sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Análise: RIO (Série Completa)
Lançamento: A Herança das Cores
Um livro em banda desenhada com uma narrativa visual, para retratar a maneira como as crianças são afetadas por um ambiente negativo em casa, as dificuldades sociais e como suporta as consequências.
Uma obra bonita, triste e alegre ao mesmo tempo.
Disponível em edição física e digital em www.fabd.pt, e em várias lojas e plataformas online.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
É oficial! Armazém Central vai mesmo ser integralmente lançado em Portugal!
Capa da versão original da Casterman |
Mas houve mais informações pertinentes a serem partilhadas ontem. Tal como já aqui tinha anunciado, no À Conversa Com: Arte de Autor, o primeiro semestre irá trazer-nos as obras O Castelo dos Animais 2 – As Margaridas do Inverno (já disponível), Duke 5, Spaghetti Bros 2 e Apesar de Tudo.
sábado, 23 de janeiro de 2021
Hoje é lançado um primeiro vídeo sobre os VINHETAS D'OURO...
Hoje foi lançado o primeiro vídeo sobre os VINHETAS D'OURO, sim!
Já viste?
Caso o vídeo não abra, em cima, clica aqui.
Mas não diz muita coisa... ou dará algumas pistas? "Gala"? Mas não estávamos todos confinados?
O que estará para vir?
Fiquem atentos às próximas novidades...
Até lá, podem rever os nomeados para as diferentes categorias, aqui.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Análise: Oliver Twist
O Vinheta 2020 faz um ano!!!
Spirou, por Osvaldo Medina |
E já recebi uma bela surpresa! Esta fantástica ilustração foi feita pelo talentoso autor português - do qual eu sou confesso fã - Osvaldo Medina (autor de Kong the King, A Fórmula da Felicidade, Franco: Caos e Ordem, Mucha, Hawk, entre muitos outros).
Partiu de mim o desafio ao autor. E ele, pronta e generosamente, concordou, presenteando-me com esta bonita ilustração de Spirou. Muito obrigado, caro Osvaldo!
De agora em diante, e para que a imagem do Vinheta 2020 vá tendo alguma dinâmica com o passar do tempo, desafiarei ilustradores portugueses a contribuirem para este espaço com uma ilustração sua de um herói de BD. Desta forma, o banner do blog vai sendo alterado de ano a ano... ou de seis em seis meses. Logo decidirei.
E, quem sabe, no espaço de alguns anos terei uma bela galeria de imagens. Porque a verdade é que há muitos ilustradores talentosos em Portugal.
"Joker", por Telmo Estrelado |
Vida longa à banda desenhada em Portugal!
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Lançamento: RIO #4 - Salve-se Quem Puder
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Análise: O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias
É isso que Paulo Monteiro consegue. Transportar-nos ao sabor das suas doces palavras que, sendo suaves, são acutilantes e vão ao âmago da nossa sensibilidade. Uma das histórias homenageia o seu avô; outras são dirigidas à sua amada; outra é um tributo aos soldados e à guerra; e as restantes são pensamentos sobre a forma como o autor se percepciona a si e ao mundo. Admito que algumas histórias são mais latas do que as outras, parecendo meras divagações, como um comentário que nos sai da boca e fica a bailar numa fração de minutos. Outras são mais diretas e acabam por ser as que, na minha opinião, funcionam melhor. Para além da fantástica Porque é Este o Meu Ofício, destaco Para Lá dos Montes, A Canção do Soldado, A Tua Guerra Acabou e O Enforcado.
Lançamento: Holy #2 - Um Anjo Caído
A série Holy, da dupla de criadores portugueses Rafael Marques e Katiurna, está de volta!
Trata-se do segundo álbum, que se chama Um Anjo Caído.
Desta vez, o novo número é em português, o que me parece que pode ser uma boa iniciativa para que a série chegue a mais leitores portugueses de BD. Assim espero.
O primeiro número, que deixou referências interessantes, já aqui foi analisado.
Abaixo fiquem com as imagens promocionais, com a sinopse e com as formas de comprar esta bd portuguesa.
Holy #2 - Um Anjo Caído, de Rafael Marques e Katiurna
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Análise: A Morte Viva
A Morte Viva é uma banda desenhada que junta dois universos algo diferentes. Por um lado, temos uma componente totalmente futurista, que parece retirada de um filme de ficção científica, onde a ação decorre no planeta Marte, que é povoado pela raça humana, e onde a vertente cénica da obra nos permite um breve vislumbre a edifícios futuristas e naves espaciais. Por outro lado, temos um lado de horror gótico, que se desenrola no planeta Terra e onde somos convidados a entrar num cenário clássico do passado, remetendo para um ambiente soturno e sombrio, com um aura ideal para um filme de terror.
Lançamento: O Castelo dos Animais 2 - As Margaridas do Inverno