sexta-feira, 25 de julho de 2025

Análise: Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor

Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère - Ala dos Livros


Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère - Ala dos Livros
Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère

Houve um tempo - não tão longínquo assim - em que eram publicadas em Portugal variadíssimas obras de banda desenhada franco-belga de humor. Eram livros leves e de humor fácil, muitas vezes com histórias curtas de uma ou várias páginas. Considero que o maior "Rei" deste tipo de histórias continua a ser Gaston Lagaffe, de André Franquin, mas poderia citar inúmeras outras obras como Bruce Kid, Agente 212, Campeões, Dirty Henry, E Deus Criou a Eva, O Inferno dos Concertos, Cubitus, O Exterminador, Ligue-me ao Céu, entre muitas, muitas, muitas - e muitas! - outras séries. 

E eram variadíssimas as editoras portuguesas a apostar neste tipo de obras - embora possa dizer que as editoras Booktree ou a ASA eram das que mais editavam este tipo de BD humorística. Posso admitir que talvez se tenha exagerado um pouco na quantidade de obras deste género lançadas nesta altura, algures no início dos anos 2000, posso dizer-vos que foram muitos os livros que me divertiram e que continuam a merecer um destaque na minha estante quando quero uma banda desenhada mais divertida e despretensiosa para me divertir.

Ora, toda esta introdução serve-me para vos falar de um dos lançamentos mais recentes da editora Ala dos Livros que dá pelo nome de Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor e é da autoria de Achdé e Patrick Sichère. Esta é uma banda desenhada que casa perfeitamente bem no conjunto de obras por mim elencadas mais acima: é leve e humorística, com algumas histórias curtas que nos deixam bem dispostos. Parece algo simples e fácil, eu sei, mas a verdade é que, se excluirmos o regresso pouco consensual de Gaston Lagaffe no ano passado, estivemos anos e anos sem nenhum lançamento deste tipo em Portugal. E, só por isso, saúdo a aposta da Ala dos Livros.

Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère - Ala dos Livros
Este livro que conta com desenho do atual ilustrador da série Lucky Luke e com argumento de Patrick Sichère, que é reumatologista especialista em dor, é uma banda desenhada invulgar e surpreendente, que junta duas áreas à partida pouco compatíveis: medicina e humor em BD. Talvez por isso, vá até um pouco mais longe do que algumas das séries humorísticas franco-belgas que referi acima. É que, para além de fazer rir, de causar boa disposição, este Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor também procura informar-nos acerca das diferentes patologias que nos causam dor física, bem como a sua origem ou a resposta dada pela medicina, ao longo da história, a esses mesmos tipos diferentes de dor, tentando atenuar as mazelas que nos incomodam. 

Partindo, então, da premissa de que a dor, ainda que real e frequentemente debilitante, pode (e talvez deva) ser alvo de um olhar bem-humorado, a obra apresenta-se como uma coletânea de oito pequenas histórias nas quais os autores nos apresentam variados tipos de dores, como enxaquecas, dores de dentes, dores em membros-fantasma, fibromialgia, dores nas costas, entre várias outras. O livro percorre uma série de episódios e tópicos relacionados com a dor, explicando as suas origens, sintomas e possíveis tratamentos. E ainda nos fala de personagens relevantes da nossa história. Sempre com um registo cómico e exagerado, claro.  

A aparentemente inusitada dupla de autores acaba por funcionar de forma exemplar: Sichère fornece o conhecimento clínico e técnico sobre as várias manifestações da dor e Achdé traduz tudo isso em sequências visuais cheias de energia, humor e expressividade. A estrutura quase enciclopédica de algumas informações que nos são dadas a conhecer é rapidamente contrariada por uma piada visual, uma caricatura ou uma vinheta absurda que desarma o leitor e o convida a rir... mesmo quando o tema é uma hérnia discal ou uma enxaqueca insuportável. O efeito é desconcertante no melhor sentido: aprendemos e divertimo-nos ao mesmo tempo.

Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère - Ala dos Livros
E é precisamente esta fusão entre conteúdo educativo e humor que torna Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor um trabalho duplamente bem conseguido. Raramente uma banda desenhada informativa consegue manter o leitor tão envolvido, e raramente uma banda desenhada humorística consegue transmitir tanta informação sem se tornar maçadora. Aqui, os autores encontram um equilíbrio eficaz, onde o conhecimento serve o riso e o riso serve o conhecimento.

À medida que ia lendo, senti-me não só entretido como verdadeiramente instruído. De certa forma, desejei que o livro fosse maior: quando dei por mim a terminar a leitura, tive vontade de continuar, de aprender mais sobre a origem de outras dores específicas, e de o fazer neste registo tão peculiar e refrescante. São apenas 8 temas que aqui são tratados, mas bem que poderiam ser 20 ou 30. Ou mais.

No plano visual, Achdé revela um belo jogo de cintura. Embora o autor seja amplamente conhecido  pelo seu trabalho em Lucky Luke, neste livro o ilustrador opta por um estilo mais solto, mais adequado ao tom desbragadamente cómico da narrativa. No entanto, há momentos – expressões faciais, gestos exagerados, certos enquadramentos – que parecem piscar o olho ao universo do cowboy solitário. São apenas subtis reminiscências que, diria, conseguem trazer um charme adicional à leitura, sobretudo para os fãs de longa data do autor.

A edição da Ala dos Livros é em capa dura baça, com detalhes a verniz, e, no miolo, podemos encontrar um bom papel brilhante e um bom trabalho ao nível de impressão e encadernação. Pode parecer - e é - um preciosismo da minha parte, mas parece-me que em vez de se chamar "Aii!", a obra deveria chamar-se, simplesmente, "Ai!". Julgo que ficaria mais inequívoca essa interjeição de dor. Mas também compreendo que isto implicaria um certo ajuste gráfico da capa.

Em suma, termino dizendo que este tipo de banda desenhada – informativa, cómica e temática – tem estado notoriamente ausente das livrarias portuguesas. Há muito que não se via uma obra que abordasse um tema específico com esta leveza humorística e simultaneamente com tanta seriedade no conteúdo. Por isso, Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor não só cumpre plenamente aquilo a que se propõe, como preenche uma lacuna no panorama editorial português. Um manual ilustrado de dores humanas que, em vez de nos fazer sofrer, nos leva a rir. Uma leitura que, ironicamente, até nos pode ajudar a que certas dores nos doam menos.


NOTA FINAL (1/10):
8.3



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor, de Achdé e Patrick Sichère - Ala dos Livros

Ficha técnica
Aii! - A Dor Também Se Trata Com Humor
Autores: Achdé e Patrick Sichère
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 60, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 210 x 285 mm
Lançamento: Maio de 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário