terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Análise: Muitos Anos a Virar Páginas


Muitos Anos a Virar Páginas, de Hugo Pinto

Fazer um artigo de análise a um livro escrito por mim é algo que pode parecer estranho - e é - e é mesmo por isso que, desta vez, cedo o meu papel de crítico a outras pessoas que leram o livro e quiseram dar a sua opinião, que agradeço.

Abaixo poderão encontrar, portanto, várias opiniões que fui recolhendo desde que o meu livro Muitos Anos a Virar Páginas, um livro sobre a edição de banda desenhada em Portugal, foi publicado, há uns meses, pela editora Escorpião Azul.

Logicamente, cada autor é - ou deve ser - o primeiro crítico do seu trabalho. E isso também se aplica a mim. Olhando para este meu primeiro livro, posso dizer-vos que lhe deteto vários erros e várias coisas que, se fosse hoje, teria feito - ou teria pedido que fosse feito - de forma diferente. Não obstante, também não escondo que este é um livro do qual eu me orgulho e que, mais importante que isso, eu gostaria de ler, mesmo que tivesse sido escrito por outra pessoa, pois ganha-se muita informação através das dez entrevistas que aqui estão presentes.

Mas, bem, chega de ser eu a falar sobre o meu livro. Dou agora a palavra a algumas individualidades relevantes da banda desenhada em Portugal, às quais agradeço, e deixo a porta aberta a leitores e amigos que queiram contribuir para este artigo com a sua opinião sobre o livro Muitos Anos a Virar Páginas. Se me enviarem as vossas opiniões, não terei problemas em partilhá-las por aqui. Fica feito o convite.

-/-

"Escrito a propósito da comemoração dos 10 anos da existência da editora Escorpião Azul, Muitos Anos a Virar Páginas reúne entrevistas realizadas por Hugo Pinto a vários editores de banda desenhada em Portugal, dando espaço para que estes falem do mercado, da editora e da sua perspectiva de edição. É, por isso, um daqueles livros de aquisição obrigatória para quem gosta de banda desenhada e pretende perceber um pouco mais da vertente de edição. (...) De editor em editor, Hugo Pinto vai prosseguindo numa linha condutora semelhante, que se adapta a cada um dos entrevistados, de acordo com a abertura ou com as pistas que cada um lhe vai dando, e, desta forma, revelando alguns episódios inusitados e opiniões mais controversas. Cada um dos entrevistados tem um estilo muito próprio e este transparece na evolução das entrevistas e no tipo de respostas que dão. (...) Entrevistam-se muitos autores e muitos desenhadores, mas poucos editores. Neste caso, a melhor leitura de não ficção deste ano é o livro Muitos Anos a Virar Páginas, em que Hugo Pinto reúne várias entrevistas feitas a editores de banda desenhada em Portugal." 
Cristina Alves, autora do blog Rascunhos


"Hugo Pinto tem feito um pouco de história nesta 9ª arte no nosso país. (...) São dez conversas a destapar o que é editar banda desenhada no nosso país e isso cheira desde logo a aventura (...) É um notável contributo para a história da banda desenhada portuguesa."
Luís Caetano, Jornalista e Radialista da Antena 2


"Este é mais um sinal da (tentativa de?) afirmação do mercado português de banda desenhada. Não enquanto exemplo único, mas juntando-se a outras edições não 'de' banda desenhada mas 'sobre' esta forma narrativa que têm surgido esporadicamente. (...) Entrevistas longas e ricas, entremeadas com algumas fotos e caricaturas dos editores, que vão além da actividade em si, procurando perceber, no seu passado, nos seus hábitos de leitura, na sua formação, em quem são, a razão porque editam e porque editam o que editam. (...) Se senti no livro a ausência - por razões que desconheço - de alguém da ASA, da Devir e da G. Floy, que alargariam o leque e as perspectivas, a verdade é que Hugo Pinto consegue dar-nos um retrato abrangente do momento actual da edição da BD no nosso país e, mais do que isso, tornar mais 'reais' e 'humanas' as pessoas que estão por detrás dos livros cuja leitura tanto prazer nos dá".
Pedro Cleto, jornalista e autor do blog As Leituras do Pedro


