conta, é ele que orienta as nossas vidas. Este livro nasceu do desejo de resgatar as memórias que nos formam — aquelas que, se não forem contadas, desaparecem.”

— Sónia Sousa Ell

-/-

Ficha técnica
Maria do Mar e o Calendário Que Nunca Mais Chegava a Julho
Autores: Sónia Sousa Ell e Osvaldo Medina
Editora: Kingpin Books
Edição, legendagem e design: Mário Freitas
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 22,5 x 22,5 cm
PVP: 17,99€

5 comentários:

  1. Isto é uma BD ou livro ilustrado para crianças ou um misto?…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela questão: é um livro infantil ilustrado 😊

      Eliminar
    2. Agradeço o esclarecimento. Seria interessante ver uma obra de BD com as mesmas personagens ou está completamente fora dos vossos planos? Faltam obras de BD nacionais orientadas para um público mais jovem.

      Eliminar
  2. Obrigada pela curiosidade! ☺️ Em todos os livros da coleção, Maria do Mar aparece (e aparecerá) sempre de costas mostrando ao leitor o seu próprio ponto de vista da ação!

    ResponderEliminar