segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

VINHETAS D'OURO 2021: São estas as séries nomeadas ao prémio MELHOR SÉRIE DE BANDA DESENHADA!


Este ano temos uma nova categoria cuja existência, acredito, é bastante pertinente para uns prémios como os VINHETAS D'OURO. São títulos que, de forma isolada, poderiam perder alguma da sua força face aos prémios mas que, de forma compacta, isto é, olhando para o conjunto da série editada, certamente ganham outra força junto dos leitores e crítica, que também merece ser assinalada. Falo, portanto, da nova categoria MELHOR SÉRIE DE BANDA DESENHADA.

É importante ter em conta que no Regulamento dos prémios está bem patente que a condição para que as séries de bd sejam tidas em conta para figurar nos nomeados é que tenham sido terminadas durante o ano transato que, neste caso, é o ano 2021.

Não invalida que os autores de qualquer uma destas séries não as decidam continuar no futuro ou fazer spinoffs. Não obstante, à data destes prémios, estas séries estão fechadas e totalmente publicadas em Portugal.

Parabéns a todos os nomeados e às respetivas editoras que apostaram nestes livros!

Qual será a obra vencedora? É algo que saberemos na Gala dos VINHETAS D'OURO!


Criminal
Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
Editora: G. Floy Studio
-/-
Sabe mais sobre esta série, aqui.







Peter Pan
Autor: Régis Loisel
Editora: ASA
-/-
Sabe mais sobre esta série, aqui.


Long John Silver
Autores: Xavier Dorison e Mathieu Luffray
Editora: ASA
-/-
Sabe mais sobre esta série, aqui.




Verões Felizes
Autores: Zidrou e Jordi Lafebre
Editora: Arte de Autor
-/-
Sabe mais sobre esta série, aqui.



Nestas 4 nomeações, temos 3 editoras nomeadas. A ASA (Peter Pan e Long John Silver) estreia-se com duas nomeações nos VINHETAS D'OURO nesta categoria, enquanto que as outras duas nomeações são para as editoras G. Floy Studio (Criminal) e Arte de Autor (Verões Felizes).  Também é a primeira vez que a G. Floy Studio é nomeada nos VINHETAS D'OURO.

Nota para o facto do segundo volume da série Verões Felizes, ter vencido  prémio de MELHOR ÁLBUM ESTRANGEIRO na edição do ano passado destes prémios.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Também é muito bom, sim. E até posso adiantar que esteve na shortlist para ser um dos nomeados. Mas acabou por não ficar entre os 4 com mais votos. :)

      Eliminar