Na última semana foram publicados, à vez, os nomeados para as diversas categorias dos Prémios da Banda Desenhada da Crítica Portuguesa, VINHETAS D'OURO 2024.
Agora é tempo de agrupar, num só artigo, todos esses 48 nomeados. E, este ano, há dados interessantes sobre as nomeações!...
Aproveito para dizer que os jurados se encontram neste momento a fechar as votações finais. Como habitual, a Gala dos Prémios deverá ocorrer no mês de Março, numa data a anunciar.
Quero dar dar os parabéns a todos os autores e editores que viram as suas obras nomeadas, em resultado do seu bom trabalho em 2024. Desejo a melhor das sortes a todos eles.
Estatística
Este ano, há várias editoras que têm o seu melhor ano de sempre ao nível de nomeações nos VINHETAS D'OURO. Mas já lá irei.
As duas editoras com maior número de nomeações são, tal como no ano passado, A Seita (10 nomeações) e a Ala dos Livros (9 nomeações).
Em terceiro lugar, aparecem três editoras com 6 nomeações cada: a Arte de Autor, a Comic Heart e a LeYa. Estas duas últimas editoras têm, em termos de nomeações, o seu melhor ano até à data.
Segue-se a Levoir, com 5 nomeações, que também tem o seu melhor ano.
Com 4 nomeações, aparecem 3 editoras: a Escorpião Azul, a Devir e o Grupo Penguin.
A Kingpin Books, também no seu melhor ano de sempre, soma 3 nomeações, enquanto editora, além da nomeação enquanto loja.
Por fim, nota para a editora independente Gorila Sentado, que se estreia nas nomeações (com logo 2 nomeações) e para a editora Polvo que, embora apenas tenha 1 nomeações, consegue esse feito na categoria mais apetecível dos prémios: Melhor Obra de Autor Nacional.
Em termos de obras, este ano temos três pesos pesados nacionais ao nível das nomeações. Sem surpresas, Luís Louro volta a ver a sua obra, neste caso O Corvo VII - O Despertar dos Esquecidos, amplamente nomeada, com 3 nomeações. Com as mesmas 3 nomeações - e nas mesmas categorias - aparece-nos Fojo, de Osvaldo Medina. Finalmente, e também com 3 nomeações, temos O Atendimento Geral, de Paulo J. Mendes.
Nota ainda para as 2 nomeações arrecadadas por Manuel Morgado, com o seu A Dama Pé de Cabra. André Morgado tem duas nomeações com obras distintas (Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil e Farsa de Inês Pereira), bem como Ricardo Santo (Boarding Pass e O Crime do Padre Amaro).
Em termos de obras estrangeiras, apenas uma delas reúne duas nomeações: Na Cabeça de Sherlock Holmes, de Cyril Lieron e Benoit Dahan.
Mais abaixo, deixo-vos com todos os nomeados:
Sem comentários:
Enviar um comentário