quinta-feira, 27 de março de 2025

Luís Louro recebe prémio histórico!



Definitivamente, o ano 2025 será um ano de celebração e consagração para o autor português Luís Louro!

Depois de, no ano passado, a sua obra mais célebre, O Corvo, ter comemorado 30 anos de existência; depois de ter recebido o Troféu de Honra do Município da Amadora, nos últimos Prémios de Banda Desenhada do Amadora BD; e depois de, já neste ano de 2025, o autor assinalar 40 anos de carreira... surge mais um prémio, mais uma honraria, para Luís Louro!

Falo da Medalha Municipal de Mérito Cultural que o autor agora vê ser-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa

E tal acontecimento é histórico pois, segundo o que pude apurar, e corrijam-me se estiver equivocado, esta homenagem nunca havia sido dada a um autor de banda desenhada por parte do Munícipio de Lisboa!

Deixo-vos a nota oficial que me chegou sobre este importante feito, enquanto aproveito para dar os parabéns a Luís Louro por toda a carreira ao serviço da banda desenhada que, justamente, é digna de todos os louvores e homenagens!


LUÍS LOURO É AGRACIADO COM A MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

40 anos a desenhar a sua cidade, onde nasceu e cresceu, Luís Louro conseguiu através da Banda Desenhada captar toda a beleza e essência de Lisboa.

Criou o primeiro Herói Lisboeta no activo, O Corvo, cuja missão é proteger a cidade e cujo superpoder é ajudar os outros.

Também recentemente, com O Corvinho, fez chegar a força desse herói aos mais pequenos, encaminhando-os até à magia da cidade.

O seu traço arejado, único e reconhecível, a par do uso de cores vibrantes que também o caracteriza, revela em cada monumento, casa, telhado, janela, rua, ou viela, a luz tão especial que banha a cidade e, principalmente, o seu amor por Lisboa.

Luís Louro e as suas histórias fazem de Lisboa uma cidade ainda maior e dão a Portugal um brilho que vai muito além do papel, marcando na memória de cada um, abarcando até a beleza da fealdade, como fez magistralmente em Alice, Watchers ou Sentinel.

É a primeira vez que a Banda Desenhada é distinguida com esta Insígnia pela cidade de Lisboa, mas não é só Luís Louro que é homenageado, é também a cidade das sete colinas que honra assim a nona arte. 

Sempre Lisboa!

Sem comentários:

Enviar um comentário