"Um belo LIVRO DE ENTREVISTAS COM EDITORES DE BD EM PORTUGAL, que recomendo vivamente a quem quer saber um pouco mais o que distingue os catálogos das nossas diferentes editoras, as suas histórias, as diferentes maneiras de olhar para o mercado...  Enfim...  Entrevistas nada enfadonhas, onde a voz de cada entrevistado se faz ouvir na leitura e onde nenhuma pergunta ficou por responder."
Dário Duarte AKA Derradé, autor de banda desenhada e um dos autores das dez ilustrações presentes no livro


"Um documento importante para perceber as diferentes perspectivas editoriais, logo pessoais, de quem publica BD em Portugal e sofre com os constrangimentos de um nicho de mercado precário e flutuante.
'Tá bacano. Até comprava, mas ofereceram-me um."
Mário Freitas, editor, autor, livreiro da Kingpin Books e um dos entrevistados no livro


"Com uma capacidade incrível para pôr à vontade os entrevistados, com a boa disposição que estes responderam ao desafio, o Hugo conseguiu levar-me a ouvir as vozes destas pessoas, com todos os seus trejeitos e maneirismos, e até mesmo visualizar mentalmente as posições físicas e posturas que estas iam adotando ao longo das entrevistas. Foi com muita curiosidade que me embrenhei no livro e surpreendi-me. Não estava à espera de aprender tanto, de ficar a conhecer melhor uma série de pessoas com quem lido muitas vezes e de perceber muitos dos meandros da edição de Banda Desenhada neste nosso retângulo com vista para o Atlântico. Parabéns, Hugo Pinto e Escorpião Azul, por me terem proporcionado algumas horas de prazer de leitura!"
Maria João Nunes, Livreira da Cult.


"Dentro de 20, 30 anos, num futuro mais ou menos próximo, quando qualquer investigador quiser estudar a Banda Desenhada em Portugal no primeiro quartel do século XXI, uma referência fundamental será “Muito anos a virar páginas”. Incontornável para entender a explosão da Banda Desenhada na 2ª década do século, mesmo com as óbvias lacunas de Marcos Farrajota (Chili com Carne), Luís Saraiva (ASA) e da Devir."
Rui Cartaxo, Especialista em Banda Desenhada


"Entrevistas cheias de pormenores sobres os bastidores da edição de BD em Portugal com algumas picardias pelo meio e também muitas frases que são ótimas para retirar do contexto."
Rui Alves de Sousa, Radialista da Antena 1 e autor do programa Pranchas e Balões


"Estranhamente, foi uma agradável surpresa. E porquê estranhamente? Normalmente, não aprecio muito livros biográficos ou de entrevista e também não acho a capa apelativa (...) Revelou-se uma leitura muito interessante. Talvez por conhecer minimamente, a maior parte dos entrevistados e considerá-los amigos, senti que estavam a conversar comigo, aqui ao meu lado. Consegui confirmar algumas opiniões sobre a postura de cada um face à BD e ao mesmo tempo ler nas entrelinhas. Sinto que fiquei a saber mais sobre o mundo da edição e sobre as personalidades dos entrevistados, e gostei."
Luísa Louro, esposa e agente de Luís Louro, autor de banda desenhada




-/-


Ficha técnica
Muitos Anos a Virar Páginas
Autor: Hugo Pinto, a partir das entrevistas feitas a Jorge Deodato e Sharon Mendes (Escorpião Azul), Rui Brito (Polvo), Mário Freitas (Kingpin Books), José Hartvig de Freitas (A Seita), Bruno Caetano (Comic Heart), Ricardo M. Pereira (Ala dos Livros), Silvia Reig (Levoir), João Miguel Lameiras (A Seita), Vanda Rodrigues (Arte de Autor) e Guilherme Valente (Gradiva)
Ilustrações de: Paulo J. Mendes, Derradé, Rita Alfaiate, Pepedelrey, Inês Garcia, Luís Louro, João Gordinho, Ricardo Santo, Álvaro e João Amaral.
Prefácio: Maria José Magalhães
Capa: Sharon Mendes
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 256, a preto e branco
Encadernação: Capa mole, com badanas
Formato: 17 x 24 cm
Lançamento: Março de 2024


Sem comentários:

Enviar um comentário