quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Análise: Os Grandes Nomes do Macabro

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir
Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix

Uma das obras lançadas na última Coleção de Novelas Gráficas da Levoir e do jornal Público, foi este Os Grandes Nomes do Macabro, que reúne vinte histórias de terror do autor Joan Boix, um dos célebres nomes da banda desenhada espanhola clássica.

Esta antologia conta com histórias que foram originalmente publicadas entre as décadas de 1970 e 1980 em revistas como Dossier Negro, S.O.S. e Creepy.

E alguns dos contos presentes neste livro são adaptações de obras de célebres escritores como Franz Kafka, H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe, Gustavo Adolfo Bécquer, Arthur Conan Doyle, Victor Hugo, Fitz-James O'Brien, Robert Block e Hudson Irish. Outros, são narrativas originais de Boix.

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir

Na parte das adaptações, é de salientar que Boix demonstre habilidade na forma como transpõe para  a banda desenhada a essência das obras literárias originais. Especialmente se tivermos em conta que algumas destas histórias são muito curtas em dimensão. Não obstante, Boix revela boa capacidade de síntese para conseguir oferecer um vislumbre e/ou homenagem às obras originais.

Algo bastante positivo é que as histórias da autoria de Boix não ficam nada atrás em termos qualitativos e até conseguem, em alguns casos, apresentar conceitos e enredos mais inovativos do que o expectável para o género. Os temas explorados são os clássicos do género do terror: uns com a presença de criaturas fantásticas e assustadoras, outros com assassinatos, que procuram, acima de tudo, instigar o leitor a refletir sobre a natureza humana e sobre os seus medos mais profundos. Há sempre uma moral em cada uma das histórias. A presença de mulheres sensuais em alguns destes contos também adiciona uma camada de complexidade e beleza visual à narrativa, levando a ponderações sobre o desejo e sobre a moralidade.

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir
Se é verdade que algumas das histórias nos levam a uma bem-vinda reflexão, também é verdade que algumas delas se apresentam demasiado superficiais em termos de desenvolvimento, o que é explicável pelo facto de alguns contos serem curtos em demasia, deixando, por isso, algumas pontas soltas no enredo. É claro que isto pode ser atribuído à dimensão curta das histórias, que nem sempre permite uma exploração mais profunda dos temas propostos. 

Ainda assim, a combinação de narrativas adaptadas e originais oferece uma variedade que mantém o interesse do leitor ao longo da obra, concedo.

Esta foi, quanto a mim, a obra mais "fora da caixa" desta última Coleção de Novelas Gráficas. E não o refiro como sendo uma coisa boa nem negativa. Mas sim por me parecer uma proposta deveras diferente dos demais títulos incluídos na coleção. Talvez por isso, tenha agradado muito a alguns leitores e, ao mesmo tempo, desagradado muito a outros. Sendo demasiado "fora da caixa" ou não, aceita-se a aposta da editora pela celebração do trabalho de um autor clássico que vale a pena conhecer.

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir
As belas ilustrações de Boix são, por ventura, o grande destaque deste livro. Com um traço realista a preto e branco puro, que me remeteu para autores como Mandrafina ou, especialmente, para os recentes Drácula e Frankenstein de Georges Bess, Joan Boix assume-se como um virtuoso no desenho, com as suas ilustrações detalhadas, elegantes e expressivas a complementarem perfeitamente o tom sombrio das histórias, criando uma experiência imersiva para o leitor. 

A edição da Levoir, à boa maneira dos outros livros da coleção, apresenta capa dura baça com bom papel baço no miolo. A impressão e a encadernação também são boas. A edição inclui ainda um dossier de extras da autoria de Antoni Arigita, que nos oferece uma biografia detalhada de Joan Boix. Este complemento enriquece a compreensão do leitor sobre a trajetória do autor e o contexto em que as suas histórias foram produzidas, proporcionando uma visão mais ampla da contribuição do autor espanhol para o género do terror em banda desenhada.

Em suma, Os Grandes Nomes do Macabro é uma interessante antologia de vinte histórias curtas de terror, que destaca o desenho virtuoso de Joan Boix e o seu talento tanto como adaptador, como criador original. Adicionalmente, além de demonstrar o cariz eclético da Coleção de Novelas Gráficas da Levoir e do Público, é uma obra especialmente direcionada para os fãs do terror e do fantástico.


NOTA FINAL (1/10):
7.6


Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Os Grandes Nomes do Macabro, de Joan Boix - Levoir

Ficha técnica
Os Grandes Nomes do Macabro
Autor: Joan Boix
Editora: Levoir
Páginas: 168, a preto e branco
Encadernação: Capa dura
Formato: 195 x 270 mm
Lançamento: Setembro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário