quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Análise: Toda a Mafalda - Edição Integral

Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House

Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House
Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino

Não há muito que não tenha sido dito ou escrito sobre Mafalda, uma das mais icónicas personagens, não só da banda desenhada, como da cultura popular do último século. Originalmente criada pelo argentino Quino, esta é uma personagem que nos últimos 60 anos tem estado próxima de todos nós. Portanto, acho difícil que alguém não conheça tão simbólica e acutilante personagem.

A obra continua, pois, atual e relevante, oferecendo uma crítica perspicaz à sociedade, à política e à condição humana através das perguntas diretas e genuínas de uma criança. Com humor inteligente e sensibilidade, Quino construiu um retrato atemporal da humanidade, explorando temas que ainda ressoam nos dias de hoje.

Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House
Mafalda é uma criança precoce, curiosa e inconformada, que observa o mundo ao seu redor com um misto de ingenuidade e sagacidade. As suas reflexões e perguntas desconcertantes frequentemente colocam os adultos em situações embaraçosas, revelando as contradições da sociedade. Ao longo das suas inúmeras tiras, Mafalda revela preocupações com a paz mundial, com os direitos humanos, com a injustiça social e com as guerras, ao mesmo tempo que, naturalmente, lida com os desafios típicos da infância, como a escola, as brincadeiras ou a relação com os seus amigos.

Além do conteúdo, o estilo de ilustração de Quino contribuiu significativamente para o impacto das tiras. O seu traço expressivo e dinâmico dá vida às personagens e às situações com grande riqueza de detalhes, e o uso estratégico do enquadramento e da composição visual permite um reforço das piadas e do tom crítico das histórias, tornando a leitura ainda mais envolvente.

A par da relevância intrínseca à obra, Mafalda também tem um valor histórico e cultural inestimável. A personagem tornou-se num símbolo do pensamento crítico e da liberdade de expressão, sendo reconhecida em quase todo o mundo, com a sua popularidade a transcender gerações, influenciando leitores de diferentes idades e contextos. Mafalda é, pois, e há mais de 60 anos, um reflexo do inconformismo, da resistência e da esperança por um mundo melhor.

Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House
E foi precisamente a propósito da comemoração dos seus 60 anos, que a editora Iguana (chancela do grupo Penguin) lançou no ano passado este "peso pesado", com mais de 600 páginas, que reúne todas as tiras de Mafalda publicadas entre 1964 e 1973. Relembro que edição semelhante já havia sido lançada pela editora Verbo, a propósito do 50º aniversário da personagem, há 10 anos. 

Com o passar dos anos e com a posterior compra dos direitos de publicação da obra por parte do Grupo Penguin, essa edição integral dos 50 anos da Verbo foi deixando de estar presente no mercado. De resto, convém dizer, a Iguana já lançou recentemente outros livros de Mafalda, como O Indispensável da Mafalda, Mafalda: Feminino Singular, Mafalda para Miúdos ou Mafalda: O Que é o Amor?. No entanto, e tratando-se de uma edição integral comemorativa dos 60 anos da personagem, é exatamente este Toda a Mafalda o livro que mais vos posso recomendar.

Esta bonita edição em capa dura, com bom papel baço no interior, boa encadernação e boa impressão, conta ainda com uma elegante fita de tecido marcadora. Mas é no belo conteúdo dos extras no interior do livro que assenta a qualidade e o esforço editorial que a Iguana colocou nesta obra.

Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House
Esta edição assume-se como uma autêntica "bíblia" sobre Mafalda em que nada ficou deixado ao acaso. Para além de todas as tiras, a edição apresenta um prefácio de Umberto Eco, uma biografia de Quino, uma contextualização das personagens e das várias fases de publicação de Mafalda, bem como homenagens ilustrativas de outros autores ou comentários de personalidades famosas portuguesas e internacionais sobre Mafalda, das quais posso destacar Gabriel Garcia Márquez, Capicua, Ana Markl, Susana Romana, entre muitos outros. Além dos textos, convém referir que o livro está repleto de fotografias e ilustrações que o tornam ainda mais apelativo.

Uma coisa em que a Iguana está de parabéns é que não se limitou a adquirir uma edição integral estrangeira, a traduzi-la e a publicá-la. Ao invés, procurou que os textos informativos tivessem sempre em conta a realidade portuguesa e ainda lhes juntou homenagens com ilustrações de autores portugueses (Joana Mosi, Filipa Beleza ou Nuno Caravela) além dos já mencionados comentários de individualidades portuguesas.

Gostaria que o livro, na parte dos textos e das imagens, fosse a cores, mas compreendo que essa opção poderia encarecer mais o livro. Aceita-se.

É uma verdadeira homenagem que culmina numa das melhores edições do ano passado e, certamente, na melhor edição de banda desenhada da Iguana.

Em suma, Toda a Mafalda não é apenas uma reunião integral de tiras humorísticas, mas um verdadeiro documento sobre uma das mais emblemáticas personagens de sempre com um olhar incrivelmente atual sobre a sociedade contemporânea. Com humor refinado e uma visão aguçada da realidade, Quino criou uma obra-prima que continua a cativar leitores e a provocar reflexões profundas. Toda a Mafalda é, sem dúvida, uma leitura essencial para aqueles que apreciam humor inteligente e uma crítica social perspicaz.


NOTA FINAL (1/10):
9.7


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-


Toda a Mafalda - Edição Integral, de Quino - Iguana - Penguin Random House

Ficha técnica
Toda a Mafalda - Edição Integral
Autor: Quino
Editora: Iguana (Penguin Random House)
Páginas: 608, a preto e branco
Encadernação: Capa dura
Formato: 200 x 280 mm
Lançamento: Outubro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário