sexta-feira, 11 de julho de 2025

Qual o melhor Livro do Mês de Março de 2025 para o Vinheta 2020?


Continuando o meu atraso na nomeação do Livro do Mês, para cada um dos meses de 2025 que já findaram, hoje trago-vos aquela que, a meu ver, foi a melhor BD do mês de Março editada em Portugal.

Relembro que isto do "melhor" e do "pior" é sempre algo subjetivo, concedo, mas o objetivo aqui é muito simples: caso não haja dinheiro para comprar todas as boas bandas desenhadas lançadas por cá, qual a compra mensal mais obrigatória a fazer?

É, na minha opinião, a obra que vos apresento mais abaixo.

Sem mais demoras, eis o Livro do Mês de Março de 2025:



LIVRO DO MÊS DE MARÇO DE 2025
O Fogo
David Rubín


"Ao fechar o livro, fica a sensação de um incêndio que consumiu não apenas as páginas, mas também parte de nós. É impossível sair ileso desta leitura. Há um eco persistente das suas imagens e palavras, uma angústia que nos acompanha já depois de chegarmos à última página. Esta é uma dessas obras raras que, ao invés de simplesmente serem lidas, são sentidas na pele e na alma. Por tudo isso, O Fogo é um livro de uma potência rara. Não se trata apenas de uma história, mas de uma experiência emocional e estética que desafia o leitor a confrontar-se com a própria efemeridade da existência. Com uma força bruta e uma honestidade cortante, David Rubín oferece-nos uma obra que nos faz sentir mal - e que, justamente por isso, se torna inesquecível."

Análise completa aos dois primeiros livros da série, aqui.


-/-

OBRA NACIONAL DO MÊS DE MARÇO DE 2025
O Homem Que Queria Ser Howard Carter
Rui Sousa


"O Homem que Queria Ser Howard Carter - Diário do Egito é uma obra singular e profundamente pessoal, que conjuga o fascínio pelo Egito antigo com uma exploração honesta e poética da identidade. Rui Sousa oferece-nos uma viagem rara, em que a paisagem e o mito se entrelaçam com as inquietações humanas mais intemporais. Tudo isto servido numa edição de autor muito competente."

Análise completa aos dois primeiros livros da série, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário