quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Análise: Reckless #5 - Afunda-te Comigo

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal
Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips

Foi há poucas semanas que nos chegou o quinto e último volume da fabulosa série de banda desenhada Reckless, dos autores Ed Brubaker e Sena Phillips.

Se, por um lado, fico feliz que esta seja mais uma série integralmente publicada em Portugal - neste caso, pelas mãos da editora G. Floy Studio - o sentimento acaba, por outro lado, por ser agridoce, já que esta é uma das minhas séries preferidas de banda desenhada e, como tal, não me estava a apetecer ter que lhe dizer adeus. Em Reckless, Ed Brubaker está mais inspirado do que nunca, e até as próprias ilustrações de Sean Phillips, quando servidas pelas cores do seu filho Jacob Phillips, se apresentam mais belas do que na igualmente fenomenal série Criminal da mesma dupla de autores.

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal
Neste quinto volume, intitulado Afunda-te Comigo, Ed Brubaker volta a dar-nos uma história de crime e investigação soberbamente tecida, e acompanhada por um belo texto. sempre inspirado e digno de ser citado em muitos momentos, que nos abana e nos deixa colados ao enredo. Se há quem diga que, na música, o que é de mais notável na banda Ac/Dc é que esta consiga, disco após disco, recriar a sua aparente fórmula de três acordes numa carreira já com longa e com tantos discos, no caso de Ed Brubaker, eu diria que o que mais me impressiona no autor é que, dando-nos "mais do mesmo", e centrando sempre as suas histórias em crime, violência e em personagens destruídas emocionalmente, o autor parece nunca repetir-se. É parecido com o que já lemos anteriormente, mas continua a ser extremamente cativante. Como o nosso prato preferido. Ou como sexo.

É por isso que digo que tenho alguma pena que a série fique por aqui. Bem, com rigor, nas notas finais dos autores até é dito que Reckless vai voltar. No entanto, e sem querer fazer qualquer tipo de spoiler, o final deste grandioso Afunda-te Comigo resolve bem a história de Ethan Reckless e leva-nos a crer que, mesmo que a série possa vir a receber novas entradas no futuro, a abordagem deverá ser diferente. Podemos, pois, dizer que a série está completa e finita. Para já.

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal
Lembram-se de como o volume 4 desta série se centrou mais na personagem secundária Anna Keller, a ajudante de Ethan, enquanto este estava fora da cidade? Bem, neste quinto volume, é-nos revelado o que se andava a passar com Ethan durante esse período de tempo. O que, mesmo sendo uma história one shot, que pode muito bem ser lida de forma isolada, permite pontes com entre os livros quatro e cinco da série, aumentando os níveis de leitura e interpretação presentes neste Afunda-te Comigo.

Estamos em 1989 e Ethan viaja a São Francisco com o propósito de encontrar uma mulher desaparecida. Quando encontra esta mulher, uma aparente criminosa, descobre que talvez seja ela a vítima, e não a culpada, de um crime maior. Ethan vê-se então envolvido no caso de forma emocional e amorosa como, por ventura, nunca havia acontecido na série, o que faz com que, em termos emocionais, este seja dos livros da série que mais ressoam no leitor. Dos melhores, portanto.

Outra coisa onde Ed Brubaker é um verdadeiro mago, é na forma como consegue dosear a história de vários momentos de interesse que deixam sempre o leitor obstinado em saber mais sobre o desenrolar da mesma. Nem me refiro especificamente à boa gestão do suspense da história, refiro-me concretamente à forma como nos vamos "enterrando" nos vários níveis da trama, sabiamente arquitetados por Brubaker. Como se caíssemos voluntariamente num poço que não pára de nos surpreender e de nos revelar novos níveis sobre a história e sobre as personagens.

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal
A arte de Sean Phillips complementa bem a escrita de Brubaker. O estilo gráfico do autor consegue ser  sombrio e atmosférico, refletindo a tensão e o desespero das situações em que Ethan se encontra. Mesmo assim, como esta história até se passa, em muitos momentos, ao ar livre, os desenhos do autor até têm mais espaço para respirar em termos de ambiente do que, por exemplo, no volume anterior. As cores de Jacob Phillips têm uma grande relevância para que as sensações gráficas sejam bem recebidas pelo leitor.

Sem surpresas, a edição da G. Floy Studio apresenta capa dura baça, bom papel brilhante no interior, e um bom trabalho de encadernação e impressão. No final, e como extra, há um posfácio de Brubaker e a mostra de quatro pranchas a preto e branco.

Em suma, Reckless - Afunda-te Comigo é, para não destoar dos demais volumes da série, verdadeiramente fantástico! Eis uma das minhas séries preferidas de banda desenhada que, em boa hora, a G. Floy Studio decidiu editar em Portugal. Obrigatória de conhecer!

NOTA FINAL (1/10):
9.5



Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020



-/-

Reckless #5 - Afunda-te Comigo, de Ed Brubaker e Sean Phillips - G. Floy Studio Portugal

Ficha técnica
Reckless #5 - Afunda-te Comigo
Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
Editora: G. Floy Studio
Páginas: 144, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 18 x 27,5 cm
Lançamento: Setembro de 2024

Sem comentários:

Enviar um comentário