Já é conhecido o Programa do
IlustraBD 2023 que, este ano, tem várias novidades!
Arranca já no próximo dia 15 de Abril a 4ª Edição do IlustraBD - Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro.
O evento contará com exposições, conversas com autores, feira do livro, workshops, visitas guiadas, sessões de autógrafos e sessões de cinema.
No dia 16 e Abril vou estar presente no evento onde, acompanhado por um ilustre conjunto de criadores de conteúdos sobre banda desenhada, falarei sobre as atividades do Vinheta 2020. Apareçam para dois dedos de conversa.
Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa do certame.
4a EDIÇÃO IlustraBD | 2023
Nesta 4a edição, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um novo formato de programação apostando mais em exposições individuais, em vez de coletivas. Também apostará em novos estilos, diversificando do tema fantástico, predominante nas edições anteriores. Através de uma parceria com a Penguin Books. teremos as pranchas originais de Balada Para Sophie, do premiado e candidato aos óscares Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia. O versátil António Jorge Gonçalves apresenta-nos a sua nova obra Desenhar Do Escuro e Marco Mendes, traz-nos o seu Biopic, ao estilo da BD panorâmica italiano. Em termos de exposição coletiva, a Editora Ala dos Livros apresenta-nos a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo uma secção para as lendas da BD Jorge Magalhães e Augusto Trigo.
Mais uma vez, levaremos o IlustraBD para fora de portas através da exposição individual de Henrique Pirote, na Galeria da Biblioteca Municipal do Barreiro, um jovem aluno da Faculdade de Belas Artes que se está a lançar no mundo da 9a arte. Paralelamente, a iniciativa incluirá feira de livro com sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema.
Em cada edição é convidado um autor para fazer a imagem gráfica. Esta 4a edição do IlustraBD, terá o cunho do artista barreirense Ricardo Reis, que participou enquanto autor nas edições anteriores e realizou duas exposições individuais, em parceria com o Município do Barreiro.
Esta edição pretende ainda homenagear o desenhador barreirense e grande lenda da Banda Desenhada em Portugal, que faleceu no último dia do ano de 2022, o grande Eugénio Silva.
PROGRAMA
15 Abril (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
14h00 às 19h00 – Feira de Livro de BD
16H00 – Conversa com autores/editoras sobre as exposições patentes:
Participantes: João Miguel Lameiras (sobre “Balda para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia), Ricardo
Magalhães (sobre a “Ala Portuguesa”), Marco Mendes (sobre “Juventude”).
17h30 – Visita Guiada às exposições
16 Abril (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
10h00 às 19h00 – Feira de Livro de BD
11h00 – Exibição do Filme “Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado”
16h00 – Conversa sobre a Divulgação da BD em Portugal
Participantes: Pedro Cleto (Jornal de Notícias + Blog As Leituras de Pedro); Hugo Pinto (Blog Vinheta 2020); Rui Alves de Sousa (programa Pranchas&Balões da RTP/Antena 1); Rodrigo Ramos (Blog Bandas Desenhadas) – moderação João Raz
22 Abril (Biblioteca)
16h00 – Inauguração da exposição de Henrique Pirote
23 abril (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
16h00 – Sessão de Cinema: Os Strunfs: A Aldeia Perdida
29 Abril (Biblioteca)
11h00 – Workshop de BD para crianças com Henrique Pirote
7 Maio (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
10h00 – Apresentação do Livro “O Mistério de Cepheus” e workshop de desenho com Liliana
Gaito e Carlos Rafael
28 maio (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
Masterclass com António Jorge Gonçalves (Desenhar do Escuro)
EXPOSIÇÕES
Exposição BALADA PARA SOPHIE, de Filipe Melo (texto) e Juan Cavia (ilustração), em parceria com a Penguin Books
Balada para Sophie é uma novela gráfica portuguesa. Com argumento de Filipe Melo e desenhos de Juan Cavia, é a sétima colaboração da dupla, e encontra-se actualmente na sétima edição em Portugal. Julien Dubois, um velho pianista de sucesso, vive em reclusão numa mansão na companhia de Marguerite, a sua governanta, e do seu gato Maurice. A rotina é interrompida pela visita de uma jornalista, que, depois de enfrentar alguma resistência do entrevistado, é levada numa viagem que atravessa várias décadas da nossa história. Publicado pela Companhia das Letras, o livro recebeu o prémio de livro do ano da Bertrand e o troféu da Amadora BD. Pouco tempo depois, tornou-se um sucesso internacional: está editado no Brasil, na Polónia, Repíublica Checa, Alemanha, Itália, França, Espanha e nos EUA, onde foi nomeado para quatro prémios Eisner, o mais alto galardão da banda desenhada norte-americana. Os direitos de adaptação ao cinema foram então comprados pela Universal Pictures, estando atualmente em desenvolvimento.
Esta exposição mostra os trabalhos originais, feitos a lápis em papel A4.
Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
Entrada Livre
Exposição JUVENTUDE, de Marco Mendes
Uma imagem por página. Imagem após imagem (de uma beleza estonteante), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, Marco Mendes conta-nos uma história da sua Juventude. Uma bela história de banda desenhada.
Desta vez, a novidade que Marco Mendes nos traz é o silêncio. Deixar-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.
Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
Entrada Livre
Exposição DESENHAR DO ESCURO, de António Jorge Gonçalves
DESENHAR DO ESCURO é um livro que reproduz 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves fez a lápis branco sobre cadernos pretos em 2020-2021. Aplicando um processo de inversão – usado na xilogravura, por exemplo – no qual se desenha aquilo que está a branco em vez daquilo que está a preto, o artista registou paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, uma seleção atenta de fragmentos na vida quotidiana. Na exploração desta linguagem gráfica que lhe é inédita, AJG acaba por perceber que aquelas páginas pretas são como salas às escuras que precisam do lápis branco para revelar o que lá está dentro.
Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 1 – Galeria Branca
Entrada Livre
22 de Abril, às 16h
Inauguração da Exposição de Henrique Pirote
A exposição consiste num conjunto de obras e pranchas que os artista produziu ao longo de 2022/2023, contendo diversas pranchas de trabalhos em colaboração e também do seu primeiro livro colaborativo “Taruje” #1 onde o mesmo organizou a edição e participou com a história "Môscáranha" . Conta também com outras pranchas de obras independentes e outras por publicar. Em data a anunciar posteriormente, haverá espaço para um workshop onde o artista irá propor diversas atividades para todas as idades, onde se explorará a arte sequencial e como esta é acessível para todos.
Biblioteca Municipal do Barreiro
Entrada Livre