segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Já saiu uma nova BD de Lucky Luke!


A editora A Seita acaba de lançar o seu novo livro de Lucky Luke!

Sendo já o 7º volume da coleção Lucky Luke Visto Por... que procura homenagear o célebre "cowboy que dispara mais depressa do que a sombra", este novo trabalho denomina-se Dakota 1880 e é da autoria da dupla formada por Appollo e Brüno.

Este é um livro que me está a deixar muito entusiasmado e com muita vontade de o ler. Não só porque aprecio a abordagem visual de Brüno, como me parece que esta ideia de contar uma viagem de Lucky Luke, através de 7 contos, independentes mas interligados, que ocorrem ainda durante a juventude de Lucky Luke, me parece muito interessante.

A ver vamos.

Chamo a atenção que esta edição inclui duas capas diferentes - sendo que uma deles é exclusiva da Wook - e dois ex-libris separados, um para os 100 primeiros compradores do livro no site da editora, e outro para os primeiros 100 compradores da versão da Wook.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora portuguesa e com algumas imagens promocionais da obra.


Lucky Luke: Dakota 1880, de Appollo e Brüno

Dakota, 1880. 

Acompanhado por Hank Bully e pelo jovem Baldwin, Lucky Luke acompanha uma diligência até à Califórnia. Uma viagem do norte ao oeste dos Estados Unidos, contada em sete histórias e outros tantos encontros. 

Escravos libertos, mulheres românticas ou impetuosas, um fotógrafo visionário, pistoleiros experientes, poetas e nativos americanos cruzam-se com Lucky Luke e os seus companheiros.

Antes de encontrar Jolly Jumper e defrontar os irmãos Dalton, Lucky Luke foi guarda de diligência e atravessou o Oeste, sobrevivendo a um enforcamento (o que lhe valeu a alcunha de “Lucky”).
Uma longa viagem, em que, além de índios e desperados, enfrentou a fúria da Natureza selvagem e encontrou personagens históricas como Louis Riel, Annie Oakley, os poetas Paul V. Sullivan e John Arthur Cullingam, o fotógrafo Curly Wilcox e o escritor Baldwin Chenier, cujos relatos inspiraram as sete histórias curtas deste livro, onde a História e a lenda se confundem, criadas pelo argumentista Appollo e pelo artista Brüno, duas importantes vozes da nova banda desenhada franco-belga, e que nos mostram um Lucky Luke na sua juventude, antes de ser o Luke que conhecemos, numa homenagem que nos apresenta um herói mais realista.

A Seita continua a sua colecção de homenagens Lucky Luke visto por... com o magnífico Dakota 1880, de Brüno e Appollo que recolhe sete histórias curtas de um jovem Lucky Luke, passadas imediatamente antes de Morris começar a contar as suas aventuras no álbum Arizona 1880, de 1946.

Uma recolha de sete histórias curtas, seguindo o modelo de Sept Histoires de Lucky Luke, álbum de Morris e Goscinny, de 1974, que reúne uma das mais prestigiadas duplas de autores da moderna BD franco-belga. 

A edição portuguesa d’A Seita, lançada em simultâneo com a edição francesa, conta com duas capas diferentes, uma delas exclusiva da Wook, e dois ex-libris separados, um para a edição normal, para os 100 primeiros compradores no nosso site, e outro para os primeiros 100 da versão da Wook.


-/-

Ficha técnica
Lucky Luke: Dakota 1880
Autores: Appollo e Brüno
Editora: A Seita
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 24,5 x 33 cms
PVP: 18,99€

Sem comentários:

Enviar um comentário