quinta-feira, 11 de julho de 2024

Análise: Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras

Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio

Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio
Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott

Face àquilo que a G. Floy Studio nos habituou em anos recentes, a editora tem decrescido, de há um par de anos para cá, o seu número de edições. Mas mesmo sendo as suas edições em menor número, a editora tem conseguido trazer-nos boas obras de banda desenhada. Black Magick, a sua mais recente aposta, é apenas mais um exemplo.

A autoria desta obra, que a editora reúne num só volume, pertence a Greg Rucka (autor de séries como Stumptown, Lazarus ou A Velha Guarda), no argumento, e a Nicola Scott, nas ilustrações. 

Black Magick é uma obra que mescla elementos de mistério e de thriller policial com o sobrenatural. Poderá parecer algo por ventura mais inusitado, mas que, tenho que admitir, funciona bem. E acreditem que até estava um pouco cético quando iniciei a leitura.

Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio
A história centra-se em Rowan Black, uma detetive da polícia, que, além da sua profissão, também gosta, nas suas horas vagas, de ser bruxa praticante num culto local. O equilíbrio entre estas duas facetas da sua vida é, pois, posto à prova quando Rowan passa a ser o alvo de forças sobrenaturais e inimigos desconhecidos que ameaçam tanto a sua vida profissional quanto pessoal. Esta dualidade da personagem, da trama e do próprio tema da obra, é explorada pelo argumentista Greg Rucka de forma profunda, mostrando os conflitos internos e externos que Rowan enfrenta. E esta dicotomia acaba por ser particularmente interessante devido a Rowan Black perseguir o responsável por uma série de crimes, e, paralelamente, acabar ela própria perseguida por forças ocultas. Esta vertente algo cíclica do enredo acaba por impactar o leitor.

Já conhecia a obra - não de a ter lido, mas sim de ter lido sobre a mesma - e devo dizer que, inicialmente, este duplo género policial-sobrenatural até me estava a deixar de festa franzida. Lá estamos nós sempre com preconceitos... eu inclusive! No entanto, à medida que fui mergulhando na leitura, foi bom deixar-me levar pela trama criada por Greg Rucka que, felizmente, até é bem mais policial do que sobrenatural. É claro que essa vertente mais fantástica da obra está sempre presente, mas não consegue tomar conta da narrativa. Pelo menos durante este livro, já que a história ainda fica aberta. E esta prevalência do aspeto policial face ao aspeto sobrenatural torna o livro, para os meus gostos pessoais, muito mais maduro, verossímil e agradável para ler.

Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio
De resto, a investigação criminal de Rowan acaba por ficar intricadamente ligada aos elementos mágicos, criando uma trama densa e multifacetada, e fazendo com que história avance a um ritmo bem balanceado, misturando momentos de tensão com revelações surpreendentes.

Se a história, sem ser algo de maravilhoso, funciona bem, a estrela da companhia desta obra é o trabalho de Nicola Scott nas ilustrações. O seu desenho em tons de sépia apresenta um traço hiper realista que tem o condão de deixar o leitor de boca aberta. Os desenhos não só são muito realistas, carregados de detalhes impressionantes, como também apresentam uma qualidade inegável ao nível de cenários, expressividade das personagens, linguagem corporal ou até mesmo nas cenas de maior ação. O uso de tons sombrios e a técnica de sombreado criam uma atmosfera de mistério e tensão, apropriada para o tom da história. As sequências de ação são dinâmicas e bem coreografadas, enquanto os momentos mais introspetivos são capturados com expressividade.

A escolha de uma paleta de cores predominantemente monocromática, com toques ocasionais de cores vibrantes para acentuar momentos mágicos ou dramáticos, é uma decisão estilística eficaz. Isso não destaca apenas os elementos sobrenaturais, como também contribui para a atmosfera noir da série.

Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio
É, sem dúvida, um trabalho sublime ao nível do desenho que, só por si, já chama interessados para a série. Embora não seja o caso, pois o trabalho de Rucka também me deixou agradado, o desenho de Nicola Scott é de tal forma belo que, mesmo que a história não fosse minimamente interessante, já justificava a compra do livro.

A edição da G. Floy Studio é muito boa! O livro apresenta capa dura baça e bom papel brilhante no interior. A encadernação e a impressão também são boas. Esta edição traz um dossier de extras com impressionantes 28(!) páginas, onde podemos encontrar capas variantes, esboços de personagens (que incluem interessantes comentários da autora Nicola Scott), processos de feitura de uma página, uma biografia dos autores e uma relevante entrevista com os mesmos. É uma das melhores edições do ano.

E relembro ainda que esta bela edição congrega toda a história da série Black Magick até ao momento atual. Assim, e deixando bem clara esta ideia, já que é uma dúvida que vi surgir nas redes sociais, a edição portuguesa reúne toda a história que existe até ao momento, embora, não esqueçamos, a história não fique fechada neste volume. Os autores Greg Rucka e Nicola Scott certamente trabalharão no desenvolvimento do que falta contar da série.

Em suma, Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras é uma obra que apresenta uma narrativa intrigante e que se destaca especialmente pelas suas ilustrações lindas e excecionais! Greg Rucka e Nicola Scott criam um universo rico e multifacetado, onde o sobrenatural e o mundano se entrelaçam de forma convincente. Estamos perante mais uma bela aposta da G. Floy Studio que, ainda por cima, envolve a obra numa belíssima edição de luxo.


NOTA FINAL (1/10):
8.6



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-


Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio

Ficha técnica
Black Magick - O Primeiro Livro das Sombras
Autores: Greg Rucka e Nicola Scott
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 304, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18 x 27,5 cm
Lançamento: Abril de 2024


Sem comentários:

Enviar um comentário