quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Novo livro de BD sobre deficiência junta alguns dos mais importantes autores portugueses!



É uma notícia que há muito vos queria dar e é hoje que, finalmente, o faço! E em primeiríssima mão!

Está a chegar um novo livro de BD, intitulado inVISÍVEIS, que junta grandes nomes da banda desenhada nacional, como Daniel Maia, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende!

Trata-se de uma antologia de histórias curtas de banda desenhada, lançada pela CERCIOEIRAS, a propósito da comemoração dos seus 50 anos de existência! Um projeto, no mínimo, inovador, já que nada semelhante foi feito até à data por uma instituição semelhante.

Assinalar o 50º aniversário lançando um livro de banda desenhada sobre um tema tão poucas vezes comentado, é algo que merece os meus aplausos!

Posso dizer-vos que participei ativamente no livro, fazendo a coordenação do projeto e sendo argumentista de quatro(!) das seis histórias que compõem o livro. É a minha estreia na produção de BD, portanto. Estou extremamente orgulhoso e satisfeito de ver nascer as minhas primeiras histórias de banda desenhada e, ainda por cima, pelas mãos de autores/ilustradores de quem sou confesso admirador. Dizer que é um sonho tornado realidade não é, portanto, exagero da minha parte.

São histórias que falam sobre o tema da deficiência, como é viver com estas dificuldades e qual é o papel de todos nós numa sociedade que pode e deve fazer mais por todos os que são deficientes.

Todos os autores, sem exceção, fizeram um ótimo trabalho, asseguro-vos!

A maravilhosa capa do livro é da autoria de Jorge Coelho e a legendagem de uma das histórias foi feita por Mário Freitas que, generosamente, também contribuiu com o seu know how para este projeto de grande envergadura.

O livro deverá ter apresentação no Amadora BD, no dia 2 de Novembro, domingo, às 17h20, com presença dos autores, minha e dos responsáveis da CERCIOEIRAS. Está-se a trabalhar também no sentido de se organizar um lançamento do livro além desta apresentação no Amadora BD e, nesse sentido, voltarei ao tema assim que tiver mais informações.

O livro será editado em capa dura, contando com 48 páginas e um formato de 21 x 29,7 cm.

Como devem imaginar, estou super entusiasmado com isto!

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse da obra e com uma página de cada um dos ilustradores que colaboram no livro.


inVISÍVEIS, de Daniel Maia, Hugo Pinto, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende

Seis histórias de BD. 

Seis olhares. 

Um mesmo compromisso com a inclusão.

Para assinalar os 50 anos da CERCIOEIRAS, seis dos mais relevantes ilustradores da banda desenhada contemporânea portuguesa reúnem-se numa obra única, coordenada por Hugo Pinto.

Cada história cruza o universo da deficiência com a missão transformadora da CERCIOEIRAS, dando voz a experiências reis, imaginadas e sentidas.

Entre o traço e a palavra, esta antologia de banda desenhada celebra a diversidade, a empatia e a força de uma Organização que, há meio século se dedica a Integrar a Diferença, Construir a Inclusão.



-/-

Ficha técnica
inVISÍVEIS - Histórias de Banda Desenhada que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência
Autores: Daniel Maia, Hugo Pinto, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende
Editora: CERCIOEIRAS
Páginas: 48, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 21 x 29,7 cm










2 comentários:

  1. Parabéns Hugo pela iniciativa. Tomara que mais entidades públicas e privadas estivessem atentas á BD como meio de promoção, divulgação, ensino ou simples lazer. Espero que o livro tenha a exposição e destaque que merece e, quem sabe, possa ser licenciado para outros mercados. Só uma questão: os proventos da venda revertem para a CerciOeiras e autores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas gentis palavras, António, e por ser presença constante neste espaço. Sim, confirmo que os proveitos das vendas revertem diretamente para a CERCIOEIRAS.

      Eliminar