terça-feira, 13 de maio de 2025

Análise: Verão Índio e El Gaucho

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros
Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara

Hoje trago-vos uma dose dupla que junta dois autênticos Mestres da banda desenhada mundial: Hugo Pratt e Milo Manara. Estes nomes indispensáveis da 9ª arte juntaram esforços para, a partir do ano 1983, produzirem uma primeira obra conjunta: Verão Índio. E, em 1991, voltaram a fazê-lo com El Gaucho. São duas obras que, acredito, já grande parte dos leitores portugueses conhecem, até porque os dois livros já por cá foram editados mais do que uma vez. De qualquer forma, e devido à sua qualidade e experiência formativa, no que à banda desenhada diz respeito, considero que em boa hora a editora Ala dos Livros optou por dotar o mercado nacional destas duas belas obras que há algum tempo se encontravam extintas das livrarias portuguesas.

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros
Sendo duas obras diferentes, têm em comum a colaboração conjunta de Pratt e Manara, o que as torna, de algum modo, indissociáveis uma da outra. Hugo Pratt, conhecido e celebrado pelo seu estilo literário e histórico, e Milo Manara, mestre do erotismo, oferecem-nos em Verão Índio e em El Gaucho dois trabalhos que se ambientam em contextos coloniais distintos, mas que compartilham uma crítica feroz ao poder, à hipocrisia e à violência da dominação europeia.

Em Verão Índio, somos transportados para a Nova Inglaterra do século XVII, em plena altura em que a tensão entre colonizadores e indígenas se fazia sentir com mais força. Já El Gaucho situa-se no início do século XIX, durante a invasão britânica ao Rio da Prata, focando-se no impacto do colonialismo europeu na América do Sul.

Pratt, que nestes dois livros assegura apenas o papel de argumentista, subverte os arquétipos históricos. Em Verão Índio, os puritanos, que deveriam representar a moral e a civilização, são mostrados como figuras cruéis, racistas e hipócritas, enquanto que os indígenas, embora marginalizados, aparecem como portadores de uma dignidade que a sociedade europeia parece ter perdido. Em El Gaucho, Pratt investe na crítica ao imperialismo e à traição política, evidenciando as contradições entre os discursos de libertação e os interesses económicos e sexuais que movem os colonizadores. 

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros
Manara, com o seu traço detalhado e carregado de fluidez, imprime sensualidade até mesmo nas cenas mais brutais, criando um contraste inquietante entre forma e conteúdo.

A sua arte ganha especialmente um espaço de destaque em Verão Índio, onde o erotismo não é apenas um adorno, mas uma linguagem através da qual se denuncia a opressão e a hipocrisia. A representação da nudez feminina, longe de ser meramente fetichista, surge-nos como um símbolo de liberdade e de resistência. Em El Gaucho, o erotismo também está presente, mas é menos central. Aqui, Manara oferece-nos cenas de batalha, ambientes urbanos repletos de multidões e figuras militares com fardas pormenorizadas, o que mostra bem a versatilidade do autor, que vai além do conhecido erotismo das suas mulheres.

E embora me pareça que Verão Índio até é mais celebrado e adorado do que El Gaucho, olhando para as duas obras a frio, devo dizer que El Gaucho me parece claramente superior nos dois principais vetores das obras: quer no argumento, quer nas ilustrações.

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros
O argumento de Verão Índio revela-se por vezes algo difuso, deixando algumas pontas soltas, enquanto que em El Gaucho, toda a história se apresenta mais bem estruturada e desenvolvida. Parece que, em El Gaucho Hugo Pratt já sabia muito bem para onde - e de que forma - levar a história e que, em Verão Índio, o autor se deixou levar um pouco ao sabor da corrente.

Também em termos de ilustração, Manara se sente mais solto e com uma técnica (ainda) mais aprimorada em El Gaucho, oferecendo-nos desenhos belíssimos e que hoje, passadas várias décadas, ainda detêm um verdadeiro charme que é difícil imitar ou reproduzir. 

Ainda que as duas obras tenham uma forte componente política, as personagens femininas desempenham, naturalmente, papéis centrais nas duas narrativas. Em ambas, são vítimas de um mundo masculino opressivo, mas também sujeitos ativos de mudança. A jovem Cécile em Verão Índio e a bailarina de El Gaucho são figuras que, mesmo subjugadas, recusam-se a ser apenas objetos da narrativa.

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros
Em termos de edição, os dois livros apresentam-se muito apetecíveis, com capas duras baças com verniz localizado, bom papel brilhante no interior e excelente trabalho de impressão, encadernação e acabamentos. 

No caso de El Gaucho, encontramos ainda, no início do livro, um caderno de conteúdo extra que inclui esboços de Hugo Pratt e Milo Manara e textos introdutórios de Vincenzo Mollica e Michel Pierre.

Concluindo, Verão Índio e El Gaucho são duas obras indispensáveis para admiradores de banda desenhada. Embora separados por cerca de uma década, os dois livros parecem dialogar diretamente entre si. São como dois espelhos voltados um para o outro: um refletindo a América do Norte puritana e repressora, o outro a América do Sul tumultuosa e sensual. 

Juntos, constroem uma visão crítica e profundamente artística das Américas, conseguindo ser mais do que banda desenhada histórica ou erótica. São obras de arte complexas que desafiam o leitor a pensar sobre a colonização, o poder, o desejo e a liberdade.

NOTA FINAL (1/10):
Verão Índio: 9.0
El Gaucho: 9.5



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



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Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros

Fichas técnicas
Verão Índio
Autores: Hugo Pratt e Milo Manara
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 152, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 235 x 320 mm
Lançamento: Novembro de 2024

Verão Índio e El Gaucho, de Hugo Pratt e Milo Manara - Ala dos Livros

El Gaucho
Autores: Hugo Pratt e Milo Manara
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 144, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 235 x 320 mm
Lançamento: Abril de 2025

2 comentários:

  1. Adoro ambos mas estou hesitante pois tenho as edições da Meribérica. Fiquei com ideia de que as edições da AdL têm melhores acabamentos e dimensões maiores. Sabes se têm material extra em relação à edição anterior?

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    1. O El Gaucho tem um dossier de extras que, creio, não existe na edição da Meribérica. Neste momento, não tenho os dois exemplares aqui ao pé de mim para os comparar. Claro que, depois, em termos de acabamentos, a edição da Ala dos Livros é muito boa.

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