quinta-feira, 7 de março de 2024

Análise: Aristóteles

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva
Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos

Foi ainda durante o mês de Setembro de 2023 que a editora Gradiva publicou a biografia em banda desenhada de Aristóteles, feita pelos autores gregos Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos. Deste último, e também pelas mãos da mesma editora, já tínhamos recebido o muito interessante Logicomix, todo ele uma biografia sobre Bertrand Russel e sobre as suas teorias. 

Desta feita, esta nova proposta incide sobre a vida de Aristóteles, um dos filósofos mais famosos de sempre e cujas ideias, teorias e corrente de pensamento, influenciaram para sempre o mundo em que vivemos. Ainda nos dias de hoje, todos nós somos influenciados pelas suas ideias. Mesmo que não o saibamos ou nem pensemos nisso.

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva
Este livro procura, pois, resumir e clarificar as ideias do filósofo grego nascido em 384 a.C. Mas não o faz apenas do ponto de vista educativo. É verdade que esse será o principal objetivo da obra, mas, para além disso, esta é uma banda desenhada que, além de informar, também procura traçar um retrato da personalidade do filósofo, tentando dar-nos vários momentos relevantes da sua vida, contextualizando este grande pensador no próprio momento da história em que viveu.

Aristóteles era fascinado por, basicamente, tudo aquilo que o rodeava: a astronomia, a biologia, a política, a metafísica e, claro, o lugar do homem no mundo. Era um observador nato do mundo e, em resposta a essa valência, estava sempre a retirar as suas ilações. E a partilhá-las com todos aqueles que, gradualmente, passaram a segui-lo. A acompanhá-lo. Quase como se o mesmo se tratasse de um profeta do conhecimento.

O relato é bastante interessante e algo diferente da maioria dos livros de banda desenhada deste género, embora tenha que dizer que, ainda assim, este é um álbum onde, por vezes, o leitor é assoberbado com demasiada informação. Portanto, acho que se pode dizer que este é um livro exigente em termos de leitura. 

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva
É verdade que o argumentista tenta entrecortar esses momentos mais informativos com alguns momentos com menos falas e até alguns momentos humorísticos que atenuam o excesso de informação. Não obstante, tenho que dizer que foram várias as vezes em que tive que fazer um esforço para prosseguir com a leitura, tal não era o excesso de texto. Há casos em que a banda desenhada chega a dar lugar a textos de meia página em prosa. E isso pareceu-me excessivo.

Quanto às ilustrações de Papadatos, fiquei bastante agradado. O seu estilo de traço é “cartoonesco”, com as personagens a apresentarem caras divertidas e bastante expressivas. 

A planificação também é bastante dinâmica, de modo a conseguir manter ligado o interesse do leitor. São vários os recursos e opções gráfico-narrativas do autor, para ilustrar os vários momentos que ocupam estas mais de 200 páginas, o que torna o livro bastante agradável para acompanhar. 

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva
Adicionalmente, gostei especialmente da componente cromática da obra, já que a paleta de cores em tons acastanhados - e azuis, em mais raras vezes - dá uma certa unidade especial aos desenhos. Do ponto de vista da ilustração, acho que este livro supera muitos dos livros deste género de banda desenhada de cariz mais educativo.

Em relação à edição da Gradiva, estamos perante um bom trabalho. O livro apresenta capa mole baça, com badanas, e um bom papel brilhante no miolo. O trabalho de impressão e de encadernação também está bem feito. A edição apresenta ainda uma brevíssima introdução a cada uma das personagens, a fazer lembrar a forma como as personagens de Astérix são apresentadas, e uma cronologia com datas importantes na vida de Aristóteles.

Em suma, Aristóteles é uma obra interessante para, através da banda desenhada, conhecer não só o filósofo como, também, o homem por detrás de tantas ideias, pensamentos e teorias. Dentro do estilo de banda desenhada educativa, como lhe gosto de chamar, é das melhores propostas nas livrarias portuguesas, mesmo que este seja um livro que, infelizmente, não abdique de ter algum excesso de informação, o que torna a leitura por vezes mais exigente e monótona do que o expetável.


NOTA FINAL (1/10):
8.0



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos - Gradiva

Ficha técnica
Aristóteles
Autores: Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos
Editora: Gradiva
Páginas: 216, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 24 x 17 cm
Lançamento: Setembro de 2023

Sem comentários:

Enviar um comentário