A propósito do 5º aniversário do Vinheta 2020, regresso hoje com mais um TOP 10 com a melhor banda desenhada lançada por uma das principais editoras de BD em Portugal nos últimos 5 anos!
E hoje, o enfoque é na editora ASA, pertencente ao grupo LeYa!
Esta é uma das editoras com maior tradição no lançamento de banda desenhada em Portugal. É verdade que esteve adormecida durante alguns anos, mas nos últimos tempos parece ter voltado à ribalta lançando muita banda desenhada de qualidade superior.
Convém relembrar que este conceito de "melhor" é meramente pessoal e diz respeito aos livros que, quanto a mim, obviamente, são mais especiais ou me marcaram mais. Ou, naquela metáfora que já referi várias vezes, "se a minha estante de BD estivesse em chamas e eu só pudesse salvar 10 obras, seriam estas as que eu salvava".
Faço aqui uma pequena nota sobre o procedimento: considerei séries como um todo e obras one-shot. Tudo junto. Pode ser um bocado injusto para as obras autocontidas, reconheço, e até ponderei fazer um TOP exclusivamente para séries e outro para livros one-shot, mas depois achei que isso seria escolher demasiadas obras. Deixaria de ser um TOP 10 para ser um TOP 20. Até me facilitaria o processo, honestamente, mas acabaria por retirar destaque a este meu trabalho que procura ser de curadoria. Acabou por ser um exercício mais difícil, pois tive que deixar de fora obras que também adoro, mas acho que quem beneficia são os meus leitores que, deste modo, ficam com a BD que considero ser a "crème de la crème" de cada editora.
Permitam-me esclarecer que uma das obras da minha lista foi lançada pela chancela Teorema. Não é ASA, eu sei, mas como a Teorema é uma chancela do Grupo LeYa e a obra em questão é absolutamente obrigatória, achei por bem colocá-la nesta lista.
Portanto, sem mais suspense, eis, mais abaixo, a melhor banda desenhada lançada pela ASA/LEYA nos últimos 5 anos em Portugal.