O Mestre José Ruy, figura incontornável da banda desenhada nacional, até pode ter falecido em 2022. Mas o seu legado, a sua relevância e a sua arte continuam a fazer história!
Foi no passado dia 11 de Julho que foi atribuída a José Ruy, a título póstumo, e pelas mãos do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a condecoração de Grande-Oficial da Ordem do Mérito!
Este foi, portanto, um dia histórico, pois, segundo o que pude apurar junto do editor da Polvo, Rui Brito, nunca semelhante título honorífico tinha sido dado a alguma individualidade da banda desenhada nacional!
Ora, este acontecimento é, pois, um motivo de festa, de celebração e de vitória para a banda desenhada nacional que, a pouco e pouco, e com o esforço de todos, vai alcançando mais notoriedade em Portugal, mas também é, claro está, uma justa e honrosa homenagem a José Ruy, uma pessoa espantosa que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e um artista com uma longevidade e dedicação que merece todas as vénias possíveis.
Estou muito contente com mais este passo que a banda desenhada nacional e José Ruy acabam de conquistar!
Jamais serás esquecido, José Ruy!
EDIT: O meu amigo e autor Daniel da Maia informou-me que José de Matos-Cruz já havia recebido, no passado dia 10 de Abril de 2024, o título de "Comendador da Ordem do Mérito", por parte de Marcelo Rebelo de Sousa. Mesmo assim, e conforme o site da Presidência, José de Matos-Cruz foi agraciado enquanto "historiador e investigador cinematográfico".
Sendo títulos diferentes, o importante a reter é que em poucos meses foram duas as individualidades a serem agraciadas com homenagens por parte da Presidência da República. O que é algo a louvar!
O Doutor Guilherme de Oliveira Martins iniciou o processo em vida de José Ruy, sem a família saber- O covid empatou e o falecimento logo a seguir.......Ninguém pensava que o José Ruy estava doente. Em 2022 ele ainda foi a Moura e a Beja duas vezes pelo Festival e pelo museu. Novembro foi rápido! O Dr Oliveira Martins em princípios de 2024 deu conhecimento â família e depois deu seguimento a título póstumo. A verdade é esta. Calhou assim não foi a ideia inicial. Maria Fernanda Pinto
ResponderEliminar4 m
Obrigado pela partilha, cara Fernanda! Um abraço!
Eliminar