Hoje é dia de vos dar a conhecer algumas das novidades que a Arte de Autor tem planeadas para o primeiro semestre de 2022!
Os fãs de séries como Armazém Central, Duke, Spaghetti Bros, Agatha Christie podem estar certos que a editora deverá continuar a publicar essas séries em 2022. Bem como outras obras que Vanda Rodrigues, responsável da editora, enumera mais abaixo.
Mal posso esperar por alguns destes livros!
Entrevista
1. Qual é o balanço que fazes do ano de 2021, relativamente à Arte de Autor? Com o regresso dos eventos presenciais podemos falar de um regresso à normalidade ou, ainda assim, ainda consideras um ano muito atípico?
Para nós o ano de 2021 tem sido bastante positivo, face às expectativas que tínhamos.
A abertura das livrarias a partir do 2º trimestre deu um incremento acentuado nas vendas e os eventos deram-nos a possibilidade de interagir com os amantes de BD, o que se traduz sempre numa grande mais-valia, pois valorizamos muito ouvir e partilhar as ideias além de terem contribuído muito favoravelmente para as vendas.
Assim o balanço final é que, embora não estejamos ainda ao nível de 2019, estamos no bom caminho.
2. A editora viu-se forçada a passar para 2022 alguns livros que estavam inicialmente previstos para 2021? Quais?
Mantivemos o nosso plano de publicações inicial. O ano de 2020 já nos tinha alertado que não podíamos contar com as co-edições europeias pelo que adaptámos o plano à nova realidade reduzindo o número. Só temos um título adiado para 2022 mas porque o autor se atrasou e ainda não temos data para essa publicação.
3. Mesmo admitindo que ainda não tenhas dados finais, qual foi o vosso campeão de vendas de 2021?
Por agora o campeão de vendas é Jordi Lafebre. Os livros Apesar de tudo em que se estreia como argumentista e desenhador, a par com o Verões Felizes 3 – A fuga | As Giestas são o nosso top de vendas do ano. E, como o Oceano Negro só foi publicado em dezembro, só teremos as vendas deste ano fechadas em meados do 1º semestre, mas é um forte candidato.
Todos os títulos estão em linha com aquilo que esperávamos e não temos neste momento nenhum que possamos afirmar que tenha ficado muito abaixo dos restantes. O livro que no ano passado tinha ficado abaixo das nossas expectativas – Castelo dos Animais – Miss Bengalore, recuperou este ano com a publicação do 2º volume – As margaridas do Inverno e contamos publicar o 3º volume - A noite dos justos, logo que esteja concluído, no 3º trimestre de 2022.
5. Se em 2020, a Arte de Autor editou em parceria com A Seita um livro de Jorge Miguel, em 2021, o número de obras publicadas pelas duas editoras em conjunto subiu para três. Podemos afirmar que esta é uma parceria para o futuro? Que mais livros publicará a Arte de Autor em conjunto com A Seita em 2022?
Sim, seguramente podemos afirmar que sim. Esta é uma parceria para o futuro e este semestre vamos publicar o volume 2 do Combate Quotidiano.
6. Que obras tem a Arte de Autor agendadas para lançar durante o primeiro semestre de 2022?
Vamos publicar mais 2 livros da Agatha Christie – Hércule Poirot – Crime no campo de Golf adaptado pelos mesmos autores do livro Crimes do ABC, e Miss Marple – Hotel Bertram, pela mesma dupla que adaptou o Cadáver na biblioteca, Spaghetti Bros 3 de Trillo e Mandrafina, Duke 6 – Além da pista, Branco em Redor, de Lupano e Fert, Corto Maltese – As Helvéticas e Mû, bem como a reedição da Balada do Mar Salgado e ainda A vingança do Conde Skarbeck, de Rosinski e Yves Sente.
Hércule Poirot – Crime no campo de Golf
Miss Marple – Hotel Bertram
Spaghetti Bros 3
7. E para o segundo semestre? Podes levantar o véu em relação a alguma(s) obra(s)?
Iremos certamente finalizar a série Armazém Central e aguardamos datas para a continuação das séries Os Filhos de El Topo, bem como um livro Corto Maltese, pela dupla Canales e Pellejero.
Certamente teremos alguma outra novidade que divulgaremos oportunamente.
Armazém Central (último volume duplo que reunirá os tomos 8 e 9)
Bons lançamentos! Parecem também mais abertos e apelativos que os representantes da Devir.
ResponderEliminarBons lançamentos, sim! Da Arte de Autor, tenho registado sempre uma grande abertura e vontade de colaboração por parte da pessoa responsável, sim.
EliminarÉ muito bom que exista esta abertura, penso que as editoras só têm a ganhar, uma vez que há muitos leitores que compram BD lá fora. Esta pode ser uma forma de ajudar a manter os leitores no mercado PT-PT.
ResponderEliminarConcordo totalmente, Olga. Anunciando as obras que têm pensadas para sair, faz com que muitos leitores optem por aguardar pelas obras em português em vez de as comprarem em línguas estrangeiras. Além de que também permite que os leitores comecem a fazer "contas à vida" no sentido de planearem as obras que mais querem comprar com antecedência.
Eliminar