O universo da BD nacional está de luto.
O autor português Filipe Duarte Pina faleceu durante o dia de ontem, vítima de doença galopante oncológica.
Foi uma notícia chocante para mim, especialmente tendo em conta a tenra idade do autor: uns meros 45 anos.
O autor alcançou notoriedade com a sua banda desenhada BRK, ilustrada por Filipe Andrade e editada pela ASA, que me marcou profundamente. Aliás, continua a ser das minhas bandas desenhadas favoritas de autoria nacional, pois teve um forte impacto em mim.
Depois disso, Filipe notabilizou-se na produção de videojogos, entre os quais se destaca Under Siege, o primeiro videojogo português concebido para a PlayStation.
Mais recentemente, Filipe Pina tinha voltado à banda desenhada, trabalhando em parceria com Osvaldo Medina na série Macho-Alfa, pensada para quatro volumes e editada pela editora A Seita. Por agora, já três desses quatro volumes foram lançados. O quarto será lançado na próxima edição do Festival Amadora BD.
Esta notícia que recebi ontem teve uma forte repercussão em mim. Não era próximo do Filipe, tendo trocado poucas palavras com ele, mas tinha-o - e tenho - como pessoa afável, divertida e extremamente criativa. Ficamos todos mais pobres e com a certeza de que a vida é realmente injusta para muitos.
Resta-me deixar os meus sentidos pêsames à família do autor e amigos mais próximos.
O velório realiza-se hoje, a partir das 14h00 na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, na Avenida Dom João I 1, 2800-112 Almada. O funeral será no sábado às 10h15 no cemitério do Feijó.
Sem comentários:
Enviar um comentário