quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Análise: A Vida Oculta de Fernando Pessoa

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House
A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni

Uma das novidades da banda desenhada nacional que chegou recentemente às livrarias portuguesas foi este A Vida Oculta de Fernando Pessoa, do português André F. Morgado e do brasileiro Alexandre Leoni. Na verdade, trata-se de uma reedição da obra, já que a mesma havia sido originalmente lançada há cerca de 10 anos. A esse propósito, até já aqui fiz um comparativo entre a anterior edição da Bicho Carpinteiro e a atual edição da Iguana, que volta a colocar esta obra de sucesso no mercado português.

Desde a primeira página, o leitor percebe que A Vida Oculta de Fernando Pessoa não é uma biografia convencional sobre o mais famoso poeta português. A premissa é ousada: Fernando Pessoa é-nos dado como um agente secreto de uma sociedade que combate zombies e forças ocultas. Este conceito estabelece imediatamente um tom fantástico, mas ainda assim credível dentro do universo criado, se tivermos em conta que o próprio Fernando Pessoa era um adepto e estudioso dos temas referentes ao ocultismo, por um lado, e que a abordagem ao tema do fantástico assenta numa analogia feita com base nos heterónimos de Pessoa. 

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House
Cada heterónimo surge, pois, como uma entidade com voz própria, mas sempre ligada à psique do poeta. A utilização do diálogo entre Fernando Pessoa e os seus heterónimos permite à obra a capacidade de explorar conflitos internos de forma dramática e, por vezes, humorística, o que me agrada especialmente.

Além disso, as inserções de poemas de Pessoa são outro dos pontos altos da obra. Em várias cenas de introspeção - ou mesmo de ação - André Morgado consegue fazer com que versos reais de Pessoa apareçam naturalmente nos diálogos da trama, reforçando o ambiente ou a emoção do momento, e sem que os referidos versos pareçam ali metidos "a martelo". Há toda uma orgânica que é bem conseguida por parte do argumentista. 

A juntar a isso, uma das grandes forças deste A Vida Oculta de Fernando Pessoa é a sua originalidade. Reunir no mesmo universo a figura de Fernando Pessoa com zombies pode parecer inusitado e até rebuscado, mas acaba por funcionar de forma credível, pois permite ao leitor descobrir como os heterónimos absorviam e refletiam a existência de Pessoa. Essa dinâmica acrescenta profundidade à obra e dá ao leitor uma visão simultaneamente lúdica e complexa da mente de Pessoa.

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House
A história não se prende apenas à ação, mas também procura transmitir a complexidade do poeta, os seus pensamentos e a influência dos heterónimos, cada um com a sua própria personalidade e forma de interagir com o mundo. 

Apesar de esta ser uma obra que considero importante, não acho que esteja isenta de algumas fragilidades. Há uma certa sensação de pressa na progressão dos acontecimentos, com determinados conflitos ou revelações importantes a surgirem de forma abrupta, deixando a sensação de que poderiam ter sido explorados mais profundamente. 

Apesar da boa ideia original, o desenvolvimento da história parece portanto apressado e, em alguns momentos, algo confuso. Certos elementos são introduzidos mas não são completamente explorados ou concluídos, deixando pontas soltas. Acho que é daqueles casos que ou o livro deveria ser mais simples na abordagem ou, ousando ser mais complexo, ter mais tempo (páginas) para melhor explanar os seus conceitos.

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House
Mesmo assim, e apesar destas fragilidades, o equilíbrio entre a fantasia e a homenagem a Pessoa é bastante bem conseguido. A obra consegue ser acessível a quem não conhece profundamente o poeta, mas também contém referências que agradam ao leitor mais literário, criando uma ponte entre entretenimento e cultura. 

Se até agora tenho falado do trabalho de André Morgado, não menos importante é o trabalho do brasileiro Alexandre Leoni que se mostra especialmente inspirado neste livro, dotando-o de uma singularidade especial e ilustrações facilmente cativantes que contribuem decisivamente para a identidade do livro. O traço estilizado de Leoni consegue transmitir tanto a intensidade da ação quanto a subtileza emocional das personagens.

As personagens são carismáticas e empáticas, sendo capazes de transmitir tanto a ação quanto a atmosfera sombria que envolve o enredo. A expressividade das personagens e a utilização de cores reforçam a narrativa, criando um complemento visual que funciona muito bem com o texto, tornando a leitura mais envolvente e dinâmica. Mesmo que certos cenários possam ser algo despidos em demasia, parece-me que a abordagem estilizada do autor compensa em larga escala essa situação.

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House
Seja como for, é indiscutível que estamos perante um livro marcante da BD nacional e que tem a valência de trazer consigo um forte apelo comercial. O facto de misturar aventura, fantasia, literatura clássica e horror é chamativa e potencialmente atrai tanto fãs de banda desenhada como admiradores de Pessoa. 

A edição da Iguana apresenta uma nova ilustração de capa, sendo esta em capa dura baça. No miolo, o livro é dotado por bom papel brilhante e uma boa encadernação e impressão. Infelizmente, esta edição da obra não apresenta a bonita galeria de imagens de autores convidados que a edição anterior da Bicho Carpinteiro apresentava. De qualquer maneira, para uma comparação mais desenvolvida entre as duas edições, recomendo a (re)leitura do comparativo que fiz, há uns dias, a este propósito.

Em suma, A Vida Oculta de Fernando Pessoa é uma obra original e criativa, que combina biografia, fantasia e horror de forma surpreendente. Apesar de alguns elementos ficarem por explorar e o ritmo ser por vezes forçosamente acelerado, é uma história envolvente, bem ilustrada e respeitosa em relação à obra de Pessoa. É um livro que merece ser lido tanto pela sua ousadia conceptual quanto pelo cuidado com que a poesia e os heterónimos de Fernando Pessoa são tratados, mostrando uma mistura rara de entretenimento e homenagem literária.


NOTA FINAL (1/10):
8.7

Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

A Vida Oculta de Fernando Pessoa, de André F. Morgado e Alexandre Leoni - Iguana - Penguin Random House

Ficha técnica
A Vida Oculta de Fernando Pessoa
Autores: André F. Morgado e Alexandre Leoni
Editora: Iguana
Páginas: 96, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 170 x 240 mm
Lançamento: Outubro de 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário