Hoje começamos o segundo semestre do ano 2025. Como tal, é tempo de olharmos para a banda desenhada que as editoras portuguesas preparam para o que falta deste ano civil!
Começamos pelo grupo editorial Penguin, que, através das suas duas chancelas dedicadas à banda desenhada, a Iguana e a Distrito Manga, acaba de tornar públicas as suas novidades para o segundo semestre. E não são poucas obras... são 22 livros até ao fim do ano!
Da parte da Iguana, temos a confirmação de uma obra que, na verdade, já aqui tinha sido anunciada e outra que tinha sido sugerida/perspetivada por mim. Temos também uma novidade que, em Espanha, causou algum furor por ter vencido o Premio Nacional del Cómic 2024 e temos ainda a estreia de dois autores nacionais! Há duas obras a editar que são livros ilustrados.
Da parte da Distrito Manga, foram anunciados os novos números das séries em continuação e foram apresentadas quatro obras que considero especialmente interessantes, para já: uma delas é a adaptação para mangá de um clássico da literatura japonesa, a outra é uma autobiografia íntima e as outras duas novidades são dois dos mangás mais populares de sempre!
Ora vejam!