terça-feira, 8 de março de 2022

Análise: Homem Voador


Homem Voador, de José Pinto Carneiro e Álvaro

Homem Voador traz-nos o conjunto de pranchas e tiras humorísticas que a dupla formada por José Pinto Carneiro e Álvaro foi publicando, em forma de webcomic, durante vários anos.

Homem Voador apresenta uma interessante e divertida premissa que assenta num único poder: o de voar. Imaginem se amanhã acordassem com a capacidade de voar. Sem força sobre-humana, sem inteligência mais elevada do que os valores de Q.I. mundanos, sem super-velocidade, sem nada desses poderes! A não ser o de voar. Porque todo o resto - o trabalho, a família, a casa, o quotidiano - continuaria a ser o mesmíssimo de sempre. É uma premissa interessante e que traz consigo boas possibilidades para gags divertidos, que os autores portugueses sabem explorar bem.

E se, aparentemente, a capacidade para voar parece uma coisa boa e útil nas vossas vidas, este Homem Voador prova que são mais as dores de cabeça inerentes a esta capacidade do que as vantagens.

O protagonista é um funcionário das finanças que, certo dia, encontra um cão vadio na rua e decide ajudá-lo, acolhendo-o em sua casa. Em troca, o cão – que se chama Zé Manel e consegue falar – concede ao seu novo dono um desejo à escolha. Este, sem refletir nas várias possibilidades, revela ao cão que o seu desejo é ter a capacidade para voar.

A partir deste ponto, os autores exploram inúmeros problemas que surgem com a capacidade de voar, nomeadamente, a necessidade de uma licença para voar ou as divergências com os drones da CIA.

Além do Homem Voador e do cão Zé Manel, aparecem neste livro a mulher do protagonista – a minha personagem preferida, por ser crua, amarga e completamente alienada, que até merecia, na minha opinião, uma banda desenhada só para si – e a filha de ambos, Tininha, sempre agarrada ao telemóvel. Desfilam ainda algumas personagens como super-heróis da banda desenhada, agentes da CIA, o Pai Natal, a Nossa Senhora de Fátima, Pinto da Costa, Jorge Jesus, Cavaco Silva, soldados da Al-Qaeda, entre outros. Vejam lá o cocktail que para aqui vai!

É divertido e fez-me sorrir algumas vezes embora também tenha achado que, por vezes, há temas menos bem conseguidos, como a ameaça da CIA e seus drones, que os autores acabam por repetir mais vezes do que o expetável. Também há, no entanto, outros momentos muito bons, como o diálogo no sofá com a sogra do Homem Voador ou o sexo nas alturas que este tem com a sua mulher.

Uma das fraquezas do livro será o de ser notório de que se trata de uma compilação. Bem sei que isto é uma faca de dois gumes, porque, por um lado, tem a vantagem de oferecer aos leitores e seguidores do webcomic a possibilidade de ter estes gags em livro físico. Por outro lado, ao ser essa mera compilação, perde-se uma certa sensação de homogeneidade, carecendo o todo de um fio condutor que melhor ligasse as várias peripécias que nos são dadas.

Quanto ao desenho a preto e branco de Álvaro, pode-se dizer que o mesmo está em linha com tudo aquilo que o autor já nos tem dado: traço simples, expressivo, funcional e com aquele tom "cartoonesco" que tão bem assenta em histórias humorísticas. As próprias expressão faciais desenhadas por Álvaro já são, muitas vezes, meio caminho andado para que esbocemos um sorriso.

Num formato horizontal (italiano), a edição pela chancela Insónia Edições, apresenta cada mole e um papel (ligeiramente) brilhante que, a meu ver, funciona bem neste tipo de histórias. No final do livro, há espaço ainda para uma pequena galeria de esboços. Alguns feitos em toalha de papel de restaurante. Certamente, atrevo-me a especular, resultantes do convívio de uma Tertúlia BD de Lisboa.

Em conclusão, José Pinto Carneiro e Álvaro trazem-nos mais um livro onde impera a boa disposição, a crítica social e a capacidade para remeter uma coisa positiva, como o poder de voar, para algo verdadeiramente catastrófico! Pelo menos, para a vida de um típico funcionário das finanças. Exceção seja feita à vida sexual deste homem, onde o céu passa a ser o limite para boas e ritmadas cambalhotas!


NOTA FINAL (1/10):
7.0


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Ficha técnica
Homem Voador
Autores: José Pinto Carneiro e Álvaro
Editora: Insónia Edições
Páginas: 64, a preto e branco
Encadernação: Capa mole
Lançamento: Setembro de 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário