Já é conhecido o programa, pelo menos ao nível das exposições, do Amadora BD 2023!
Aquele que é o maior Festival de Banda Desenhada de Portugal, e cuja edição de 2023 se realiza entre os dias 19 e 29 de Outubro, já fez saber quais serão as exposições patentes no certame.
No total, são 14 as exposições a visitar. Onze delas estarão patentes no antigo Ski Skate Amadora Park, duas na Galeria Municipal Artur Bual e uma na Bedeteca da Amadora. O tema deste ano são os "Clássicos Intemporais" e isso é motivo para que se celebre os aniversários de várias personagens emblemáticas da banda desenhada internacional, que estão de parabéns, como Super-Homem, Tex, Mônica ou Garfield.
Em termos de autores portugueses, haverá exposições dedicadas às obras O Grande Gatsby, de Jorge Coelho, As Muitas Mortes de Laila Starr, de Filipe Andrade, e Estes Dias, de Bernardo Majer. Destaca-se também a exposição dedicada ao autor Derradé.
Estranho a ausência de uma exposição dedicada à Escorpião Azul que comemora 10 anos em 2023. Mesmo sabendo que não há espaço para tudo, quer parecer-me que a exposição dedicada a letreiros comerciais do século XX (!), por muito interesse que possa ter, não será sobre banda desenhada e que, portanto, bem que poderia ter dado lugar a uma exposição dedicada à Escorpião Azul que já publica banda desenhada há 10 anos. Mas fica apenas o comentário.
Em termos da presença de autores estrangeiros, a Organização já informou que estarão presentes Mick Gray, Mauricio de Sousa, Bob McLeod, Jon Bogdanove, Marco Ghion e Miguelanxo Prado. Este último, também terá direito a uma exposição dedicada à sua obra.
Mais abaixo, deixo-vos com a nota de imprensa publicada pela Câmara Municipal da Amadora.
São 14 as exposições que, de 19 a 29 de outubro, podem ser visitadas durante a 34ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2023
Sob o tema ‘Clássicos Intemporais’, a mostra celebra os aniversários de algumas das mais emblemáticas personagens da banda desenhada internacional - Super-Homem, Tex, Mônica e Garfield – e integra, entre outras, as exposições O Grande Gatsby, de Jorge Coelho, As Muitas Mortes de Laila Starr, de Filipe Andrade, uma retrospetiva, de Miguelanxo Prado e a obra vencedora do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português na edição de 2022 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, Estes Dias, de Bernardo Majer
O evento traz a Portugal mais de uma dezena de prestigiados autores da banda de desenhada mundial, sendo de destacar a presença de um dos maiores desenhadores do Super-Homem, Mick Gray, que pela primeira vez participa num festival europeu e o regresso a Portugal de Mauricio Sousa, Bob McLeod, Jon Bogdanove e de Miguelanxo Prado.
Nasceu da imaginação de Jerry Siegel e Joe Shuster e levantou voo pela primeira vez há 85 anos. Mais rápido que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva, o Super-Homem é tanto uma lenda como um homem: os seus poderes fazem-no semelhante a um deus, mas ao lado dos seus compatriotas humanos esforça-se por representar a bondade inerente ao espírito humano e a capacidade de cada um fazer o bem pelos outros. Protagonista em revistas de banda desenhada, jornais, programas de rádio, séries de animação e de televisão, o Super-Homem tornou-se em menos de uma década num herói global, reconhecido por fãs em todo o mundo. A exposição patente no Núcleo Central do Amadora BD celebra o aniversário do personagem com inúmeras obras de arte originais das últimas oito décadas, trazendo a Portugal reconhecidos ilustradores internacionais como Jon Bogdanove, Bob McLeod e, pela primeira vez num Festival Europeu, um dos maiores desenhadores do personagem, Mick Gray. A exposição, comissariada pelo Diretor do Museu do Cartoon e BD de S. Francisco, Andrew Farago, traz ainda a Portugal Lawrence Klein, Diretor do Museu de Cartoon de Nova York, e em representação da chancela portuguesa, Miguel Mendonça.
Tex, um dos personagens de western mais reconhecidos internacionalmente, comemora em 2023 o seu 75º aniversário com uma exposição no Amadora BD. O personagem é protagonista de muitas histórias de ação, participando em episódios marcantes e reais da história dos Estados Unidos. Com detalhes incríveis da cultura dos índios e dos hábitos da época, o leitor é transportado para o ambiente em que se passavam as aventuras. Tex alia cultura à diversão, o que justifica o seu sucesso em tantos países do mundo.
A exposição comemorativa dos 75 anos do personagem, que vai estar patente na Bedeteca da Amadora, traz a Portugal um dos maiores desenhadores de Tex Willer, o italiano Marco Ghion.
Maurício Sousa, criador das famosas personagens da Turma da Mônica, volta a Portugal em 2023 para participar mais uma vez no Amadora BD. A exposição Mônica 60 Anos: Sempre fui forte celebra os 60 anos da personagem criada em 1963 e que se tornou num ícone de coragem ultrapassando gerações. Estrela na banda desenhada, no cinema, no teatro, em campanhas pedagógicas e de publicidade, Mônica é a única personagem de banda desenhada no mundo a ser embaixadora da UNICEF, do Turismo e da Cultura do Brasil e tornou-se na mais importante personagem da história da banda desenhada do Brasil. A exposição, criada para o Amadora BD e que vai estar patente no Núcleo Central do Festival, apresenta, dentro de um espaço interativo, uma curta linha do tempo, apresentando marcos importantes da sua trajetória. Para além de tiras originais, a exposição apresenta as diversas versões que a personagem ganhou ao longo do tempo, painéis instagramáveis e uma TV com algumas temporadas de animação da versão ‘Mônica Toy’.
Publicado pela primeira vez a 16 de junho de 1978, Garfield é hoje um dos mais conhecidos – e populares – personagens de banda desenhada, tendo dado origem a diverso merchandising, peças de teatro, filmes, programas de televisão, vídeos, desenhos animados. Considerada a tira de banda desenhada mundialmente mais difundida em jornais e revistas, em 2013, Garfield passou ainda a constar do Livro dos Records do Guiness. Caso sério de popularidade a nível mundial - quem não conhece Garfield, o gato comilão que adora lasanha e detesta as segundas-feiras? - A edição de 2023 do Amadora BD dedica a Garfield uma exposição que poderá ser visitada no núcleo central do Festival, situado no antigo Ski Skate Park da Amadora. O ponto alto desta mostra será a exibição de originais de Jim Davis, permitindo ao leitor acompanhar a evolução do personagem. Esses originais – em formato de tiras simples (quando se destinavam à publicação diária), ou de tiras duplas (quando destinadas a publicações aos fins-de-semana) - fazem parte da coleção da Galerie du 9ème Art, em Paris, e estão, pela primeira vez, patentes ao público português.
Já com um extenso currículo na tão disputada indústria dos comics americanos, o ilustrador português Jorge Coelho atinge aqui uma marca particularmente relevante. A adaptação em BD de “O Grande Gatsby”, romance de F. Scott Fitzgerald e um dos maiores clássicos do séc. XX, assinala a dualidade entre a euforia e o desânimo do pós-primeira guerra mundial. Dos padrões geométricos do cenário à tensão das sequências narrativas, das linhas claras da arquitetura ao movimento dos corpos ao som da música, da autenticidade das roupas e adereços ao toque pessoal em cada detalhe... Tudo permitiu a Coelho dar largas à sua arte e fazer o que faz melhor: um extraordinário álbum de banda desenhada, agora publicado em Portugal com a chancela d’A Seita, em exposição no Amadora BD.
A nomeação para um Eisner Award em 2022 confirmou aquilo que muitos já sabiam: Filipe Andrade é um dos ilustradores mais talentosos do panorama da BD mundial. As Muitas Mortes de Laila Starr, recentemente publicado em Portugal pela G. Floy Studio, coloca a expressividade ímpar do seu estilo de desenho ao serviço de um argumento fabuloso, entre a mitologia hindu e as questões universais da vida e da morte. O resultado é a coroação de uma carreira com já vários títulos nos comics americanos e o reconhecimento merecido de um grande artista nacional, que promete continuar a somar êxitos. A exposição no Amadora BD constitui um momento único ao redor do ambiente do livro, das suas personagens, sequências e universos gráficos. Uma experiência imersiva, ao ritmo dos passos de Laila Starr, que traz de novo ao Amadora BD, Filipe Andrade.
O vencedor do prémio da Melhor Obra de BD de Autor Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora em 2022 - Bernardo Majer - apresenta a sua primeira exposição individual no Amadora BD em 2023 com a obra Estes Dias. Tínhamos a passagem dos dias bem arrumada quando a Física Quântica veio anunciar que o tempo, afinal, será uma ilusão. É nessa ilusão que nos organizamos: dias, meses, anos, gerações que passam e deixam histórias para as seguintes. Em Estes Dias (Polvo), Bernardo Majer encena a passagem do tempo e os seus efeitos físicos e emocionais numa mão-cheia de personagens onde facilmente nos reconhecemos. São seis histórias que lhe deram o prémio da Melhor Obra de BD de Autor Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora em 2022 e que lembram a cada vinheta que os grãos de areia vão caindo na ampulheta, digam os físicos o que disserem.
Trinta anos depois da exposição na Fábrica da Cultura, Miguelanxo Prado regressa ao Amadora BD em 2023, onde volta a expor originais.
Esta mostra, que engloba trabalhos das várias obras deste autor galego, terá particular incidência sobre os livros «O Pacto da Letargia» e «Amani», os últimos editados no nosso país.
-/-
AMADORA BD 2023
19 a 29 de outubro de 2023
Horário: de 2ª a 5ª das 10h às 20h | 6ª, sábado e domingo das 10h às 21h
Antigo Ski Skate Amadora Park | Galeria Municipal Artur Bual | Bedeteca da Amadora
Muito curioso em relação a “O Grande Gatsby”. A edição e arte parecem excelentes. Talvez seja desta que eu leia pela primeira vez esse clássico da literatura.
ResponderEliminarTambém tenho muita curiosidade em ler esse livro. Daquilo que já pude ver, o trabalho de Jorge Coelho é sublime.
EliminarResumindo, até agora:
ResponderEliminar- um arte-finalista (sem desprimor, obviamente!);
- quatro "repetentes";
- um desenhador do Tex.
Dos quatro repetentes, o Maurício só "faz o nome" e o McLeod mostrou pouco "endurance" para autografar.
Não se pode dizer que seja um elenco apelativo.
Pois, compreendo. Também é verdade que estes são apenas os primeiros nomes anunciados. Ainda tenho experiência que surjam mais nomes grandes. A grande estrela deste ano, diria, é Maurício de Sousa.
EliminarAcredito que o nome da minha exposição seja o que está na imagem "Bem-vindos à Derradélândia" e não o mais frio Retrospectiva - Derradé. Mas vamos ver...
ResponderEliminarPelo sim, pelo não, já corrigi isso! Obrigado!
EliminarTalvez o pior poster/imagem de promoção nos últimos 10 anos. A Amadora Bd definitivamente precisa de alguém que faça a direção de arte…
ResponderEliminarPor acaso, concordo que é dos anos em que a imagem do evento me agrada menos.
Eliminar