sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Há uma nova editora a lançar BD em Portugal!


E começa logo com o lançamento de duas adaptações de clássicas séries de animação que todos conhecemos e que são, curiosamente, e por sua vez, adaptações do clássico da literatura mundial Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas.

Falo de D' Artacão e os Três Moscãoteiros e de D'Artagnan e Os Três Mosqueteiros, duas séries televisivas de animação que marcaram várias gerações de crianças e jovens em Portugal. Eu não fui exceção.

Adorava as duas séries, mas a de D'Artagnan até teve mais importância para mim. Aquele plot twist com o Aramis (quem tiver visto a série saberá do que estou a falar) ainda continua na minha memória como o maior plot twist de todos os livros, séries e filmes com que me deparei na minha vida!

Ora, são duas obras direcionadas para um público mais juvenil - ou adulto, com nostalgia por uma infância feliz - que a Intelectual Editora edita por cá.

E há uma nota curiosa: o mangá D'Artagnan e Os Três Mosqueteiros não estará à venda para o público. Coisa algo inusitada, mas que tem uma razão: esse livro integra um projeto de responsabilidade social da editora, com o propósito de apoiar Bibliotecas Escolares, Municipais, e Associações. Portanto, o livro apenas deverá chegar às bibliotecas escolares e municipais. Se o o projeto me parece muito relevante, é de lamentar que a obra não possa chegar (também) a um público mais alargado.

Mais abaixo, deixo-vos com a sinopse de ambas as obras e com algumas imagens promocionais.


D'Artacão e os Três Moscãoteiros, de Claudio Bien Boyd

Era uma vez os três, os famosos moscãoteiros, do pequeno D'Artacão, tão bons companheiros...

D’Artacão é um jovem corajoso e idealista que vive com os pais numa pequena aldeia da Gasconha. 

O seu o maior sonho é tornar-se um moscãoteiro do rei. 

Com o seu cavalo Rofty, D'Artacão parte numa aventura até Paris.


Lá, encontra Pom, um enérgico e divertido rato. Juntamente com os seus amigos moscãoteiros: Mordos, Dogos e Arãomis, D’Artacão descobrirá o valor da amizade e da justiça, numa luta interminável contra o maquiavélico cardeal Richelião e os seus cúmplices, o conde de Rocãoforte e a bela e perigosa gata, Milady, lutando contra o seu poder e as ameaças que pairam entre a França e a Inglaterra. 

Conseguirá D'Artacão tornar-se um moscãoteiro e conquistar o coração da sua amada Julieta?

Uma versão em banda desenhada do clássico televisivo dos anos 80, inspirada no famoso romance “Os Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas.

-/-

Ficha técnica
D'Artacão e os Três Moscãoteiros
Autor: Claudio Biern Boyd
Editora: Intelectual Editora
Páginas: 90, a cores
Encadernação: Capa mole
Formato: 21 x 26 cm
PVP: 12,90€




D'Artagnan e Os Três Mosqueteiros, de Koi Ishida

Neste emocionante mangá, inspirado no famoso clássico literário "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, viajamos até à França do século XVII.

D'Artagnan, um jovem com o coração cheio de coragem e sonhos, chega a Paris, onde conhece três amigos muito especiais: Athos, Porthos e Aramis. 

Juntos, vivem aventuras incríveis, enfrentam vilões malvados e protegem o reino das conspirações do cardeal de Richelieu e da sua espia, a bela e perigosa Milady. D’Artagnan vai também contar com a amizade de Jean, um menino que procura a sua mãe, e também com Constance, a simpática e jovem aia da rainha Ana.

Junta-te a d'Artagnan e aos seus amigos numa aventura divertida e emocionante, onde a amizade e a coragem estão sempre em primeiro lugar!

NOTA IMPORTANTE:

Este livro não está à venda. Integra o projeto de Responsabilidade Social da Intelectual Editora, criado para apoiar Bibliotecas Escolares, Municipais, e Associações. 

O objetivo é oferecer momentos de diversão e aprendizagem, incentivando nas crianças o gosto pela leitura, boas mensagens e valores sociais.

-/-

Ficha técnica
D'Artagnan e Os Três Mosqueteiros
Autor: Koi Ishida
Editora: Intelectual Editora
Páginas: 196, a preto e branco
Encadernação: Capa mole
Formato: 14 x 21 cm
PVP: 0,00€

7 comentários:

  1. Aquele plot twist com o Aramis ... o maior plot twist de todos os livros, séries e filmes com que me deparei na minha vida!

    Aconselho vivamente a ver:
    - Seven
    - Sith Sense
    - Fight Club
    - Planet of Apes (1968)
    - Soilent Green
    - The Arrival
    - Animal Man (comic)
    - New X-Men (comic)
    - Powers / Dinasty of X (comic)
    - Monster
    ...

    Tens de ver as obras que referi porque esse plot-twist é completamente forçado. Temo que se as vires o teu coração não aguente e depois já não leia mais estes exageros :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh! A questão é mesmo essa... é que o plot twist com o Aramis foi forçado de uma maneira abrupta. Lembro-me que ainda não tinha 10 anos quando vi a série... e a minha mente não queria acreditar na mentira que tinham sido os anteriores episódios! :D Já vi praticamente todos esses filmes que referes - com outra idade, é certo - e em nada me deixaram atordoado como o do Aramis. Por exemplo, o Seven estava na cara que iria por ali. Ainda hoje o Aramis ocupa o lugar cimeiro no meu top mental intitulado "mas os criadores desta obra andaram estes episódios todos a gozar com a minha cara ou simplesmente estiveram a fumar joints e decidiram fazer isto sem mais nem menos"?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. O maior plot twist com que me deparei até hoje, talvez por na altura eu ainda ser relativamente novo, foi a última cena da terceira temporada de Lost. Foi mesmo mind-blowing para mim, passo o estrangeirismo. Acho que nenhum outro plot twist me impactou tanto como esse até hoje, e já vi e li muita coisa. Outros plot twists incríveis de que me lembro: os filmes Sixth Sense, The Others, e Incendies (um filme extraordinário e pouco conhecido)

      Eliminar
    4. O do filme "The Others", com a Nicole Kidman, também me deixou bastante incrédulo na altura em que vi o filme.

      Eliminar
  2. Interessante! Mas então cada um é um volume único e não o primeiro volume de uma série de mais volumes?

    ResponderEliminar