quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Amanhã sai um das novelas gráficas mais esperadas da Levoir e do Público!


É já amanhã que estará disponível nas bancas do país, em conjunto com o jornal Público, mais um dos livros da Coleção de Novelas Gráficas que a Levoir tem vindo a editar.

E, neste caso, estamos perante Chumbo, da autoria de Matthias Lehmann, que se assume como uma das obras mais esperadas por mim desta coleção, dado que só tenho lido coisas maravilhosas sobre a mesma.

Relembro que, no caso específico de Chumbo, a Levoir optou por dividir a obra em dois volumes, pelo que o segundo volume nos chegará passadas duas semanas.

Aproveito também para indicar que o autor brasileiro marcará presença no próximo Amadora BD.

Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa da editora e com algumas imagens promocionais da obra.

Chumbo - Parte 1, de Matthias Lehmann

A 27 de Setembro a Levoir e o Público editam Chumbo parte 1, a segunda parte será editada a 11 de Outubro.

Chumbo ficou entre os cinco finalistas do Grand Prix de la Critique da Associação de Críticos e Jornalistas de Histórias em Banda Desenhada, foi nomeado melhor obra Prix Landerneau 2023 e finalista do Prémio do Público do Festival de Angoulême 2024.

Matthias Lehmann vai estar presente em Outubro no Festival Amadora BD no primeiro fim-de-semana, para sessão de autógrafos.

O autor, é filho de um francês com uma brasileira de Minas Gerais, cresceu em Paris, mas passou boa parte das férias em visitas à família em Belo Horizonte. Conhece bem a cultura da capital mineira e, sobretudo, a história do Brasil. 

Desde pequeno, conviveu com as memórias da mãe, "A minha mãe chegou a França há mais de 40 anos e sempre teve muita saudade do país, da família, então transmitiu-nos a cultura brasileira a mim e às minhas irmãs assim como a língua". 

 É a partir das suas próprias experiências, que Matthias criou um universo de lembranças fundamentais para o livro.

Chumbo é a crónica do Brasil nos “anos de chumbo”. A história trata da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 a partir do olhar de uma família.

Proprietário de uma mineradora, o patriarca inspirado numa versão fantasiada do avô do autor protagoniza a primeira parte do livro, que se passa nos tempos de Getúlio Vargas. Industrial poderoso, Oswaldo Wallace transita com certa arrogância pela aristocracia mineira. É um período de conspirações tenentistas, paranoias comunistas e um autoritarismo contraditório.

Dos cinco filhos da família Wallace, Lehmann escolhe seguir a vida dos 2 Irmãos, Ramires e Severino, de 1937 até 2003. "Severino, jornalista e depois escritor, era comunista durante a ditadura. Já Ramires, ao contrário, é reacionário, próximo dos militares", explica o autor. "Como a história acontece em Belo Horizonte, você acompanha a evolução da cidade e da sociedade, passando pela ditadura".

-/-

Ficha técnica
Chumbo - Parte 1
Autor: Matthias Lehmann
Editora: Levoir
Páginas: 224, a preto e branco
Encadernação: Capa dura
Formato: 195 x 270 mm
PVP: 14,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário