terça-feira, 15 de julho de 2025

Qual o melhor Livro do Mês de Maio de 2025 para o Vinheta 2020?


Tentando recuperar o meu atraso na nomeação dos melhores livros de cada mês de 2025, hoje trago-vos a melhor banda desenhada lançada em Portugal durante o mês de Maio.

Relembro que isto do "melhor" e do "pior" é sempre algo subjetivo, concedo, mas o objetivo aqui é muito simples: caso não haja dinheiro para comprar todas as boas bandas desenhadas lançadas por cá, qual a compra mensal mais obrigatória a fazer?

Quanto a mim, é este a BD mais obrigatória deste mês.

Eis, pois, o Livro do Mês de Maio de 2025:



LIVRO DO MÊS DE MAIO DE 2025
O Meu Irmão
JeanLouis Tripp


"Estamos perante um livro obrigatório, que todos deveriam ler, que nos toca no âmago do nosso ser e que é exemplo claro do quão profunda, bela e enriquecedora pode ser uma obra de banda desenhada. (...)  O Meu Irmão é um dos livros do ano, uma obra obrigatória a conhecer, que nos amargura por dentro, que nos faz sentir raiva e que persiste na nossa memória ao longo de uma vida. Como se já não fosse maravilhoso que esta obra fosse publicada em Portugal, a Ala dos Livros ainda teve o mérito de apostar numa edição de luxo, onde tudo é pensado ao pormenor, superando em todos os quadrantes a edição original da francesa Casterman. Se este livro ainda não foi comprado por aquele que me lê neste texto, o meu conselho é simples e taxativo: faça um favor a si mesmo e acrescente este livro à sua estante."

Análise completa a esta obra, aqui.


-/-


OBRA NACIONAL DO MÊS DE MAIO DE 2025
CoBrA - Operação Conacri - Tomo 2
Marco Calhorda e Osvaldo Medina


"Este novo tomo consolida a importância de CoBrA enquanto projeto editorial de BD que não teme mergulhar nos episódios mais obscuros da nossa história militar contemporânea. Apesar da diferença de estilos entre Osvaldo Medina e os ilustradores dos dois volumes anteriores da série, a obra mantém-se sólida e envolvente, cumprindo o duplo propósito de entreter e informar. O leitor sai da leitura não apenas com uma história tensa e bem construída, mas também com um entendimento mais complexo da realidade portuguesa no final do Estado Novo."

Análise completa a esta obra, aqui.

2 comentários:

  1. A Ala dos Livros enviou o cheque deste mês! Finalmente, uma editora volta a investir nestes posts tão interessantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso mesmo, Sherlock. Já estou a responder a este post a partir das Maldivas.

      Eliminar