terça-feira, 18 de novembro de 2025

BD portuguesa volta a fazer história!



E, desta vez, volta a acontecer pelas mãos de Luís Louro!

Luís Louro foi condecorado na passada sexta-feira, dia 14 de novembro, como Comendador da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa!!! Que notícia espetacular!!!

O autor vive, indubitavelmente, o melhor momento da sua carreira de sempre!

No ano em que festeja o seu 40º aniversário de carreira ao serviço da banda desenhada, Luís Louro ganhou recentemente o prémio de Melhor Obra de Autor Português, do Amadora BD (Prémios de Banda Desenhada da Amadora - PBDA). Já antes disso, havia sido agraciado com a Medalha Municipal de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, uns meses depois de ver os CTT a lançarem uma coleção de selos personalizados em homenagem aos 40 anos de carreira do autor.

No ano anterior, relembro ainda, quer nos VINHETAS D'OURO, quer nos PBDA, Luís Louro também tinha recebido o Prémio Carreira e o Troféu de Honra, respetivamente. Ser o segundo autor português a receber este raro e prestigiante título, pelas mãos da figura máxima da república portuguesa, representa uma honra marcante para a vida. Só posso dar os parabéns ao Luís por toda a sua carreira, por toda a sua obra, por toda a sua entrega. Merecido, sem dúvida!

Além de que, claro, esta não é apenas uma excelente notícia para o Luís Louro. Também o é para a banda desenhada portuguesa. Relembro que Luís Louro é o segundo autor português a ser condecorado pela Presidência da República, depois de José Ruy, em 2024, ter sido condecorado, a título póstumo, enquanto Grande-Oficial da Ordem de Mérito, um título ainda mais ascendente que o de Luís Louro, embora igualmente prestigiante para a 9ª arte portuguesa. É bom que, mais uma vez, e num curto espaço temporal, se volte a premiar, a distinguir, a relembrar a obra de um autor português de banda desenhada, fazendo com que a mesma mereça mais destaque e, naturalmente, consideração.

Estou feliz com isto!

Nota: não sei quem é o legítimo autor destas fotografias, retirei-as do perfil do próprio Luís Louro.

Sem comentários:

Enviar um comentário