Hoje trago-vos uma dose dupla de bandas desenhadas da Gradiva, inseridas na sua coleção A Sabedoria dos Mitos, que já vai longa, com vários livros publicados. Relembro que esta é uma coleção que tem como objetivo apresentar as narrativas mitológicas de forma acessível e visualmente cativante, combinando o rigor da filosofia com o dinamismo das histórias em banda desenhada.
Desta vez, os livros em análise são Os Amores de Zeus e Eros e Psique, ambos de Luc Ferry e Clotilde Bruneau, com ilustrações de Carlos Rafael Duarte e Diego Oddi, respectivamente.
Os Amores de Zeus explora as múltiplas relações amorosas do deus supremo do Olimpo, Zeus, oferecendo uma visão panorâmica sobre suas paixões e as consequências dessas relações para a mitologia grega.
Já Eros e Psique, narra a famosa história do amor proibido entre o deus do amor e a bela mortal, explorando os desafios impostos pelos deuses e a jornada de autoconhecimento e redenção da protagonista.
Ambos os livros seguem um estilo narrativo leve e didático que, mesmo assim, procura combinar a fidelidade às fontes clássicas com uma interpretação contemporânea dos mitos.
A componente visual continua a ser um dos pontos fortes destas obras, que apresentam ilustrações bastante bonitas. Podem não ser desenhos que nos deixam sem fôlego, mas seguramente são desenhos bem executados, modernos, eficientes e que facilmente conquistam empatia com os potenciais leitores. As ilustrações conseguem evocar a grandiosidade dos mitos gregos, tornando a leitura mais envolvente, e a escolha das cores, expressões das personagens e cenários contribuem para criar uma atmosfera mitológica rica e convincente. Quer o trabalho de Carlos Rafael Duarte (que também ilustrou o livro Atena, da mesma coleção), quer o de Diego Oddi (autor de Édipo), conseguem, cada um à sua maneira, servir-nos um bom trabalho ao nível do desenho.
No entanto, os argumentos dos livros apresentam uma certa dispersão, o que pode dificultar a experiência do leitor que procure uma linha de pensamento mais coesa. Em Os Amores de Zeus, por exemplo, a sequência dos relatos pode parecer fragmentada, com mudanças abruptas entre as diferentes histórias amorosas do deus. Isso leva a uma certa sensação de descontinuidade e a uma maior imersão na obra. Compreendo que o objetivo destes livros - e desta coleção - não passa por ser um relato demasiado preciso ou académico sobre as figuras mitológicas em destaque - e para esse rigor educativo até temos os extensos cadernos informativos de extras no final de cada livro, relembro - mas, mesmo assim, parece-me que as histórias são algo apressadas na sua parte final, o que pode dar a ideia constante de que houve um planeamento deficiente por parte do(s) argumentista(s).
Apesar desta dispersão no argumento, os livros cumprem seu papel de introduzir os mitos gregos a um público amplo. E admito também que a proposta dos autores de conectar os mitos à filosofia é valiosa, pois permite que o leitor compreenda a profundidade simbólica das narrativas antigas. Luc Ferry, o cérebro e mentor por detrás desta coleção, traz reflexões pertinentes sobre temas como a condição humana, o destino e a relação entre os deuses e os mortais.
E também é interessante notar que ambos os livros reforçam a importância dos mitos não apenas como entretenimento, mas como uma forma de transmitir valores e reflexões sobre a existência humana. Os autores procuram, pois, demonstrar que, apesar de serem histórias antigas, os mitos continuam relevantes e podem oferecer reflexões sobre as questões mais contemporâneas possíveis.
A edição da Gradiva é bastante competente, com os livros a terem capa dura brilhante e bom papel brilhante no miolo. A impressão e a encadernação estão bem executadas e, tal como já referido, cada livro traz-nos um cuidado dossier de extras onde o tema de cada história é devidamente apresentado e desenvolvido.
Em conclusão, Os Amores de Zeus e Eros e Psique são obras visualmente atraentes e que procuram, acima de tudo, educar os que estão interessados (ou "forçados" a estudar) as figuras da mitologia grega. É verdade que o desenvolvimento dos argumentos poderia ser mais estruturado, garantindo maior coesão entre narrativa, ilustração e reflexão filosófica. Ainda assim, são leituras recomendáveis para aqueles que desejam explorar os mitos gregos sob uma perspectiva contemporânea e acessível.
NOTA FINAL (1/10):
7.0
Convite: Passem na página de instagram do Vinheta 2020 para verem mais imagens do álbum. www.instagram.com/vinheta_2020
Os Amores de Zeus
Autores: Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Carlos Rafael Duarte
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 23,30 x 31,30
Lançamento: Junho de 2023
Autores: Luc Ferry, Clotilde Bruneau, Diego Oddi
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: Capa dura
Formato: 23,00 x 31,30
Lançamento: Fevereiro de 2025
Sem comentários:
Enviar um comentário