terça-feira, 19 de março de 2024

Análise: Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro

Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs - Gradiva

Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs - Gradiva
Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs

A editora Gradiva publicou recentemente o quarto volume da série western Lonesome que finaliza o ciclo narrativo da história até agora.

Desta feita, voltamos à personagem de Elijah que, juntamente com a sua irmã, a agente dos Pinkerton Miss Lyle, continuam a querer fazer justiça junto do Senador Dawson e, por arrasto, de Cromley, um praticante das artes ocultas e um devoto seguidor de lúcifer. A história em si procura apenas dar seguimento ao tema e ao enredo construído nos tomos anteriores. Como tal, este O Território do Feiticeiro é um livro que não funciona bem, se lido de forma isolada. Será, pois, necessário que se leiam os três álbuns anteriores para melhor mergulhar nesta história.

Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs - Gradiva
E ainda que este quarto volume termine de forma relativamente convincente este ciclo, penso que fica ligeiramente abaixo dos anteriores volumes, ao nível da história. Yves Swolfs falha em dar-nos alguns momentos apoteóticos que, certamente, tornariam mais marcante a leitura.

É claro que, dizendo isto, também não posso deixar de admitir que este O Território do Feiticeiro é um álbum que cumpre de forma satisfatória os seus intentos narrativos.

Uma coisa que eu já tinha sentido nos álbuns anteriores e que aqui senti ainda mais evidente foi o excesso na utilização de diálogos demasiado longos que, não só obrigam a balões que ocupam em demasia as vinhetas, como, especialmente, fazem com que haja menos verosimilhança naquilo que as personagens dizem. Mas a verdade é que isso é apanágio das séries clássicas de BD ambientadas no faroeste.

Relembro que esta obra da autoria de Yves Swolfs assume-se como um western que, sem pudores, é bastante clássico na sua forma, fazendo lembrar, em alguns momentos, alguns clássicos da banda desenhada do género, como Blueberry ou Comanche. E o resultado desta procura assumida por uma abordagem mais “old school” é que, provavelmente, Lonesome é uma série que muito agradará aos amantes que cresceram a acompanhar essas séries congéneres. O reverso da medalha é que me parece que esta série poderá não terá tanto appeal comercial para conquistar novos fãs. Como tem, por exemplo, Undertaker que, sendo um western que apela aos mais velhos, também tem várias características chave que servem como engodos para agradar a novas camadas de público. 

Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs - Gradiva
Os desenhos de Swolfs mantêm a solidez e qualidade já apresentadas nos três volumes anteriores. Há um muito equilibrado nível de pormenor em cada uma das vinhetas que permite que as personagens humanas, os animais, os edifícios, as florestas, as planícies e todo e qualquer cenário sejam desenhados de forma bastante realista. A esses desenhos juntam-se as cores de Jackie de Gennaro que ajudam a dar à série esses tons típicos de séries clássicas, onde impera uma paleta de azuis nas cenas noturnas e tons bem mais amarelados nos soalheiro momentos diurnos.

As cenas de ação também são bastante bem desenhadas por Swolfs, embora me pareça que, nessa vertente, o autor se tenha apresentado mais inspirado no segundo e terceiro álbum de Lonesome. Seja como for, em termos de desenho, o trabalho do autor é bastante bom. Nota ainda, positiva, para a planificação diversificada que tenta tornar mais dinâmica uma história que, como já afirmei, até poderia ser mais memorável.

A edição da Gradiva é em capa dura brilhante, com bom papel brilhante e uma encadernação e impressão bem encetadas.

Concluindo, o quarto volume de Lonesome fica uns furos abaixo em relação aos restantes livros da série, mas, ainda assim, cumpre bem na parte de ser um western sólido e demarcadamente clássico na forma, com um belo desenho, e que agradará especialmente aos adeptos do género.


NOTA FINAL (1/10):
8.4



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020


-/-

Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro, de Yves Swolfs - Gradiva

Ficha técnica
Lonesome #4 - O Território do Feiticeiro
Autor: Yves Swolfs
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 23,30 x 31,30
Lançamento: Março de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário