sexta-feira, 4 de julho de 2025

As novidades de BD da ASA para o segundo semestre de 2025!


Hoje dou-vos a conhecer as novidades de banda desenhada que a editora ASA tem preparadas para a segunda metade do ano 2025!

E, meus caros, fica bem assente que a banda desenhada se mantém uma aposta séria por parte da editora pertencente ao grupo editorial LeYa.

Entre os vários livros que podemos esperar da editora para este semestre que agora iniciamos, o principal destaque vai para o próximo livro de Astérix. Qualquer livro de Astérix é sempre digno de nota, mas este, que é ambientado em Portugal (na Lusitânia), reveste-se de mais importância, ainda!

Para além disso, a editora prepara-se para lançar a coleção integral de Tintin, sendo que o primeiro volume integral deverá chegar-nos já em Novembro!

Teremos ainda mais um lançamento de Panaccione (autor dos fantásticos Um Oceano de Amor ou Alguém Com Quem Falar) e o regresso de Alix Garin (autora de Não Me Esqueças) com o seu mais recente trabalho que, em 2025, constou na seleção oficial de Angoulême.

Sem mais delongas, eis as novidades da ASA para o segundo semestre de 2025:



Red Flower 2
Loui
Data prevista de lançamento: Agosto


SINOPSE

A chegada do estrangeiro à aldeia provoca acalorados debates entre o povo Bao'ré. 

Alguns gostariam de expulsar a jovem da aldeia, mas os Katafali exigem que eles ajudem os feridos... 

Privado de artes marciais, Kéli tenta ensinar a Heidi a sua cultura e tratá-la, mas a barreira do idioma não é tão fácil de superar... 

Quando os batedores do Rei descobrem os vestígios de outros náufragos na selva, as tensões aumentam na aldeia, Anansi semeia a discórdia e Yao parece estranhamente possuído... 

À medida que a guerra ameaça rebentar, será que o jovem Kéli encontrará a chave da comunicação a tempo de evitar que os dois povos se matem?



-/-

Impenetrável
Alix Garin
Data prevista de lançamento: Setembro



SINOPSE

Impenetrável é um testemunho singular pela sua sinceridade.

Alix Garin (Não me Esqueças) conta, sem concessões, a reconquista do seu corpo e do seu desejo, depois de ter sofrido de vaginismo durante dois anos - um transtorno sexual que torna a penetração impossível.

Para se curar, vai ser preciso enfrentar as obrigações, as normas, o passado. Ultrapassar a culpabilidade e a solidão impostas por uma sociedade onde não fazer amor é impensável e falar sobre isso impossível.

Além do corpo, o álbum questiona as nossas relações com o desejo, com o casal e com o mundo, desvelando uma busca de si que encoraja a que nunca nos deixemos abater. Audaciosa e otimista, esta narrativa de cura promete.


-/-


O Homem de Negro
Panaccione e DiGregorio
Data prevista de lançamento: Setembro




SINOPSE

Mattéo é um rapaz que tem tudo para ser feliz.

Vive numa casa encantadora rodeado pelo carinho dos pais e Tommy, o seu cão e companheiro favorito.

No entanto, todas as noites, tem o mesmo pesadelo angustiante: um homem de negro aterroriza-o até ele acordar.

Ele ainda não sabe que só um confronto lhe permitirá que se liberte das suas garras...





-/-



Astérix na Lusitânia
Fabcaro e Didier Conrad
Data prevista de lançamento: Outubro



SINOPSE

Sob os pés dos nossos dois amigos desenha-se um motivo a preto e branco, constituído por pedras irregulares e típico de um país que eles ainda não conhecem…

Já não há margem para dúvidas: Astérix, Obélix (e Ideiafix!) têm os pés bem assentes numa calçada portuguesa!

Vai ser portanto no extremo ocidental do Império Romano que vamos em breve encontrar os nossos irredutíveis amigos gauleses, num país conhecido pela riqueza dos seus monumentos históricos, pelas suas especialidades culinárias e, sobretudo, pela generosidade dos seus habitantes!

Preparam as trouxas, rumo à Lusitânia!

Astérix vai viajar de novo em 23 de outubro de 2025.


-/-

Tintin - Integral - Vol. 1
Hergé
Data prevista de lançamento: Novembro
(Capas ilustrativas, apenas)




SINOPSE

Todas as 24 histórias do TINTIN agora em 6 volumes integrais, cada um dos quais com aproximadamente 4 histórias.


NOTA:
Esta é uma coleção integral nova. O primeiro volume conterá as histórias Tintin no País dos Sovietes, Tintin no Congo e Tintin na América. Será o único dos volumes que terá 3 histórias. Um dos livros terá 5 histórias, mas os restantes terão 4 histórias.






-/-


Tintin e o Caso Girassol – Edição comemorativa dos 70 anos
Hergé
Data prevista de lançamento: Novembro
(Capa ilustrativa, apenas)




SINOPSE

Edição comemorativa dos 70 anos da obra, inclui um dossier extra de 16 páginas.











-/-

Blake e Mortimer #31 – La Menace Atlante
Yves Sente e Peter Van Dongen
Data prevista de lançamento: Novembro
(Esboço de capa, meramente ilustrativo)



SINOPSE

Nova história dentro da coleção Blake e Mortimer, assinada por Yves Sente e Peter Van Dongen.


NOTA:
Os esboços partilhados são as páginas que, por agora, são conhecidas. Naturalmente, o álbum será desenhado e colorido à semelhança do que tem sido feito na restante série.








-/-


Blake and Mortimer – La Double Exposition
James Huth, Sonja Shillito e Laurent Durieux
Data prevista de lançamento: Novembro




SINOPSE

Novidade fora da coleção base do Blake e Mortimer, como já foi feito com os álbuns O Último Faraó ou A Arte da Guerra.







-/-


Henri Vaillant
Claudio Stassi e Marc Bourgne
Data prevista de lançamento: Novembro



SINOPSE

O jovem Henri Vaillant é bretão. E, portanto, teimoso!

O que o levou a ir para a Alsácia para ser contratado pela famosa empresa Bugatti! Ele encontrará lá um bom lugar, mesmo que seu maior sonho seja se tornar um piloto de corrida... O suficiente para fazê-lo querer fundar a sua própria empresa?

Esta é a história da vida de Henri e dos primórdios da marca Vaillant , o nascimento dos seus filhos - Jean-Pierre e Michel, e da paixão pelos carros de corrida, tanto como engenheiro, como o sonho de ser piloto.




4 comentários:

  1. Este planeamento da ASA, juntamente com o do grupo Penguin que se publicou há dias, a mostrar que se continua a concentrar tudo o que é lançamento de "trunfos" em Setembro e Outubro. Falta saber de outras editoras mas apostava já que seguirão todas a mesma "estratégia"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é normal que alguns dos "trunfos" sejam lançados entre Setembro e Outubro. Embora também seja verdade que tenhamos tido boas obras ao longo de todos os meses do ano.

      Eliminar
  2. Quase tudo, com personagens que criaram mofo. Pouco se arrisca na Asa desde à muitos anos. Conservadorismo no seu melhor…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm... não sei se, no tempo presente, essa é uma afirmação justa. Foi assim durante anos, sim, mas hoje em dia a ASA tem um novo fulgor e tem apostado em autores que nem sequer estavam publicados em Portugal como, por exemplo, a Alix Garin ou o Panaccione. E poderia enumerar muitos mais.

      Eliminar